Para gravar em alto-relevo ou adicionar decalques em peças ou superfícies

Gravar uma face ou um plano em alto-relevo ou baixo-relevo

O recurso de alto-relevo eleva ou rebaixa um perfil relativo a uma face de modelo com profundidade e direção específicas. A área em alto-relevo pode fornecer uma superfície para um decalque ou pintura. Uma área em alto-relevo rebaixada pode fornecer espaço para outro componente em uma montagem (não disponível no Inventor LT).

Inicie com um arquivo de peça que contém um esboço 2D d o perfil que você deseja gravar em alto-relevo ou baixo-relevo.

  1. Clique em guia Modelo 3D painel Criar Alto-relevo .
  2. Usando o Seletor de perfil, clique na janela de desenho para selecionar um ou mais perfis (geometria ou texto de esboço) para gravar em alto-relevo ou baixo-relevo.
    Dica: Para facilitar a seleção, desative as opções de projeção automática. Na caixa de diálogo Opções do aplicativo, guia Esboço, desmarque Projetar automaticamente as arestas durante a criação de curvas.
  3. 3. Escolha um tipo de alto-relevo:
    • Alto-relevo de face. Eleva a área de perfil.
    • Baixo-relevo de face. Rebaixa a área de perfil.
    • Alto-relevo/Baixo relevo de plano. Adiciona e remove materiais do modelo através de extrusão das duas direções ou uma direção do plano do esboço. Se nas duas direções, o material é excluído e adicionado, dependendo da posição do perfil relativo à peça.
  4. Especifique as opções associadas com o tipo de alto-relevo que você está executando:
    • Profundidade. (Alto-relevo a partir da face e baixo-relevo a partir da face) especifica a profundidade do deslocamento para alto-relevo ou baixo-relevo do perfil.
    • Conicidade. (Alto-relevo/baixo-relevo a partir da face) especifica o grau de conicidade. O ângulo é positivo para a face do modelo, permitindo a inclinação para remover a peça de um molde.
    • Aparência da face superior. Especifica uma aparência na face da área em alto-relevo mas não para as laterais. Na caixa de diálogo Aparência, clique na seta para baixo para mostrar uma lista. Role através da lista ou insira a primeira letra para localizar a aparência desejada. Clique em Ok.
    • Direção. Especifica a direção da operação. Útil se o perfil está em um plano de trabalho deslocado da face do modelo.
    • Ajustar para face. (Alto-relevo/baixo-relevo a partir da face) especifica se o perfil se ajustou a uma face curva. Limitado para uma face única, não uma face unida. A face poderá ser somente planar ou cônica, não um spline. Desmarque a caixa de seleção para projetar a imagem sobre a face, em vez de ajustá-la. Se o perfil é grande em relação à quantidade de curvatura, a área em alto-relevo ou em baixo-relevo se distorce ligeiramente ao ser projetada sobre a face curva. O ajuste para quando uma face perpendicular é localizada.
  5. Clique em OK.

Mostrar-me como criar uma face ou plano em alto-relevo

Editar operação de alto-relevo ou baixo-relevo

Para obter melhores resultados, siga esta sequência:

  1. Se necessário, no navegador, clique na operação de alto-relevo para expandir seu conteúdo.
  2. Clique com o botão direito do mouse no ícone de esboço e, em seguida, clique em Editar esboço.
  3. No esboço ativo, clique com o botão direito do mouse no texto e, em seguida, selecione Editar texto.
  4. Na caixa de diálogo Formatar texto, altere o texto conforme necessário e, a seguir, clique em OK.
  5. Utilize outros comandos de esboço se necessário para alterar outras geometrias de esboço e, em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir esboço.
  6. No navegador, clique com o botão direito do mouse na operação de alto-relevo e, em seguida, clique em Editar operação.
  7. Clique em Perfil e volte a selecionar novo texto ou geometria de esboço para incluir na operação de alto-relevo. Altere quaisquer outras configurações na caixa de diálogo, conforme necessário, e, a seguir, clique em Ok.

    A operação de relevo atualiza com as alterações à geometria e ao texto do esboço.

