Instância (Motion Mixer)

O termo instância tem dois significados no 3ds Max. Um deles é a definição padrão; o outro é específico para clipes no Motion Mixer.

Em geral, uma instância é um clone completamente intercambiável do objeto original. Modificar um objeto instanciado é o mesmo que modificar o original.

Em Motion Mixer, quando o mesmo clipe é usado mais de uma vez em trilhas, as versões do clipe são instâncias ou adaptações umas das outras.

O mesmo clipe, usado mais de uma vez para um bípede, ou para diferentes bípedes do mesmo tamanho, é uma instância. O mesmo clipe usado para bípedes com diferentes tamanhos é uma adaptação.

Por exemplo, suponha que a sua cena contenha dois bípedes que são exatamente do mesmo tamanho e que você utilize o mesmo clipe nos mixes de ambos os bípedes. Os clipes em um mix de bípedes são instâncias um do outro e os clipes dentro do mix de bípedes de igual tamanho também são instâncias um do outro. As instâncias têm o mesmo número anexado às extremidades dos respectivos nomes de clipe no Mixer.

Suponha que você adicione um terceiro bípede de tamanho diferente e utilize o mesmo clipe no mix desse bípede. A nova versão do clipe é uma adaptação do clipe utilizado nos dois primeiros bípedes. Um número incremental é adicionado ao final do nome de clipe no Mixer.

Estes termos são usados pois o Mixer adapta cada clipe carregado ao tamanho do bípede. Na primeira vez que um clipe é carregado, o Mixer adapta o clipe conforme necessário, mas nenhuma distinção é feita entre as instâncias e as adaptações neste ponto porque o clipe aparece somente uma vez.

Quando o clipe é duplicado ou carregado novamente, o Mixer adapta o novo clipe ao bípede conforme necessário e compara a alteração com versões previamente carregadas. Se a alteração for a mesma, o novo clipe e as versões anteriores serão instâncias um do outro. Se não, o novo clipe e as versões anteriores são adaptações um do outro.