Consulte o tópico a seguir para obter dicas sobre como trabalhar com superfícies.
Um dos recursos mais conhecidos no Civil View é a capacidade de usar as relações inteligentes entre veículos animadas e superfícies de estradas para ajudar a assegurar que veículos sempre estão apegados à superfície da estrada. Veículos iguais reagem às alterações para a superfície de estrada (por exemplo, após uma alteração de projeto). Este recurso é conhecido como superfície rastreamento.
Um dos lados negativos de utilizar o rastreamento de superfície, é o de que ele pode ter um efeito prejudicial em desempenho na viewport. Este problema pode ser exacerbado pelo uso de superfícies de terreno complexo e alto número de veículos. Isso acontece porque quando você reproduz animação na viewport do 3ds Max Design, estas relações precisam ser recalculadas para cada veículo em cada quadro da animação.
Outra consideração específica do AutoCAD Civil 3D em projetos derivados é que o comando Exportar para Civil View para o 3ds Max Design gera separação de superfícies do corredor para cada região do corredor. Somente uma dessas superfícies podem ser selecionadas como a superfície principal para cada animação de veículo (consulte a ilustração abaixo).
O desempenho de rastreamento de superfície tem uma relação direta com o número de faces/triângulos denominados na superfície principal. Para cada quadro da animação, o Civil View pesquisa em cada face de uma superfície principal até encontrar a que um veículo esteja. Somente é possível calcular a altura e inclinação da superfície da estrada que precisa ser aplicada ao veículo naquele momento de tempo.
Para obter o melhor desempenho de rastreamento de superfície, utilize uma superfície principal que contém o menor número de triângulos/faces, preferencialmente apenas os triângulos que cada veículo vai encontrar na animação.
Ele não é normalmente necessário para criar manualmente superfícies de corredor no AutoCAD Civil 3D. Exportar para Civil View para o comando 3ds Max Design gera suas próprias superfícies de corredor durante o processo de exportação usando um filtro especificado pelo usuário em um código do vínculo No entanto, há algumas instâncias onde superfícies de corredor tradicional do AutoCAD Civil 3D podem ser úteis.
No AutoCAD Civil 3D, as superfícies podem ser geradas a partir de corredores usando uma faixa de critérios. Você pode decide quais códigos do vínculo da submontagem devem ser usados para formar a geometria da superfície do corredor. Isto abre a possibilidade de gerar uma superfície no AutoCAD Civil 3D apenas para fins de rastreamento de superfície no Civil View, com base apenas nos vínculos de submontagem (Consulte a ilustração abaixo).
Ao importar para o Civil View, esta superfície pode ser oculta de forma que ela não está visível na saída renderizada ou nas viewports.
Por causa das superfícies do corredor tradicional no AutoCAD Civil 3D são geradas por todo o comprimento do corredor (incluindo todas as regiões do corredor) isto também resolve o problema de superfície por região descrito acima.
Usando esta abordagem, embora os veículos rastreiem uma superfície diferente para a que você vê na saída renderizada, quaisquer alterações de projeto para o corredor no AutoCAD Civil 3D fará com que as superfícies relacionadas sejam atualizadas no Civil View, incluindo esta superfície oculta dedicada ao veículo de rastreamento de superfície.