Para importar sobreposições 2D

Importe dados raster como sobreposições 2D que são modeladas no terreno. Se você não tiver coordenadas geográficas para definir a localização de uma sobreposição 2D, é possível posicionar sobreposições 2D na tela utilizando pontos de referência.

  1. Clique em .
  2. Clique em (Adicionar origem de dados do arquivo) no painel Origens de dados e clique em Raster. Consulte Referência de formatos de arquivo suportados para os tipos de arquivo raster suportados.
  3. Clique duas vezes na origem de dados importadas no painel Origens de dados para abrir a caixa de diálogo Configuração da origem de dados.
  4. Selecione as sobreposições de terreno como Tipo.
  5. Navegue para a guia Localização geográfica e especifique as configurações da localização geográfica.
    Nota: Especifique um valor arbitrário (XY) do sistema de coordenadas de origem que coincida com as configurações das unidades de medida do banco de dados do modelo. A seguir, especifique um sistema de coordenadas de destino que coincida também com o seu sistema de coordenadas do banco de dados do modelo. Por exemplo, se você estiver usando um modelo do InfraWorks 360 com um banco de dados do sistema de coordenadas LL84, especifique um sistema métrico como o XY-M como o sistema de coordenadas de origem. A seguir, defina um sistema de coordenadas de destino que coincida com o seu sistema de coordenadas do banco de dados do modelo e especifique um local de origem, ou escolha a Colocação interativa.
  6. Navegue para a guia Raster e especifique as configurações desejadas. Consulte Para configurar dados de imagens raster do solo para obter mais informações.
  7. Quando terminar com a configuração, clique em Fechar e atualizar. Sua sobreposição 2D será modelada no terreno.
  8. Você pode mover, rotacionar, redimensionar ou mover sobreposições do terreno no modo de edição usando as alças e meta-alças.
    Para posicionar uma sobreposição de forma mais precisa, utilize pontos de referência como descrito na seção abaixo.

Para posicionar as sobreposições 2D utilizando pontos de referência

    Após você ter importado, configurado e exibido os dados da sobreposição 2D dados em seu modelo, é possível ajustar a posição, escala e rotação da sobreposição usando pontos de referência.

  1. Selecione a sobreposição do modelo no modo de edição.
  2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir por pontos de referência.
  3. Siga as instruções na tela. Clique duas vezes para selecionar um ponto de referência inicial na sobreposição 2D e, a seguir, clique duas vezes novamente para selecionar sua localização equivalente no modelo. Repita como solicitado pelo aplicativo, para efetuar o ajuste fino da localização, escala e rotação da sobreposição.

    Quando você concluir o primeiro conjunto de pontos de referência, a sobreposição será movida para a localização que tiver sido definida, e aquele conjunto de pontos de referência será representado por um pino laranja. Os pontos de referência serão numerados sequencialmente com pinos diferentes. Um pino azul representa um conjunto de pontos de referência incompleto ou em andamento.

  4. Quando você tiver terminado de colocar por pontos de referência os pinos de pressão irão desaparecer.