Rotação do corpo é um fenômeno que ocorre quando um carro arredonda um canto agudo. Esse comportamento geralmente não é aparente nos carros modernos, a não ser que eles sejam viajando em alta velocidade. Em carros mais antigos, como nosso Chevy 1957, no entanto, a quantidade de rotação do corpo é discernível para passageiros e transeuntes, mesmo quando o veículo está viajando a baixa velocidade.
Configurar a lição:
- Continue a partir da lição anterior ou
abra
car_rig_05.max.
Crie o efeito de rotação do corpo:
Nesta lição, você irá criar o efeito de rotação do corpo ao girar o carro ao longo do seu eixo X local. A direção de rotação será baseada na rotação do volante
- Certifique-se de que você esteja no primeiro quadro da animação.
- No viewport superior,
aumente o zoom no carro e pressione F3 para ativar o modo de Estrutura de arame.
- Na barra de ferramentas principal, ative
(Selecionar e Girar) e certifique-se de que o sistema de coordenadas esteja definido como Local.
- Selecione o volante, clique com o botão direito do mouse e, no menu em quadrante, selecione Parâmetros de arame.
- Selecione Transformar
rotação
(2ª) de Euler XYZ
Rotação Z.
- Clique no corpo do carro (Chassis) e selecione Transformar
rotação
(2ª) de Euler XYZ
rotação X.
- Na caixa de diálogo Fiação do parâmetro, defina a direção de controle para a direita para que o giro do volante em Z controle a rotação do corpo em X.
- No painel Expressões à direita, complete a expressão para que ela leia: Z_Rotation/40e, em seguida, clique em Conectar.
Nota: O fator /40 na expressão divide o giro do volante por 40 para garantir que a rotação do corpo seja significativamente menor do que a rotação do volante. Se você quiser, tente outros valores.
- Clique na legenda do viewport da câmera e selecione Câmera
Camera_Wall_S e, em seguida, ignore a animação para ver o efeito da rotação do corpo. 
A rotação de corpo é visível no viewport esquerdo
- Salve o arquivo como mycar_rig_06.max.