Vinculando objetos (Solucionador de HD)

Use as funções de vinculação no Solucionador de HD para fazer com que um objeto tente manter sua posição e orientação com relação ao mundo ou a outro objeto. Um objeto de limite resistirá ao movimento na cadeia cinemática até que a cadeia seja esticada para perto de seus limites e o objeto de limite precise se mover para completar a solução de cinemática inversa.

Na linha superior, a bola é independente da luminária. Na linha inferior, a parte superior da luminária está vinculada à posição da bola.

Configurando opções de vinculação

É possível vincular um objeto por posição e/ou orientação. Quando um objeto está vinculado, é possível definir os eixos da vinculação, o peso e se o vínculo é absoluto ou relativo.

Vincular à posição

Faz com que um objeto tente manter sua localização ou corresponder à localização de um objeto seguidor.

Vincular à orientação

Faz com que um objeto tente manter sua orientação rotacional ou corresponder à orientação de um objeto seguidor.

Relativo

Altera como um objeto reage a um objeto seguidor vinculado. Consulte a seguinte discussão sobre a vinculação de um objeto a um objeto seguidor.

Eixo e peso

Defina essas opções para controlar quais eixos são afetados pelo vínculo e a influência do vínculo sobre outros vínculos na cadeia cinemática.

Vinculando um objeto ao mundo

É possível associar um objeto ao mundo se desejar que o objeto mantenha suas posição e orientação, sempre que possível, durante as operações de IK.

Se estiver animando uma figura andando, desejará que um pé permaneça no mesmo lugar enquanto posiciona o outro pé. Sem vinculação, toda a hierarquia teria a tendência de deslizar ao redor ao tentar posicionar um pé. Vincular os dois pés ao mundo garante que o pé não selecionado permaneça no mesmo lugar ao posicionar o outro pé.

Vinculando um objeto a um objeto seguidor

É possível associar um objeto selecionado na hierarquia a qualquer outro objeto que não seja descendente do objeto selecionado. Esse outro objeto é denominado objeto seguidor.

O comportamento do objeto de limite varia dependendo do estado dos botões Relativo ao lado das opções de vinculação.

É possível animar uma figura que sempre aponte para outro objeto. Vincule a mão da figura ao outro objeto com Relativo ativo. Ative IK e, à medida que o objeto for movido, a mão e o braço da figura serão movidos para apontar para ele.

Desvinculando objetos

Se decidir que não deseja que um objeto seja vinculado, será possível desativar as caixas Orientação de vínculo e Posição de vínculo ou desvincular o objeto de seu objeto seguidor.