Para determinar anomalias de vinculação do vértice, o primeiro espaçamento é redimensionar ou reposicionar o envelope sobre o vínculo do problema. Na maioria dos casos, o problema é um envelope muito pequeno para delimitar e, portanto, afetam certos vértices.
Isto pode acontecer porque seu personagem bípede desalinha ligeiramente com a malha, ou os comprimentos de vínculo utilizados para criar envelopes com vínculos de sistemas de ossos não delimitados foram insuficientes para delimitar todos os vértices conectados ao vínculo.
Outra possível fonte de problemas é sobrepor limites internos. Às vezes, isso pode criar uma deformação muito forte na junta.
Você observará problemas com os vértices conforme visualiza o movimento. Às vezes, parece que os vértices são esquecidos quando o vínculo ao qual eles deveriam ser conectados é movido no espaço 3D. Na verdade, é exatamente o que está acontecendo: eles não foram atribuídos a nenhum vínculo e permanecem onde estavam na pose inicial do esqueleto: a pose da malha e seu esqueleto no momento em que o Físico foi aplicado e inicializado.
O outro caso seriam vértices sendo movidos demais, resultando em um recorte na malha. Você poderá corrigir isso diminuindo a sobreposição dos envelopes que afetam uma junta.
Vértices isolados (acima) reatribuídos para corrigir vínculo(s) ao modificar a forma do envelope (abaixo).
Para ajustar a forma padrão do envelope:
Para ajustar os envelopes em torno da pelve do bípede:
A opção Pelve do triângulo do bípede foi usada no modelo. A Pelve do triângulo cria vínculos adicionais das pernas até a coluna inferior.
.
Superior: o envelope padrão da pelve até o objeto da coluna inferior é pequeno demais.
Meio: a malha aparece “mexida” porque a pelve não controla todos os vértices que a rodeia.
Inferior: o aumento do tamanho do envelope corrige o problema da malha na área da pelve.
Para selecionar e editar seções transversais:
Quando você move o cursor sobre uma seção transversal selecionável, ele muda para um sinal de mais, permitindo que você saiba que o objeto nesse local é selecionável.
Por padrão, as seções transversais selecionadas são exibidas em amarelo. (É possível personalizar essa cor com a caixa de diálogo Opções de exibição do envelope de mesclagem.)
É possível clicar com a tecla Ctrl pressionada para adicionar outras seções transversais à seleção definida.
Para copiar um envelope e suas configurações para um vínculo espelhado (por exemplo, de uma coxa para outra):
As configurações do envelope são salvas em um buffer.
O envelope é aplicado ao vínculo oposto, mas sem espelhamento. Ele agora é o envelope selecionado atualmente.
A seleção é invertida sobre o eixo do espelho.