Referência do modificador de Chanfro

Operação
Escolha o método básico de chanfro:
  • Chanfro quadrático Subobjetos chanfrados geram apenas quadriláteros. A geometria gerada de forma auxiliar (como áreas adjacentes aos subobjetos chanfrados) pode incluir triângulos.
  • Chanfro padrão Subobjetos chanfrados geram quadriláteros e triângulos.

1. Seleção de aresta original

2. Chanfro quadrático (Segmentos = 2; Tensão = 0,5). Os novos polígonos no canto são todos quadráticos.

3. Chanfro padrão (Segmentos = 2). Os novos polígonos no canto são quadráticos e triângulos.

Valor
A extensão do chanfro em unidades de distância. Padrão=1,0.
Segmentos
(Somente arestas) Adiciona polígonos na área do chanfro. O resultado depende do tipo de chanfro.
  • Chanfro padrão: O processo de chanfro substitui cada aresta chanfrada pelo número do valor de Segmentos dos polígonos. Também com esta operação, aumentar o valor dos Segmentos das arestas chanfradas entre polígonos não coplanos poderá causar o arredondamento da área chanfrada.
  • Chanfro quadrático: Cria (valor 2 x segmentos) novos polígonos ao redor de cada aresta chanfrada. Portanto, por exemplo, a configuração de Segmentos como 3 resulta em seis novos polígonos por aresta. Quanto maior o valor que você utilize segmentos, mais o chanfro pode ser arredondado, dependendo do valor de tensão.

A ilustração anterior mostra a diferença no número de polígonos gerados pelos dois métodos, usando o mesmo valor de Segmentos.

Tensão
(Apenas chanfro quad) Determina o ângulo entre os novos polígonos gerados pelas arestas chanfradas entre polígonos não coplanos. Com o valor padrão de 1,0, todos os novos polígonos de cada aresta chanfrada ficam planos. Diminuir o valor de Tensão aumenta o ângulo; com um valor suficientemente alto de Segmentos e o ângulo original entre os polígonos em qualquer lado da aresta, isso pode produzir uma curvatura nos novos polígonos. Em 0.0, o novo polígonos ocupar a mesma posição, assim como os polígonos originais.

A configuração de Tensão não afeta os polígonos gerados a partir de arestas entre polígonos coplanos. Quanto maior for o ângulo entre os polígonos originais adjacentes a uma aresta chanfrada, maior é a curvatura disponível.

1. Seleção de aresta original

2. Tensão = 1,0

3. Tensão = 0,5

4. Tensão = 0,0

Dica: Se você não obtiver a curvatura desejada ao reduzir o valor de Tensão, tente aumentar o valor de Segmentos.
Abrir chanfro
Após o chanfro, exclui todas as faces criadas pela operação de chanfro.
Inverter
Após o chanfro, exclui todas as faces exceto aquelas criadas pela operação de chanfro. Apenas está disponível quando a opção Abrir chanfro no Chanfro quadrático é a operação ativa.
Efeito de limite
Quando ativado, ajuda a evitar ultrapassar arestas restringindo a distância que os subobjetos chanfrados podem viajar em direção um ao outro. Por outras palavras, quando a opção Limitar efeito está ativada, aumentar a configuração Valor além de um determinado valor (com base na geometria existente) não tem efeito. Disponível somente quando a Operação estiver definida como Chanfro quadrático.
Nota: Quando a Operação (consulte o anterior) está definida como Chanfro padrão, a opção Limitar efeito está sempre em vigor. Ela permanece em vigor quando se altera o Chanfro de padrão para quadrático, portanto, deve ser desativada explicitamente.

Esquerda: Cilindro original; Parte superior direita: Chanfrado com Valor = 8, Opção Limitar efeito desativada; Parte inferior direita: Chanfrado com Valor = 8, Opção Limitar efeito ativada

Seleção
Permite especificar a seleção de subobjeto à qual o chanfro é aplicado.

O modificador Chanfro consegue trabalhar em seleções aos níveis de subobjeto diferentes do ativo. Por exemplo, suponhamos que você tem um objeto de polígono editável com seleções de vértice e seleções de aresta em partes diferentes do objeto e você acessa o nível de subobjeto Aresta antes de aplicar o modificador Chanfro. Usar qualquer uma das opções de Seleção com Verts ou Vértices no nome faz com que o modificador funcione nos vértices selecionados sem afetar a seleção de aresta.

