Desempenho lento ou pesado ao executar o 3ds Max em geral pode ser atribuído a um conflito de configuração de vídeo ou a um problema de alocação de memória. O difícil nos problemas de desempenho é refinar o acusado. Eis algumas situações comuns que podem prejudicar o funcionamento do 3ds Max e as etapas para corrigi-las.
O 3ds Max não inicializa rapidamente
Os arquivos demoram demasiado tempo a abrir
Resposta lenta à abertura ou arrastamento de caixas de diálogo
Em uma sessão estendida, especialmente uma em que você criou renderizações ou trabalhou extensivamente com materiais de bitmap, o 3ds Max pode ficar lento devido às alocações de memória. Antes de fechar e reiniciar a sessão do 3ds Max, você pode tentar algumas funções do MAXScript que liberam memória:
Executa uma rotina de coleta de lixo.
Libera a memória alocada para bitmaps.
Limpa o buffer de Desfazer/Refazer. Esteja muito seguro de que a cena esteja como você deseja antes de executar esta função!
Basta inserir a chamada de função MAXScript no Mini ouvinte MAXScript na parte inferior esquerda da janela do 3ds Max.
Graças a Tom Isaksen para documentar estas funções on-line.
O suporte ao produto Autodesk costuma encontrar um aumento dessa situação quando uma nova versão ou atualização do software é liberada. A pergunta normalmente feita pelo cliente é: “Por que a nova versão demora mais tempo para iniciar do que a última versão?” Há vários motivos.
O tamanho de um arquivo geralmente define a rapidez com que ele é carregado no 3ds Max. No entanto, se você observar um aumento no tempo de carga entre uma sessão de projeto e outra, pode ser uma indicação de que o 3ds Max não está encontrando memória suficiente para operar de forma eficiente ou de que o arquivo precisa ser otimizado.
A primeira coisa a verificar é a alocação de memória do sistema. RAM, espaço de troca e espaço livre no disco rígido devem ser adequados para execução do 3ds Max: É possível localizar as quantidades necessárias em http://www.autodesk.com/3dsmax-systemreq-2015-enu.
Veja como verificar suas alocações de memória e de troca de arquivo.
Para verificar a alocação de RAM e de arquivo de troca:
O Windows abre o explorer do Painel de controle.
A página Informações básicas da vista mostra a quantidade de RAM.
O Windows abre a caixa de diálogo Propriedades do sistema.
O Windows abre a caixa de diálogo Opções de desempenho.
No painel Avançado, o grupo de Memória virtual exibe a quantidade de memória no disco rígido alocada para o arquivo de troca. Se você quiser alterar isso, clique no botão Alterar e utilize a caixa de diálogo Memória virtual para ajustar o tamanho do arquivo de troca. Os prompts nesta caixa de diálogo mostram os valores mínimo e máximo que podem ser alocados para o arquivo de troca.
Se a memória física e virtual forem definidas adequadamente, então você precisará verificar o modelo. Se o modelo eventualmente abrir, faça o seguinte:
Esta situação é exibida quando você clica em um comando que abre uma caixa de diálogo, como o Editor de materiais ou a janela de gráficos, como a Vista de trilha. Depois de clicar, observe um espaço de tempo considerável até que a caixa de diálogo ou a janela seja aberta. Se você, então, tentar arrastá-lo para uma nova localização, a caixa de diálogo ou a janela não seguirá suavemente o cursor.
A causa comum para isso é um conflito de driver de vídeo ou problema de configuração de exibição, porque abrir ou arrastar uma caixa de diálogo faz com que a placa de vídeo atualize a tela. Tente estas etapas para diagnosticar o problema.