Salvando arquivos OpenEXR

Utilize a caixa de diálogo OpenEXR Configuration (Configuração OpenEXR) para definir parâmetros de saída para arquivos OpenEXR. Você pode especificar o formato para salvar os dados RGBA, bem como qual dos quatro canais padrão devem ser salvos.

Interface

Grupo Main Render Output (Saída de Renderização Principal)

Format (Formatar)
Especifica a profundidade de pixels de uma camada Principal no arquivo de saída. Em geral, a precisão do ponto flutuante permite mais flexibilidade no pós-processamento de aplicativos, a um custo do consumo de espaço em disco.
  • Full Float - 32-bits/Channel (Flutuação Completa - 32-bits/Canal) Valores de pixel são salvos como valores de ponto flutuante de 32 bits.
  • Half Floar -16-bits/Channel (Metade da Flutuação - 16-bits/Canal) (O padrão). Os valores de pixel são salvos como valores de ponto flutuante de 16 bits.
    Nota: Alguns consideram que tal opção seja "standard" ("padrão) OpenEXR. Muitos aplicativos de pós-processamento suportam somente essa opção e não podem ler um arquivo EXR com valores de ponto flutuante de 32 bits.
  • Integer - 32-bits/Channel (Número Inteiro - 32-bits/Canal) Valores de pixel são salvos como números inteiros de 32 bits.
Tipo
Determina se a imagem salva no disco irá conter canais Red (Vermelhos), Green (Verde), Blue (Azul) e Alfa ou se será salva como uma imagem em escala de cinza.

Essa opção afeta somente a camada de saída Main (Principal).

  • RGBA(The default - [o padrão]). Salva canais Red (Vermelhos), Green (Verdes), Blue (Azuis) e Alpha (Alfa).
  • Mono Salva cada pixel como um valor de escala de cinza.

Grupo Global Options (Opções Globais)

Compression (Compressão)
Permite a você escolher o método de compressão para ser usado no arquivo de saída. Os pixels podem ser armazenados em formas comprimidas ou não comprimidas.
Dica: Com rápidos sistemas de arquivos, arquivos não comprimidos podem ser lidos significativamente mais rapidamente do que arquivos comprimidos.

Comprimir uma imagem com um método sem perdas preserva a imagem exatamente: os dados de pixel não são alterados. Comprimir uma imagem com um método de perda preserva a imagem apenas aproximadamente: a qualidade de imagem pode degradar com vários salvamentos.

  • Sem compressão: o arquivo de saída não é comprimido.
  • Run length encoding - RLE (Executar compressão extensiva): O arquivo de saída é comprimido utilizando o método RLE. Esse é um método sem perdas.
  • Zip compression per scanline - ZIPS (Compactação Zip por Linha de Digitalização) (The default - o padrão). O arquivo de saída é comprimido como uma linha de digitalização por vez. Esse é um método sem perdas.
  • Zip compression per scanline band - ZIP (Compressão Zip por banda de linha de digitalização) O arquivo de saída é comprimido em blocos de 16 linhas de digitalização. Esse é um método sem perdas.
  • Piz-based wavelet compression - PIZ (Compressão em ondulação baseada em Piz) É um método sem perdas.
  • lossy 24-bit float compression - PXR24 (compressão flutuante com perdas em 24-bit)
  • lossy 4-by-4 block compression (fixed rate) (B44)
  • lossy 4-by-4 block compression (B44A)
Storage Types (Tipos de Armazenamento)
Permite que você escolha o método de armazenamento. Pixels num arquivo OpenEXR podem ser armazenados como linhas de digitalização ou como quadros. Arquivos de imagem do tipo "lado a lado" permitem o zoom rápido e o giro panorâmico em programas que interativamente exibem imagens muito grandes.
  • Store Image as Scanlines (Armazenar Imagem como Linhas de Digitalização) Armazena a imagem como linhas de digitalização.
  • Store Image as Tiles (Salvar Imagens como tipo Lado a Lado)(O padrão). Armazena a imagem como lado a lado.
Image Region (Região da Imagem)
Permite que você selecione se deseja salvar o arquivo de imagem ou uma versão cortada (cropped) com base em informações importantes na imagem.
  • Save Full Image (Salvar a Imagem Completa)(O padrão). Salva a resolução completa da imagem.
  • Save Region (Salvar Região) Salva uma imagem cortada com base em informação significativa de pixel. 3ds Max seleciona automaticamente o recorte.

    Recorte automático:

    Borda exterior: Resolução de imagem completa

    Introduza o retângulo "Data Window" ("Janela de Dados") com base em informação significativa de pixel

    Neste exemplo de imagem, a "data window" ("janela de dados") envolve a área onde pixels variam de forma significativa. Ao selecionar Save Region (Salvar Região), somente esta parte da imagem é salva.

    Nota: Alguns aplicativos de composição, como o NUKE, podem usar regiões cortadas. Isso poupa espaço em disco, espaço na memória e tempo de processamento.

