Tipos fora do intervalo da curva de parâmetros

O recurso Tipos fora do intervalo da curva de parâmetros permite especificar como um objeto animado comporta-se fora do intervalo de chaves que tiver sido definido.

Use os Tipos fora do intervalo da curva de parâmetros para criar contornos e ciclos. A ideia é criar um padrão curto de chaves que produza um efeito animado e, em seguida, contornar ou navegar através das chaves por toda a animação.

A caixa de diálogo Tipos fora do intervalo da curva de parâmetros fornece quatro maneiras de repetir a animação e duas maneiras de aplicar valores lineares.

Dica: Para converter a animação fora do intervalo paramétrico em quadro-chaves editáveis, utilize o utilitário Criar chaves fora do intervalo, um dos utilitários da Vista de trilha.

Etapas comuns para Uso dos tipos fora do intervalo dos parâmetros

  1. Animar um objeto para contornar ou navegar.
  2. No Editor de curva, realce as trilhas a serem contornadas.
    Nota: Também é possível fazer isso no Dope Sheet, mas ele não representa o movimento fora do intervalo.
  3. Abra o menu Editar, depois o submenu Controlador e escolha Tipos fora do intervalo.

    Isso abre uma caixa de diálogo que permite especificar o modo em que a animação deve se comportar antes e após o intervalo explícito da animação.

  4. Na caixa de diálogo, clique na seta esquerda abaixo da opção Tipo interior (comportamento antes das chaves de animação) e na seta direita abaixo do Tipo exterior (comportamento após as chaves de animação) e, em seguida, clique em Ok para sair.

    Por exemplo, é possível clicar na seta esquerda abaixo de Contorno e na seta direita abaixo de Pingue-pongue.

    O Editor de curva exibe o comportamento fora do intervalo com linhas tracejadas.

    Nota: Se a primeira chave de animação estiver no início da animação, a opção Tipo interior não terá efeito.
  5. Reproduzir a animação para ver o resultado.
    Dica: É possível criar chaves do tipo fora do intervalo usando os utilitários Vista de trilha Criar chaves fora do intervalo.

Procedimentos

Exemplo: Usar Tipos fora do intervalo de parâmetros para criar um contorno:

  1. No lado esquerdo do viewport Frontal, crie uma primitiva Caixa.
  2. Ative e arraste o controle deslizante de tempo para o quadro 10.
  3. Mova a caixa para o lado direito do viewport Frontal e, em seguida, desative a Chave automática.
  4. Abra a Vista de trilha e na Hierarquia da vista de trilha, clique em Posicionar trilha para a caixa e, em seguida, no menu Editar submenu Controlador Tipos fora do intervalo.
  5. Utilize a caixa de diálogo Tipos fora do intervalo de parâmetros para escolher a opção Pingue-pongue para ambos os tipos Interior e Exterior e, em seguida, clique em OK.
  6. Nos controles do viewport, clique em (Reproduzir animação).

    A caixa move para a frente e para trás repetidamente.

    Enquanto a animação é reproduzida, experimente ajustar as chaves no Editor de curva.

Para utilizar o recurso de interpolação com o tipo fora do intervalo do contorno:

    Se o intervalo de trilhas definido para utilizar o tipo fora do intervalo do contorno for estendido, o 3ds Max interpolará automaticamente entre a extremidade de cada contorno e o início do próximo, para uma transição mais suave.

  1. Na Hierarquia da vista de trilha, realce as trilhas a serem contornadas e clique nos botões Interior e Exterior abaixo do tipo fora do intervalo do contorno.
  2. Vá para o modo Dope Sheet, se necessário (Menu editor Dope Sheet). Também, se necessário, expanda a hierarquia da trilha para que as trilhas Posição X, Posição Y e Posição Z fiquem visíveis.
  3. Clique com o botão direito em uma área vazia da barra de ferramentas e selecione Mostrar barras de ferramentas Intervalos: Dope Sheet.

    Isso abre a barra de ferramentas Intervalos.

  4. Na barra de ferramentas Intervalos, clique em (Intervalos de posição).

    Cada trilha agora exibe as chaves e o intervalo. A extremidade direita de cada intervalo da trilha coincide com a última chave.

  5. Para cada trilha que precise de interpolação para o contorno, arraste a extremidade direita da barra de intervalo (caixa branca) para a direita pela quantidade de tempo durante o qual a interpolação deverá ocorrer.

    Ao retornar para o Editor de curva, é possível ver a interpolação entre a extremidade de cada contorno e o início do próximo.

    A área realçada mostra as interpolações do contorno.

Interface

Escolha entre as opções para repetir a animação: clique na seta esquerda para especificar o comportamento antes do intervalo da animação-chave, e na seta direita para especificar o comportamento após o intervalo.

Constante

Armazena o valor da chave de início ou final do intervalo para todos os quadros. Utilize a opção Constante quando não desejar nenhum efeito animado antes da primeira chave do intervalo ou após a última chave. Constante é o tipo padrão fora do intervalo.

Repetir

Repete a mesma animação que a de dentro do intervalo. Se as primeiras e últimas chaves no intervalo tiverem valores diferentes, a animação mostrará um "salto" abrupto a partir da última chave até a primeira. Utilize Navegar quando desejar que uma animação seja repetida, mas não é necessário que as extremidades sejam correspondidas.

Contorno
Repete a mesma animação que a de dentro do intervalo, mas interpola entre a última e a primeira chave no intervalo para criar um contorno suave, caso o intervalo seja estendido. Quando as primeiras e últimas chaves estiverem na extremidade do intervalo, como é o caso, normalmente, o Contorno se comportará exatamente como a opção Navegar. Se a opção Intervalos de posição for utilizada para estender a barra de intervalo além das chaves, o comprimento adicionado determinará a quantidade de tempo utilizada para interpolar entre a última e a primeira chave. Use Contorno com uma barra de intervalo estendida para produzir animação com repetição suave.

Para obter instruções específicas sobre como criar interpolação com a opção Contorno, consulte este procedimento.

pingue-pongue

Alterna entre a repetição para a frente e para trás da animação dentro do intervalo. Utilize a opção Pingue-pongue quando desejar que a animação seja alternada para a frente e para trás.

Linear

Projeta o valor da animação ao longo de uma linha tangente à curva de função no final do intervalo. Utilize a opção Linear quando desejar que a animação entre e saia do intervalo a uma velocidade constante.

Repetição relativa

Repete a mesma animação que a de dentro do intervalo, mas desloca cada repetição pelo valor no final do intervalo. Use a opção Repetição relativa para criar animações que partam delas mesmas conforme forem repetidas.