A primeira etapa é configurar um sistema de partículas que se comporta como fumaça. Depois que o comportamento é estabelecido, é possível ajustar a aparência das partículas.
Configure a cena:
A cena é uma paisagem do deserto. Há áreas queimadas no chão e os destroços de um jipe ® .

Criar o sistema de partículas:

O jipe está na estrada, na direção do lado direito da paisagem.




As partículas serão emitidas a partir da área do círculo menor do que o tamanho do próprio jipe.
grupo Multiplicador de quantidade, altere a % da viewport para 100,0. 
Para sistemas de partículas grandes, um valor de % da viewport inferior a 100,0 pode melhorar o desempenho do 3ds Max, mas exibir 100 por cento das partículas oferece uma ideia melhor de qual será o resultado dos ajustes.


Agora as partículas se movem para cima em vez de para baixo e você pode visualizá-las nos quatro viewports.

No momento, as partículas aparecem em um único disparo, entre os quadros 0 e 30; em seguida, nenhuma partícula aparece. Você corrigirá isso e também configurará outros comportamentos da partícula no procedimento a seguir.
Ajustar as configurações do Fluxo de partículas:

O 3ds Max abre uma janela Vista de partículas.

A Vista de partículas é a interface principal dos sistemas do Fluxo de partículas. Aqui é onde você adicionar e ajusta o comportamento das partículas. Na janela, as áreas principais compões a exibição de eventos na parte superior esquerda, que mostra eventos já criados e o "depósito" na parte inferior esquerda, que contém operadores que você pode adicionar a exibição de eventos.
No momento, a exibição de eventos mostra o operador Fonte de PF 01 adicionado à cena e Evento 01, que contém as configurações padrão.


No lado direito da Vista de partículas, o 3ds Max exibe uma implantação dos parâmetros do operador Nascimento. Como os campos mostram, o operador Nascimento gera 200 partículas no total. Começa emitindo partículas no quadro 0 e termina emitindo-as no quadro 30.


O início da emissão no quadro imaginário –100 significa dizer ao 3ds Max para gerar partículas antes da animação começar, portanto, já haverá fumaça na cena do quadro 0. A interrupção da emissão de partículas no quadro 300, o último quadro da animação, significa que a fumaça continuará a aparecer na animação.

As partículas estão presentes no quadro 0 e continuam na animação, mas até o momento, não estão girando.


Agora, as partículas são mais numerosas e começam a se parecer um pouco com fumaça, mas ainda se movem muito rapidamente.

No painel de parâmetros no lado direito da Vista de partículas, o 3ds Max substitui a implementação Nascimento por uma implementação do operador Velocidade.



Agora a fumaça sobe mais lentamente, em uma coluna densa. Este é um efeito melhor, mas o caminho é anormalmente reto e vertical.
Antes de adicionar efeitos para que a fumaça se comporte naturalmente, você ajustará a exibição da viewport para visualizar o efeito melhor.

Agora, o painel de parâmetros mostra uma implementação do operador Exibição.



Clique na amostra ou no ponto para exibir um Seletor de cores que permite alterar a cor de exibição.


Agora as partículas aparecem como uma massa de pequenos cubos, como você pode visualizar na viewport Perspectiva.

Isto não significa que é a forma final das partículas: é apenas uma configuração temporária para ajudar você a visualizar os efeitos serão adicionados.
Adicionar um desvio de espaço vertical:
Para conferir à coluna de fumaça um movimento mais realístico, você adicionará algumas distorções espaciais de vento na cena.


O ícone de desvio do espaço Vento é um quadrado com uma seta saindo. Nos viewports sombreados, o quadrado é oculto pelo terreno, mas na viewport Perspectiva, é mais fácil de visualizar a seta.


Este desvio de espaço modelará o vento vertical gerado pelo calor do próprio fogo.
Adicionar o desvio de espaço do vento:





Este desvio de espaço modelará um vento real do leste.
Incluir as distorções espaciais na animação da partícula:

Forçar o operador no depósito

Soltar o operador Força no evento

O 3ds Max exibe os parâmetros do operador Força em uma implementação no painel de parâmetros à direita.

O 3ds Max abre uma caixa de diálogo Selecionar espaço de força.


As partículas se movem para cima e para o oeste, como desejamos, mas agora estão tão dispersas que a fumaça fica pouco visível. Isto ocorre porque as configurações padrão de Vento estão muito fortes. Você corrigirá isso no próximo procedimento.
Ajustar as configurações do desvio de espaço:
grupo Força, configure Intensidade como 0,01 e Decaimento como 0,025. 
grupo Vento, altere as configurações da seguinte forma: 
Estas configurações foram descobertas por tentativa e erro.


As partículas parecem ser mais densas e se movem mais lentamente, mais ainda é difícil visualizar o sistema na viewport Camera01.
grupo Reprodução, desative somente a Viewport ativa; em seguida, clique em OK. 
Agora a fumaça é um fluxo espesso e visível na viewport Camera01. O movimento é controlado pelas duas distorções espaciais Vento e mostra alguma turbulência à medida que sobe e se desloca para oeste.

Para renderizar a fumaça efetivamente com partículas pequenas como essas, é necessário mais de 10.000 delas. Não é recomendado utilizar várias partículas: a grande quantidade de partículas reduzirá a velocidade do 3ds Max e a renderização da animação demora. A próxima lição mostra uma maneira de exibir fumaça com as configuração de Vento criadas, mas com menos partículas no sistema.
Salve o trabalho: