Sobre os nivelamentos e superfícies

Os grupos de nivelamentos podem ser automaticamente ativados para superfícies que são atualizadas de forma dinâmica ao editar o nivelamento. Você também pode criar uma superfície desanexada a partir de um grupo de nivelamentos, que não está mais associada com os nivelamentos e não é atualizada quando o nivelamento é editado.

Você pode especificar a configuração Criação automática da superfície ao criar o grupo de nivelamentos, ou pode criar a superfície em outro momento ao alterar as propriedades do grupo de nivelamentos. Quando você cria uma superfície automática (ou dinâmica), a superfície é exibida na coleção Superfícies na árvore Prospector. Para superfícies dinâmicas, as propriedades mostram que elas foram criadas a partir de um grupo de nivelamentos.

Edição dinâmica e superfícies desanexadas

As superfícies desanexadas criadas a partir de grupos de nivelamentos são atualizadas quando o objeto de nivelamento for editado. Se você ativar o menu Recriar automático, a superfície e atualizada assim que a edição for feita. Você também pode usar as ferramentas de edição de superfície para efetuar o ajuste fino da superfície, tal como adicionar elevações do ponto.

As superfícies desanexadas criadas a partir de grupos de nivelamentos não são atualizadas quando o objeto de nivelamento for editado.

Você pode editar as superfícies dinâmicas e desanexadas como com qualquer outra superfície.

Colando superfícies de nivelamento

As superfícies dinâmicas e desanexadas podem ser coladas em outras superfícies, exceto para a superfície alvo de nivelamento. Ao colar uma superfície dinâmica, quaisquer alterações que você efetuar no grupo de nivelamentos serão refletidas na superfície final.

Dica: Para colar uma superfície de nivelamento dinâmico em outra superfície (“a superfície de destino”), é preciso selecionar o comando Colar a partir do nó da superfície de destino na árvore Prospector.

Não é possível colar a superfície de nivelamento na superfície que você está utilizando como alvo. Isso não é permitido devido ao relacionamento dinâmico entre os nivelamentos e a superfície alvo. Para realizar esta tarefa, você deve criar uma cópia da superfície alvo e colar a superfície de nivelamento na cópia.

Configurações de linhas obrigatórias e suavização de serrilhado da superfície

Quando você cria uma superfície a partir de um grupo de nivelamentos, as faces do grupo de nivelamentos são incluídas como linhas obrigatórias. O perímetro é incluído como um limite.

A superfície é criada ao adicionar linhas obrigatórias extras entre o perímetro e a linha do talude para uma melhor definição da superfície. Estas linhas obrigatórias extras são controladas pelas configurações da suavização de serrilhado, que você especifica para cada grupo de nivelamentos. Os parâmetros da suavização de serrilhado controlam a triangulação da superfície (para as superfícies dinâmicas e desanexadas) geradas a partir do grupo de nivelamentos.

O espaçamento da suavização de serrilhado representa a distância entre as linhas obrigatórias ao longo dos segmentos do perímetro. O ângulo com suavização de serrilhado representa o espaçamento angular de linhas obrigatórias em torno dos cantos.

Os valores mais finos de espaçamento conduzem a uma representação mais precisa do modelo de nivelamento, mas aumenta o tempo de cálculo. Estes valores devem ser definidos de acordo com o tamanho do objeto de nivelamento em consideração.

Calcular volumes

Para usar as Ferramentas de volume de nivelamento, uma superfície dinâmica deve existir para o grupo de nivelamentos e uma superfície base de volume deve ser especificada nas propriedades do grupo de nivelamentos. Você também pode usar os comandos de volume de superfície para calcular os volumes entre as superfícies dinâmicas ou desanexadas de qualquer outra superfície.

Usando linhas de recurso como dados de superfície

Você pode incluir linhas de recurso como dados da linha obrigatória em uma superfície. Muitos dos comandos de edição da linha de recurso também funcionam para polilinhas 3D, linhas de lote e imagens de levantamento topográfico, fornecendo uma ampla variedade de opções para configurar os dados 3D a serem incluídos em superfícies de solo concluídas.

Se a configuração Recriar - Automático para a superfície estiver ativada e você edita a linha de recurso, linha do lote ou a polilinha que é usada como dados da linha obrigatória, a superfície é recriada assim que uma edição for feita.