Criar um decalque em uma peça ou superfície

Para criar decalques, insira uma imagem em um esboço, posicione-a usando restrições e cotas e, a seguir, aplique-a como um decalque utilizando o comando Decalque na guia Modelo 3D.

Se você criar o decalque em uma peça em vez de uma superfície, utilize o comando Excluir face para remover as faces desnecessárias. A peça é convertida automaticamente em uma superfície.

  1. Crie um arquivo de peça. No esboço padrão, crie uma linha e, a seguir, clique em Retornar. Clique na guia Modelo 3D painel Criar Extrusão e faça a extrusão da linha como uma superfície.
    Nota: Verifique se a extrusão tem o tamanho exato da imagem do decalque. Se necessário, edite o esboço e redimensione a linha e, a seguir, edite a operação para modificar a distância de extrusão.
  2. Clique em guia Modelo 3D painel Esboço Criar esboço 2D e, a seguir, selecione a face de extrusão.
  3. Clique em guia Esboço painel Inserir e em Imagem. Navegue para localizar um arquivo .bmp, .doc ou .xls para representar o decalque e, a seguir, clique em Ok.
  4. Na janela de desenho, clique para posicionar a imagem e, a seguir, posicione-a como desejar. Por exemplo:
    • Clique no centro da imagem e arraste para deslocá-la.
    • Clique em um canto da imagem e arraste para redimensioná-la. A imagem mantém a sua proporção original.
    • Clique em uma borda para girar a imagem.
    • Utilize restrições e cotas para acertar a posição e alinhá-la a outra geometria
    Dica: Clique com o botão direito na imagem da janela de desenho e use as opções na caixa de diálogo Propriedades de imagem para reorientar a imagem. Para criar um plano de fundo transparente para o decalque, clique em Usar máscara.
  5. Quando a imagem estiver posicionada corretamente, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir. Clique com o botão direito novamente e selecione Concluir esboço.
  6. Clique na guia Modelo 3D painel Criar Decalque .
  7. Na caixa de diálogo Decalque, utilize as seguintes opções para selecionar e inserir o decalque:
    • Imagem. Especifica uma imagem para ser usada como decalque. A imagem deve estar no formato .bmp, .doc or.xls. Nos arquivos .doc e .xls, a área de impressão é selecionada e mantém seu formato nativo. Se for redimensionada, a imagem manterá sua proporção. Utilize cotas e restrições para posicionar a imagem no esboço.
    • Face. Selecione a face na qual o decalque será aplicado.
    • Ajustar para face. Determina se a imagem é ajustada em uma ou mais faces curvas. Desative a caixa de seleção para projetar a imagem sobre uma ou mais faces sem ajustá-la. Marque a caixa para aplicar um decalque em faces cilíndricas, toroidais e outras faces não planas. A projeção é normal para o plano do esboço.
    • Faces encadeadas. Aplica o decalque em faces adjacentes, como um arredondamento ou sobre uma aresta.
    Inserção de decalque com as opções Ajustar para face e Encadear faces selecionadas:
    Inserção de decalque em um cone com as opções Ajustar para face e Encadear faces selecionadas:

    Spline de expansão de decalque, superfícies retas e de arcos com a opção Encadear faces selecionada:

    Nota: A imagem do decalque distorce quando projetada sobre uma superfície irregular ou faces adjacentes. As faces se aproximam de serem perpendiculares, o grau de distorção aumenta porque a imagem é projetada.
  8. Quando o decalque é aplicado como desejado, clique em Ok.

Mostrar-me como adicionar um decalque a uma peça

Inserir decalque em componente de montagem (não disponível no Inventor LT)

Quando um decalque engloba uma junção através de peças de uma montagem, crie uma peça de parede fina do mesmo tamanho do decalque.

  1. No arquivo de montagem, clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir componente.
  2. Encontre e abra o arquivo de peça que contém o decalque.
  3. Adicione operações de trabalho se necessário para ajudar com a inserção de decalque.
  4. Adicione restrições de montagem para posicionar o decalque.

    Se preferir, converta uma montagem em uma peça derivada e, a seguir, aplique o decalque à peça.

    Dica: Se utilizar o decalque em várias montagens, crie iMates para simplificar o posicionamento do decalque.