Escolha na lista suspensa:

  • Da pilha: Chanfra a seleção ao nível de subobjeto atual. Se nenhum nível de subobjeto estiver ativo, todas as arestas são chanfradas. Esta é a opção de Seleção padrão.
    Nota: A seleção de subobjeto deve estar ativa ao nível da pilha imediatamente abaixo do modificador Chanfro. Por exemplo, suponhamos que você tem um objeto de polígono editável com o nível de subobjeto Aresta ativo e arestas selecionadas. Suponhamos que você aplica um modificador de Seleção de polígono sem fazer uma seleção ou alterar o nível de subobjeto (por padrão, o respectivo Objeto ou Nível superior). Neste ponto na pilha, nenhuma seleção de subobjeto está ativa, portanto, aplicar subsequentemente o modificador Chanfro com a opção Da pilha padrão ativa simplesmente chanfra todas as arestas.
  • Arestas selecionadas : Chanfra as arestas selecionadas, independentemente do nível de subobjeto atual.
  • Arestas de face selecionadas: Chranfra as arestas das faces selecionadas, independentemente do nível de subobjeto atual.
  • Aresta das faces selecionadas: Somente chranfra as arestas nos perímetros das seleções de faces, independentemente do nível de subobjeto atual.
  • Verts de arestas selecionados: Somente chranfra arestas cujos vértices estão selecionados, independentemente do nível de subobjeto atual.
  • Todas as arestas: Chanfra cada aresta no objeto, independentemente do nível de subobjeto atual.
  • Vértices selecionados: Somente chanfra os vértices selecionados, independentemente do nível de subobjeto atual.
  • Todos os vértices: Chanfra cada vértice no objeto, independentemente do nível de subobjeto atual.

Grupo Opções de entrada

Estas opções permitem especificar as restrições em arestas de entrada para além da seleção inicial. É possível optar por chranfrar somente arestas suavizadas ou não suavizadas e somente arestas dentro ou na borda de grupos de polígonos com o mesmo ID de material.

Da suavização
Especifique como o modificador trata arestas de entrada com base na suavização de faces adjacentes. Escolha na lista suspensa:
  • Desativado: Os grupos de suavização não têm nenhum efeito sobre os chanfros.
  • Arestas suavizadas: Somente chanfra as arestas de entrada entre faces que pertençam ao mesmo grupo de suavização.
  • Arestas não suavizadas: Somente chanfra as arestas de entrada entre faces que não pertençam ao mesmo grupo de suavização.
Do ID de material
Especifique como o modificador lida com arestas de entrada com base nas atribuições de ID de material de faces adjacentes. Escolha na lista suspensa:
  • Desativado: Os IDs de material não têm nenhum efeito sobre os chanfros.
  • Materiais diferentes: Somente chanfra as arestas de entrada entre as faces com atribuições de ID de material diferentes.
  • Os mesmos materiais: Somente chanfra as arestas de entrada entre as faces com as mesmas atribuições de ID de material.
Mín. Ângulo
Quando ativado e ao chanfrar arestas, o ângulo entre as faces abaixo do qual as arestas não são chanfradas.

Por exemplo, para evitar o chanfro de arestas entre faces coplanas, ative Ângulo mín. e defina o valor como 0,0.

Máx. Ângulo
Quando ativado e ao chanfrar arestas, o ângulo entre as faces acima das quais as arestas não são chanfradas.

Por exemplo, para chanfrar somente as arestas entre faces em ângulos retos entre si, ative Ângulo mín. e defina-o como cerca de 89,0, e ative Ângulo máx. e defina-o como 90,0.

Grupo Opções de saída

Definir material de chanfro
Quando ativado, aplica o ID de material especificado (consulte a seguir) a novos polígonos produzidos pelo chanfro.
ID de material
O ID de material aplicado aos novos polígonos quando a opção Definir material de chanfro está ativada.
Suave
Quando ativado, aplica grupos de suavização após o chanfro. Selecione uma das opções:
  • Suavizar objeto inteiro: Aplica grupos de suavização a todo o objeto com base no ângulo entre polígonos adjacentes. Quaisquer dois polígonos adjacentes serão colocados no mesmo grupo de suavização se o ângulo entre as respectivas normais for menor do que o ângulo Limite, definido pelo controle giratório à direita deste botão.
  • Suavizar apenas chanfros: Aplica grupos de suavização a novos polígonos criados pelo processo de chanfro com base no ângulo entre polígonos adjacentes. Quaisquer dois polígonos adjacentes serão colocados no mesmo grupo de suavização se o ângulo entre as respectivas normais for menor do que o ângulo Limite, definido pelo controle giratório à direita deste botão.
    • Suavizar para adjacentes: Ao suavizar apenas chanfros (consulte o anterior), executa etapas adicionais usando Normais especificadas, de modo a que os chanfros sejam suavizados para faces originais adjacentes, com as faces originais retendo seu aspecto plano.
Limite
Quando a opção Suave está ativada, duas faces adjacentes são inseridas no mesmo grupo de suavização se o ângulo entre as respectivas normais for menor do que o valor de Limite.