Grupo Render Elements (Elementos de Renderização)

Controles neste grupo permitem selecionar e gerenciar elementos para salvar no arquivo EXR. Cada elemento renderizado é salvo como uma camada separada OpenEXR.

Adicionar
Clique para abrir a caixa de diálogo Add Render Element (Adicionar Elementos de Renderização), o que permite que você selecione quais elementos deseja incluir na saída OpenEXR.

Destaque um ou mais elementos na lista e então clique em OK.

A caixa de diálogo exibe somente os elementos que já estão configurados para a renderização, porque usam a aba Render Elements (Renderizar Elementos) na caixa de diálogo Render Setup (Configuração de Renderização). Se um elemento já foi adicionado à lista OpenEXR, ele não aparece nesta caixa de diálogo.

Após você selecionar os elementos de renderização para saída, o 3ds Max exibe os nomes na lista abaixo deste botão.

Excluir
Clique para excluir o elemento que você realçou na lista.
Automatically Add/Remove Render Elements from Render Dialog (Automaticamente Adicionar/Remover Elementos de Renderização da Caixa de Diálogo Renderização)
Quando ativado, a lista de elementos para salvar no arquivo EXR é automaticamente sincronizada com a lista mantida pela caixa de diálogo Render Setup (Configuração de Renderização). Padrão=desativado.
[Lista de Elementos de Renderização]
Lista os elementos de renderização escolhidos para a saída, o nome da camada que corresponda à cada um, se a camada será incluída no arquivo EXR ("State" ["Estado"]) e o tipo e o formato da camada.

Os controles abaixo da lista se tornam disponíveis quando você tiver realçado um determinado elemento na lista:

Ativar
Quando ativado, o elemento de renderização é incluído como uma camada no arquivo OpenEXR. Quando desativado, não é. Padrão=ativado.

A coluna State (Estado) na lista de camadas aparece no caso da saída estar ativada ("On") ou não ("Off").

Layer (Camada)
Exibe o nome da camada para o elemento que foi realçado.
Tipo
Permite que você escolha o tipo de saída. Essas opções são as mesmas para o arquivo EXR como um todo: consulte Type (Tipo).
Format (Formatar)
Permite que você escolha o formato de saída. Essas opções são as mesmas para o arquivo EXR como um todo: consulte Format (Formato).
Nota: É possível alterar o estado Enable (Ativado), Type (Tipo) e Format (Formato) de mais de um elemento na lista, ao realçar múltiplos elementos com Ctrl+ clique ouShift+ clique. Quando você realça múltiplos elementos, o campo Layer (Camada) fica desativado.

G-Buffer Channels group (Grupo de Canais G-Buffer)

Os controles neste grupo permite selecionar e gerenciar os canais G-Buffer para salvar no arquivo EXR. Cada canal é salvo como uma camada OpenEXR separada.

Adicionar
Clique para abrir a caixa de diálogo Add Render Element (Adicionar Elementos de Renderização), o que permite que você selecione quais elementos deseja incluir na saída OpenEXR.

Realce um ou vários canais na lista e, a seguir, clique em OK.

Nota: Os canais Material ID (ID do Material) e Object ID (ID do Objeto) são canais que você configura na própria cena. Outros canais G-buffer são gerado automaticamente, com base na geometria da cena, animação e configurações de renderização.

Depois que você selecionar canais de saída, o 3ds Max exibe os nomes na lista abaixo deste botão.

Excluir
Clique para excluir o canal que você selecionou na lista.
[Lista de canais G-Buffer]
Lista os canais G-Buffer escolhidos para a saída, o nome da camada que corresponde a cada um, se a camada será incluída no arquivo EXR ("State" ["Estado"]), além do tipo e do formato da camada.

Os controles abaixo da lista se tornam disponíveis quando você tiver realçado um determinado elemento na lista:

Ativar
Quando ativado, o canal G-Buffer é incluído como uma camada no arquivo OpenEXR. Quando desativado, não é. Padrão=ativado.

A coluna State (Estado) na lista de camadas aparece no caso da saída estar ativada ("On") ou não ("Off").

Layer (Camada)
Exibe o nome da camada para o canal G-buffer que você destacou.
Tipo
Permite que você escolha o tipo de saída. A maioria das opções são as mesmas para o arquivo EXR como um todo (consulte Type (Tipo)), mas tipos de canais G-buffer também podem armazenar dados de coordenadas XY, XYZ, ou UV.
Format (Formatar)
Permite que você escolha o formato de saída. Essas opções são as mesmas para o arquivo EXR como um todo: consulte Format (Formato).
Nota: É possível alterar o estado Enable (Ativado), Type (Tipo) e o Format (Formato) de mais de um canal na lista. Basta realçar vários canais com Ctrl+ clique e Shift+ clique. Quando você realça vários canais, o campo Layer (Camada) fica desativado.