Compartilhar Fluxo de Movimento

Fluxo de Movimento Compartilhado permite atribuir um fluxo de movimento para vários bípedes ou multidões. Em vez de construir uma rede de fluxo de movimento de clipes para cada bípede, é possível criar um fluxo de movimento com todos os clipes e transições para animar vários bípedes. Criação de movimento aleatório irá utilizar fluxo de movimento próprio para cada bípede. Se um fluxo de movimento do bípede ocorre em um fluxo de movimento compartilhado, então o fluxo de movimento compartilhado será usado para calcular o movimento aleatório.

Um bípede que compartilha um fluxo de movimento compartilha somente os clipes que foram adicionados para o Gráfico de Fluxo de Movimento. Os Scripts são únicos para cada bípede, embora os pontos de scripts para os clipes do fluxo de movimento compartilhado. Você pode manipular o fluxo de movimento de cada Bípede e os scripts naturalmente. É possível criar movimento aleatório em um bípede que compartilhe um fluxo de movimento, ou criar um script de fluxo de movimento usando o sistema de multidão.

Existem alguns indicadores na interface do usuário que mostram se um bípede está usando um fluxo de movimento compartilhado. Caso isto esteja acontecendo, um círculo branco circunda o botão do fluxo de movimento compartilhado quando você editar o Bípede em questão. Se você editar o gráfico do fluxo de movimento deste bípede, o título do diálogo mostrará "Gráfico de Fluxo de Movimento Compartilhado", seguido pelo nome do fluxo de movimento compartilhado.

Nota: Todos os bípedes em um fluxo de movimento compartilhado devem ter a mesma escala para as pernas e para a estrutura. A adaptação para diferentes tamanhos de bípedes não ocorre no fluxo de movimentos. Se você desejar diferentes tamanhos de bípedes em uma multidão, então crie fluxos de movimento compartilhado diferentes para cada tamanho.
Dica: A única forma de salvar um fluxo de movimento compartilhado, junto com os bípedes que o compartilham, e manter todos os componentes conectados corretamente, é salvar tudo em um arquivo de cena MAX.

Procedimentos

Exemplo: Para compartilhar um fluxo de movimento aleatório entre várias bípedes:

  1. Criar três bípedes.
  2. No implementação Bípede, ative (Modo de fluxo de movimento).
  3. Na implementação do Fluxo de Movimento, clique em (Fluxo de Movimento Compartilhado).

    3ds Max abre a caixa de diálogo do Fluxo de Movimento.

  4. Na caixa de diálogo de Fluxo de Movimento Compartilhado, clique em Novo.

    3ds Max cria um novo fluxo de movimento compartilhado.

  5. Na caixa de diálogo do Fluxo de Movimento Compartilhado Grupo de Parâmetros, clique em Adicionar.
  6. Na caixa de diálogo Selecionar, selecione todos os bípedes.

    Os bípedes são adicionados à lista. Se você adicionar clipes para o gráfico do fluxo de movimento, eles serão compartilhados pelos bípedes.

  7. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo de Fluxo de Movimento Compartilhado.
  8. Na implementação Fluxo de movimento, clique em (Mostrar gráfico).

    Isto exibe o Gráfico de fluxo de movimento.

  9. Clique em (Criar múltiplos clipes) e adicione três ou quatro clipes (ou mais) para o Gráfico de Fluxo de Movimento.

    3ds Max Abre uma caixa de diálogo de arquivo, onde é possível selecionar o local dos arquivos BIP.

  10. Após adicionar os clipes, clique em (Mover clipes) e organize os clipes de maneira que eles não são tão próximos um dos outros. Assim ficará mais fácil ver as transições posteriormente.
  11. Clique em (Selecionar Clipe / Transição) e selecionar - região todos os clipes.
  12. No Gráfico de fluxo de movimento, clique em (Criar Todas as Transições), e clique em Sim quando perguntado se deseja criar uma transição de cada clipe selecionado para si mesmo.
  13. Na barra de ferramentas do Gráfico do Fluxo de Movimento, ative (Selecionar Clipes de Inicio Aleatório).

    Todas as transições vinculando clipes são ponderadas em 100, o que significa que todas as transições têm a mesma chance de ser selecionada aleatoriamente.

