Restrição de vínculo

A Restrição de vínculo faz com que um objeto herde a posição, a rotação e a escala de seu objeto de destino. Na verdade, ela permite animar uma relação hierárquica, de modo que o movimento de um objeto ao qual a Restrição de vínculo é aplicada possa ser controlado por diferentes objetos na cena, ao longo de uma animação.

A Restrição de vínculo permite os braços do robô passem uma bola.

Por exemplo, é possível usar a Restrição de vínculo para passar uma bola de uma mão para a outra. Suponha que no quadro 0 a bola esteja na mão direita de um personagem. As mãos são animadas para encontrarem-se no quadro 50, quando a bola passa para a mão esquerda e, em seguida, se separarem até o quadro 100. É possível fazer isso ao atribuir a Restrição de vínculo à bola, com a mão direita como seu destino no quadro 0 e alterar para a mão esquerda como destino no quadro 50.

Procedimentos

Exemplo: Para atribuir a Restrição de vínculo e animar vínculos:

  1. Vá para o quadro 0.
  2. Na Viewport superior, crie uma esfera, um cilindro e uma caixa.
  3. Selecione a esfera.
  4. Abra o painel Movimento.
  5. Expanda a implementação Atribuir controlador.
  6. Selecione a transformação: controlador de Posição/Rotação/Escala.
  7. Clique em (Atribuir controlador).
  8. Escolha Restrição de vínculo.

    Isso altera a entrada Transformar para Transformar: Restrição de vínculo e adiciona um controlador filho denominado Parâmetros de vínculo: Posição/Rotação/Escala, que se torna o pai imediato das trilhas de transformação individuais. Isso também adiciona uma trilha de controlador denominada Vincular horários: LinkTimeControl.

    O propósito do controlador LinkTimeControl é expor as Chaves de restrição de vínculo na barra de trilha para que elas possam ser manipuladas.

    Também é possível atribuir a Restrição de vínculo a partir do menu Animação submenu Restrições.

    É recomendado aplicar Vínculo para mundo antes de vincular a quaisquer objetos de destino. Isso permite animar o objeto sozinho, antes que ocorra o primeiro vínculo a um objeto de destino.

  9. Na implementação Parâmetros de vínculo, clique em Vincular para mundo.

    Isso adiciona uma entrada de Mundo no quadro 0, na lista de vínculos, na implementação Parâmetros de vínculo.

  10. Arraste o controle deslizante de tempo para o quadro 1.
  11. Clique em Adicionar vínculo e selecione o cilindro.

    O cilindro torna-se um destino e é adicionado à lista de vínculos. A relação de Restrição de vínculo agora está ativa entre a esfera e o cilindro.

  12. Clique em Adicionar vínculo novamente para desativá-la.
  13. Arraste o controle deslizante de tempo para o quadro 50.
  14. Ative e mova o cilindro uma boa distância a partir de onde está.
  15. Reproduzir a animação.

    A esfera segue o cilindro conforme ele se move. A esfera está restringida por vínculo.

  16. Selecione a esfera.
  17. Arraste o controle deslizante de tempo para o quadro 25.
  18. No painel Movimento implementação Parâmetros de vínculo, clique em Adicionar vínculo, selecione a caixa e desative Adicionar vínculo.

    Agora foi adicionado outro destino que se tornará ativo no quadro 25.

  19. Desative e reproduza a animação. A esfera é vinculada ao cilindro do quadro 0 ao 24, de modo que ela segue o cilindro até o quadro 25 e, nesse ponto, vincula-se à caixa.
  20. Com a esfera selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma das chaves na barra de trilha e abra o submenu Chave de exclusão.

    Observe o item "Sphere01: Vincular horários". Essa é uma chave especial que o controlador LinkTimes: LinkTimeControl torna acessível na barra de trilha. É possível usar essas chaves para modificar a animação de vínculo diretamente na barra de trilha, como as chaves de animação regulares ao arrastá-las na linha de tempo ou excluí-las. No entanto, diferente das outras chaves de animação, elas não podem ser clonadas ao pressionar a tecla Shift e arrastar.

Para acessar os parâmetros de Restrição de vínculo pelo painel Movimento:

  1. Selecione o objeto restringido por vínculo.
  2. No painel Movimento, expanda a implementação Parâmetros de vínculo, se necessário.

Interface

Após atribuir uma Restrição de vínculo, é possível acessar suas propriedades na implementação Parâmetros de vínculo no painel Movimento. Nessa implementação, é possível adicionar e excluir destinos e animar o tempo em que cada destino se torna o pai do objeto restringido.

Também é possível modificar a animação de quadros de vínculos ao manipular as chaves na barra de trilha e na Vista de trilha. No entanto, os métodos padrão para excluir chaves nesses contextos não se aplicam às chaves de vínculo. Você deve usar a função Excluir vínculo na implementação Parâmetros de vínculo.

Dica: Para obter melhores resultados ao mudar os destinos durante uma animação, defina as chaves para ambos os objetos vinculados no ponto de mudança. Por exemplo, se uma esfera estiver vinculada a uma caixa nos quadros 0 a 50 e a um cilindro do quadro 50 em diante, defina as chaves para a caixa e o cilindro no quadro 50.
Adicionar vínculo
Adiciona um novo destino de vínculo.

Depois de clicar em Adicionar vínculo, defina o controle deslizante de tempo para o quadro no qual o vínculo será ativado e, em seguida, selecione o objeto ao qual deseja vincular. É possível continuar adicionando vínculos desde que Adicionar vínculo esteja ativado. Para sair desse modo, clique com o botão direito do mouse na viewport ativa ou em Adicionar vínculo novamente.

Vínculo para universal
Vincula o objeto ao mundo (a cena como um todo).

É recomendado que esse seja o primeiro destino na lista. Isso impede que o objeto retorne para sua criação independente ou transformações de animação se outros destinos forem excluídos da lista.

Excluir vínculo
Remove o destino de vínculo realçado. Depois que um destino do vínculo for removido, ele não mais influenciará o objeto restringido.
[lista alvo]
Mostra os objetos de destino do vínculo.
Hora de início
Atribua ou edite o valor de quadro de um destino.

Ao realçar uma entrada de destino na lista, a Hora de início exibe o quadro no qual o objeto se torna um pai. Para alterar quando a transferência de vínculo ocorre, ajuste o valor.

Dica: Também é possível modificar a animação de quadros de vínculos ao manipular as chaves na barra de trilha e na Vista de trilha.

Grupo Modo de chave

Nota: As opções Nós de chave e Hierarquia inteira da chave não têm efeito a não ser que o objeto que esteja sendo restringido já faça parte de uma hierarquia. Se você adicionar objetos na hierarquia após aplicar a Restrição de vínculo, será necessário reaplicar a Restrição de vínculo usando as opções de Chave desejadas.
  • Sem chave Quando selecionado, nenhum quadro-chave é gravado no objeto restringido ou em seus destinos. O controle de vínculo acontece sem inserir nenhuma chave.
  • Nós de chave Quando selecionado, os quadros-chave são gravados para a opção especificada. Há duas opções: Filho e Pais. Filho define um quadro-chave somente sobre o objeto restringido. Pais define quadros-chave para o objeto restringido e todos os seus destinos.
  • Toda a hierarquia de chaves Define os quadros-chave para cima na hierarquia da opção especificada. Há duas opções: Filho e Pais. Filho define um quadro-chave somente no objeto restringido e em seus pais. Pais define quadros-chave para o objeto restringido, seus destinos e a parte superior da hierarquia.