A iluminação global melhora o realismo em imagens renderizadas ao simular a todos os efeitos de inter-reflexão de luzes em uma cena (exceto cáusticos). Ela gera efeitos tais como o "sangramento da cor", onde, por exemplo, uma camisa branco próxima a uma parede vermelha parece ter um ligeiro tom vermelho.
O agente de renderização mental ray oferece dois conjuntos de ferramentas distintos para alcançar a iluminação global: traçamento de fótons e coleta final. A diferença principal entre os dois é que o traçamento de fóton vai desde a origem da luz para a último alvo iluminado (levando ressaltos em conta), e a coleta final vai de forma oposta: da superfície iluminada para a origem da luz. Você pode usar qualquer um destes conjuntos de ferramentas separadamente, ou combiná-los para melhores resultados renderizados.
A Cena renderizada sem iluminação global
A mesma cena com iluminação global
A iluminação global final suavizada pela coleta final
Para calcular a iluminação global, o agente de renderização mental ray usa a técnica do mapa de fóton.
Usar um mapa de fótons pode causar artefatos de renderização, tais como cantos escuros e variações de baixa freqüência na iluminação. É possível reduzir ou eliminar estes artefatos ao ativar a coleta final, que aumenta o número de raios usados para calcular a iluminação global.
Ative a iluminação global na caixa de diálogo da Configuração de RenderizaçãoPainel de Iluminação Indireta
Implementação de Iluminação Global e Cáusticas , e coleta final naImplementação da coleta final. Além disso, você deve designar:
As configurações para gerar e receber a iluminação global estão na caixa de diálogo Propriedades de objeto do Painel de mental ray (Implementação de Propriedades do objeto). Por padrão, todos os objetos no 3ds Max estão definidos para gerar e receber a iluminação global.