O Sombreador de brilho, quando é usado como um sombreador de saída da câmera, cria um halo ao redor de áreas muito brilhantes na imagem renderizada. Ele é aplicado em duas dimensões após a renderização, de forma a que seja possível obscurecer parcialmente objetos mais escuros entre a área brilhante e a câmera para um maior realismo.
![]() Interior iluminado pelo Portal do céu do mr; sem brilho |
![]() Interior com sombreador de Brilho para saída; configurações padrão de Brilho |
Para usar o sombreador de Brilho:
Para usar e ajustar o sombreador de saída de Brilho, é necessário atribui-lo primeiro na caixa de diálogo Configuração de renderização e, em seguida, instanciá-lo no Editor de materiais. Este procedimento delineia as etapas para essa operação.
Por padrão, um sombreador de Brilho já está atribuído ao botão do mapa para o canal de Saída.
Se os resultados forem satisfatórios, pode parar aqui. As etapas restantes se referem ao ajuste das configurações do sombreador.
Permite definir as concessões entre detalhe e velocidade. As configurações de Qualidade inferior fazem com que o Brilho seja executado mais rapidamente, mas podem resultar em um halo de brilho com aspeto quadrado, enquanto um valor de Qualidade superior fornece um efeito global melhor à custa do tempo de renderização. Uma configuração de nível intermediário é adequada para a maioria das cenas.
Controla o grau de sensibilidade do Brilho a objetos brilhantes. Valores inferiores de Dispersão produzem halos de brilho menores, enquanto valores maiores geram halos de brilho maiores. Valores muito elevados podem fazer com que objetos escuros tenham halos.
Quando ativado, usa um arquivo de imagem que você especificar para criar um efeito de risco, como o que é visível quando olha para imagens brilhantes através de um vidro ou, no caso de fotografias, através de uma lente de câmera.
Clique para selecionar um arquivo de imagem a ser usado para criar o efeito de riscos. Este arquivo tem efeito somente quando a opção Riscos está ativada.
Controla a combinação entre o brilho "normal" e a imagem de riscos. Um valor de 0,0 desativa riscos, enquanto um valor de 1,0 torna os riscos completamente visíveis.
Um valor absoluto especifica o tamanho da imagem, em pixels, em que o cálculo de Brilho ocorre. Se a imagem for renderizada a 5000 x 5000 e a Resolução para processamento de brilho for definida como 350, o Brilho será efetivamente calculado em uma imagem de 350 x 350 internamente e reaplicado à imagem final, possivelmente resultando em um efeito de brilho inadequado.
Gera apenas uma imagem de sobreposição do efeito de brilho; a imagem subjacente original é removida. Este modo é útil quando a velocidade de renderização é crítica, para que o Brilho possa ser executado em uma imagem de baixa resolução para produzir uma sobreposição, que você pode depois compor com uma imagem subjacente de resolução mais alta.