Fluxo de trabalho para uso de conjuntos de estado

Em Conjuntos de estado, um estado é basicamente um objeto que registra as alterações em sua cena. O fluxo de trabalho básico é este:

  1. Escolha Conjuntos de estado no menu Renderização.

    A caixa de diálogo Conjuntos de estado é aberta, mostrando um item de Conjuntos de estado na parte superior da vista em árvore, com um item Estado01 vazio abaixo. O item geral de Conjuntos de estado também é conhecido como estado mestre.

  2. Clique em para adicionar um novo estado.
  3. Clique em (Tornar este estado atual) para ativar o novo estado.

    Por padrão, um estado está sempre gravando enquanto estiver ativo.

  4. Faça alterações na cena usando as ferramentas padrão do 3ds Max. Por exemplo, altere a resolução de saída com a caixa de diálogo Configuração de renderização ou oculte um objeto em uma viewport.
    Nota: Conjuntos de estado não grava transformações de objetos na cena. As transformações executadas afetam todos os estados.
  5. Para concluir a gravação, desative o estado.

    O estado agora lista as alterações que foram gravadas. É possível ajustá-las, expandindo a entrada e alterando seus valores filho.

    Para alternar entre a cena original — o "estado base" — e um estado gravado, clique no botão de seta do estado. Ou alterne entre os diferentes estados, clicando no botão de seta correspondente. Somente um estado pode estar ativo por vez, conforme indicado pela seta verde. Se todas as setas forem exibidas em cinza, nenhum estado estará ativo e a cena original estará presente.

  6. Continue adicionando estados e gravando as alterações necessárias.
  7. Se o painel Saídas de renderização não estiver aberto, escolha Saídas de renderização no menu Estados, altere o caminho e o nome do arquivo de saída, se necessário, e clique em Definir caminho.
  8. No menu Estados, escolha Renderizar todos os estados.

    Conjuntos de estado renderiza os estados em arquivos usando o padrão de arquivo especificado no painel Saídas de renderização.

  9. No menu Compositor, escolha Vista de compositor.

    Conjuntos de estado abre a vista Compositor, contendo um esquema totalmente conectado. Cada estado é representado por um nó que é conectado a um nó do bitmap de saída contendo uma miniatura da imagem renderizada do estado. E todos os nós do bitmap de saída são conectados ao nó de saída do compositor, que contém uma miniatura que mostra a composição padrão. Na vista Compositor, é possível editar o esquema e os nós para modificar a composição.

  10. Neste ponto, você pode enviar a composição para um arquivo PSD do Photoshop ou para Após efeitos usando o comando Vínculo do compositor. Ambos os comandos estão disponíveis no menu Compositor.