Os painéis descritos neste tópico fornecem ferramentas para subdividir malhas, alterar a triangulação, alinhar objetos e subobjetos, ocultar e exibir subobjetos e configurar propriedades, tais como suavização. Estes painéis somente estão disponíveis na guia Modelagem da faixa de opções.
Os painéis abrangidos neste tópico são:
O painel Subdivisão fornece ferramentas para aumentar a resolução da malha parametricamente para suavização, deslocamento e suavização. Está disponível ao nível do objeto e em todos os níveis de subobjeto.
Suavizar um objeto com poucos polígonos com subdivisão NURMS
Subdivide todos os polígonos no objeto com base nas configurações de Suavização.
A suavização é útil para aumentar a densidade de malha local durante a modelagem. Você pode subdividir qualquer seleção de polígonos. Estão disponíveis dois métodos de suavização: Borda e Face.
Abre o painel de Deslocamento, com parâmetros para definir como subdividir a malha para o deslocamento. Para obter mais detalhes, consulte Implementação Deslocamento da subdivisão (polimalha).
O painel Suavização, também denominado "Tris" em algumas configurações, aparece em todos os níveis de subobjeto, exceto Vértice, e fornece ferramentas para alterar como os polígonos são subdivididos em triângulos para fins de renderização. A ferramenta Retriangular somente está disponível nos níveis Polígono e Elementos.
No modo Editar triangulação, é possível ver a triangulação atual no viewport e alterá-la clicando em dois vértices do mesmo polígono.
Para editar a triangulação manualmente, ative esse botão. As arestas ocultas são exibidas. Clique em um vértice de polígono. Uma linha elástica é exibida, anexada ao cursor. Clique em um vértice não adjacente para criar uma nova triangulação para o polígono.
Cada diagonal tem somente duas posições disponíveis a qualquer momento e, portanto, clicar em uma diagonal duas vezes consecutivas simplesmente o retorna para sua posição original. Mas alterar a posição de uma diagonal próxima pode disponibilizar uma posição alternativa diferente para uma diagonal.
Para obter mais informações sobre como usar Girar com a ferramenta Cortar avançada, consulte este procedimento.
Tentativas de retriangulação para otimizar a maneira como os polígonos selecionados são subdivididos em triângulos.
O painel Alinhar fornece ferramentas para alinhar seleções de objetos e subobjetos com a vista ou grade ou, simplesmente, achatar uma malha. Está disponível ao nível do objeto e em todos os níveis de subobjeto.
No nível de objeto, as forças todos os vértices no objeto a ser coplanares.
Em ortogonal viewports, alinhar à vista tem o mesmo efeito de alinhamento para a construção de grade quando a grade principal está ativo. Alinhar em uma viewport em perspectiva (incluindo a Câmera e luz vistas), reorienta a vértices em um plano paralelo ao plano de vista da câmera. Este plano é perpendicular à direção de vista que está mais próximo dos vértices ' média de posição.
Acima: seleccionar polígonos com vista em perspectiva
Abaixo: mesmo polígonos alinhada com a vista frontal
Este comando alinha os vértices selecionados para o plano de construção. Quando o eixo está ativo, o plano de construção é especificada com a viewport ativa. Por exemplo, se a viewport frontal está ativo, grade Alinhar utiliza o plano XZ. Se uma viewport em perspectiva como uma câmera viewport está ativa, a grade Alinhar utiliza o início do eixo. Na utilização de um objeto de grade, o plano atual é o objeto de grade ativo.
No nível de objeto, torna todos os vértices no objeto plana.
Use o painel Visibilidade para ocultar e exibir as seleções de subobjetos. Ao trabalhar com geometria complexa, ocultar as peças que não está diretamente modelando pode ajudar a acelerar o seu trabalho. Está disponível em todos os níveis de subobjeto, exceto Aresta e Borda.
Ocultar objetos não selecionados objetos secundários.
Use o painel Propriedades para ajustar a suavização de malha, as cores do vértice e os IDs de material. Encontra-se disponível ao nível do objeto e em todos os níveis de subobjeto; a disponibilidade dos comandos depende do nível.
Desativa a suavização de todo o modelo.
Remove todos os polígonos no modelo a partir de quaisquer grupos de suavização, resultando em uma aparência facetada uniforme.
Desativa a suavização dos polígonos selecionados. Disponível a partir da lista suspensa Rígido nos níveis de subobjeto de polígono e elemento.
Remove os polígonos selecionados no modelo de quaisquer grupos de suavização, resultando em uma aparência facetada uniforme para esses polígonos.
Ativa a suavização para todo o objeto.
Define a Suavização automática como 180,0 e aplica-a a todos os polígonos no modelo.
Ativa a suavização dos polígonos selecionados. Disponível a partir da lista suspensa Suave nos níveis de subobjeto de polígono e elemento.
Define a Suavização automática como 180,0 e aplica-a aos polígonos selecionados.
Ativa a suavização moderada para todo o objeto.
Define a Suavização automática como 30,0 e aplica-a a todos os polígonos no modelo atribuindo grupos de suavização, conforme necessário.
Ativa a suavização moderada dos polígonos selecionados. Disponível a partir da lista suspensa Suave 30 nos níveis de subobjeto de Polígono e Elemento.
Define a Suavização automática como 30,0 e aplica-a aos polígonos selecionados.
Clique na amostra de cor para definir a cor de vértice para os vértices ou polígonos selecionados.
Para obter mais informações sobre cor de vértice, consulte Utilitário Atribuir cores de vértice.
Clique na amostra de cor para definir a cor de iluminação para os vértices ou polígonos selecionados.
Para obter mais informações sobre a iluminação de vértice, consulte Utilitário Atribuir cores de vértice.
Atribui um valor alfa (transparência) aos vértices ou polígonos selecionados.
O valor do controle giratório é uma porcentagem; zero é completamente transparente e 100 é completamente opaco.
Para obter mais informações sobre o vértice alfa, consulte Utilitário Atribuir cores de vértice.
Abre uma caixa de diálogo para trabalhar com grupos de suavização. Para obter mais detalhes, consulte implementação Polígono: Grupos de suavização.
Abre a caixa de diálogo para definição de IDs de material e seleção por ID e nome de submateriais. Para obter mais detalhes, consulte implementação Polígono: IDs de material.