  14. Selecionar - Região todos os clipes na caixa de diálogo do gráfico do fluxo de movimento.

    Os clipes tornam-se roxos e uma pontuação de 100 é atribuída a cada uma. Agora todos os clipes têm chance igual de iniciar primeiro.

  15. Na implementação do Fluxo de Movimento Grupo de scripts, clique em (Criar Movimento Aleatório).3ds Max abrirá

    a caixa de diálogo Criar Movimento Aleatório.

  16. Na caixa de diálogo Criar Movimento Aleatório, altere o segundo valor que segue o intervalo de Inicio Aleatório para 10 ou 20.

    Este irá escalonar o início de cada movimento do Bípede.

  17. Ativar em Criar Movimento para Todos os Bípedes Compartilhando Este Fluxo de Movimento.

    A falha ao fazer isso resultará no fluxo de movimento sendo adicionado somente para o Bípede selecionado.

  18. Clique em Criar.

    Uma caixa de diálogo de Opções de Unificar aparece uma vez para cada um dos bípedes na cena. Clique em OK para aceitar o padrão.

    Após as caixas de diálogo de opções de unificar, uma caixa de diálogo de alerta pergunta se você deseja colocar todos os bípedes em modo de Fluxo de Movimento. Clique em Sim.

    3ds Max cria um script aleatório para cada um dos bípedes que compartilha fluxo de movimento. Passos aparecem nas viewports, e a pose inicial dos bípedes pode ser alterada.

  19. Clique em (reproduzir animação) ou utilize o controle deslizante de tempo para visualizar o efeito do script aleatorizado.

Para aplicar um fluxo de movimento para um grupo diferente de bípedes:

    O Estúdio de Personagens possibilita salvar e carregar as configurações do fluxo de movimento compartilhado. Com esse recurso, é possível criar e aperfeiçoar uma simulação de multidões usando bípedes que não possuem malhas anexadas, portanto, evitando uma sobrecarga computacional que requer Físico. Uma vez que a simulação estiver pronta, é possível salvar a configuração do fluxo de movimento, aplicar a um conjunto de bípedes similar com Físico aplicado e, a então, renderizar a animação final sem nenhuma outra configuração de multidões.

    Para obter melhores resultados, os dois conjuntos de bípedes devem ter o mesmo número de membros e ser de tamanho e estrutura comparável, e as estruturas do bípede devem ter os mesmos nomes de raiz.

  1. Criar um bípede/simulação de multidões usando um fluxo de movimento compartilhado.

    Para obter mais informações, veja Usando bípedes em uma simulação de multidões.

  2. Na caixa de diálogo para Fluxo de Movimento Compartilhado, clique em Salvar e salve o fluxo em movimento compartilhado em formato SMF.
  3. Configure uma nova cena que contenha o mesmo número de bípedes, cada um com uma malha de personagem com Físico aplicado. A maneira mais fácil de fazer isso é configurar um personagem e, depois, duplicá-lo.

    certifique-se de que os bípedes tenham os mesmos nomes de raiz (por exemplo, Bip001, Bip002) assim como aqueles na configuração original.

  4. Selecione um dos bípedes. No Painel de Movimento, ative (Modo do Fluxo de Movimento) e, a seguir, clique em (Fluxo de Movimento Compartilhado).
  5. Na caixa de diálogo do Fluxo de Movimento Compartilhado, clique em Novo e, a seguir, clique em Carregar e Carregue o fluxo de movimento compartilhado a partir do passo 2.

    O fluxo de movimento compartilhado é carregado e aplicado para o novo conjunto de bípedes. Os nomes de bípedes aparecem na lista de diálogo. Se “(escala incorreta)” aparecer após qualquer nome de bípede, use os botões para Redefinir Escalas Incorretas para corrigir as escalas.

  6. Clique em (Colocar múltiplos bípedes em Fluxo de Movimento) para colocar todos os bípedes da lista no modo de Fluxo de Movimento e, a seguir, clique em OK para sair da caixa de diálogo.
  7. Reproduza a animação para garantir que ela esteja correta e, em seguida, renderize.

Consulte Animação de Multidões para obter mais informações.