Introdução ao Editor de curva

O Editor de curva é um modo de Vista de trilha que permite trabalhar com o movimento expresso como curvas de função em um gráfico. Ele permite que você visualize a interpolação de movimento: as transformações do objeto que o 3ds Max cria entre os quadros-chave. Com facilidade, é possível ver e controlar o movimento e a animação dos objetos na cena utilizando as teclas nas curvas e as respectivas alças de tangente. O modo alternativo é o Dope Sheet, que permite trabalhar diretamente com teclas em vez de curvas.

A interface do Editor de curva é composta por uma barra de menus, uma barra de ferramentas, uma janela Controlador e uma janela Chave. Há também uma régua de tempo e as ferramentas de navegação e de status na parte inferior da interface.

Nota: A maneira pela qual você aplica zoom e se desloca na janela Chave depende de qual modo de interação está ativo, 3ds Max ou Maya.

Por padrão, o Editor de curva define automaticamente o nível de ampliação ao navegar entre curvas. Se você deseja que o Editor de curva mantenha os níveis de zoom que você define, no menu Vista, desmarque Ativar o zoom automático.

É possível contornar ou circular a animação fora do respectivo intervalo adicionando Tipos fora do intervalo das curvas de parâmetros, bem como adicionando o Multiplicador ou a Curva atenuada a outras trilhas animadas para controle adicional.

Dica: Também é possível clicar em Mini editor de curvas na barra de trilha para exibir as curvas de função.
Nota: Para restaurar o layout padrão em versões do 3ds Max anteriores ao 3ds Max 2012, abra o Menu do botão direito do mouse da Barra de ferramentas de Track Viewe escolha Carregar layout Layout de curva de função (clássico).