A Restrição de vínculo faz com que um objeto herde a posição, a rotação e a escala de seu objeto de destino. Na verdade, ela permite animar uma relação hierárquica, de modo que o movimento de um objeto ao qual a Restrição de vínculo é aplicada possa ser controlado por diferentes objetos na cena, ao longo de uma animação.
A Restrição de vínculo permite os braços do robô passem uma bola.
Por exemplo, é possível usar a Restrição de vínculo para passar uma bola de uma mão para a outra. Suponha que no quadro 0 a bola esteja na mão direita de um personagem. As mãos são animadas para encontrarem-se no quadro 50, quando a bola passa para a mão esquerda e, em seguida, se separarem até o quadro 100. É possível fazer isso ao atribuir a Restrição de vínculo à bola, com a mão direita como seu destino no quadro 0 e alterar para a mão esquerda como destino no quadro 50.
Exemplo: Para atribuir a Restrição de vínculo e animar vínculos:
Isso altera a entrada Transformar para Transformar: Restrição de vínculo e adiciona um controlador filho denominado Parâmetros de vínculo: Posição/Rotação/Escala, que se torna o pai imediato das trilhas de transformação individuais. Isso também adiciona uma trilha de controlador denominada Vincular horários: LinkTimeControl.
O propósito do controlador LinkTimeControl é expor as Chaves de restrição de vínculo na barra de trilha para que elas possam ser manipuladas.
Também é possível atribuir a Restrição de vínculo a partir do menu Animação submenu Restrições.
É recomendado aplicar Vínculo para mundo antes de vincular a quaisquer objetos de destino. Isso permite animar o objeto sozinho, antes que ocorra o primeiro vínculo a um objeto de destino.
Isso adiciona uma entrada de Mundo no quadro 0, na lista de vínculos, na implementação Parâmetros de vínculo.
O cilindro torna-se um destino e é adicionado à lista de vínculos. A relação de Restrição de vínculo agora está ativa entre a esfera e o cilindro.
A esfera segue o cilindro conforme ele se move. A esfera está restringida por vínculo.
Agora foi adicionado outro destino que se tornará ativo no quadro 25.
Observe o item "Sphere01: Vincular horários". Essa é uma chave especial que o controlador LinkTimes: LinkTimeControl torna acessível na barra de trilha. É possível usar essas chaves para modificar a animação de vínculo diretamente na barra de trilha, como as chaves de animação regulares ao arrastá-las na linha de tempo ou excluí-las. No entanto, diferente das outras chaves de animação, elas não podem ser clonadas ao pressionar a tecla Shift e arrastar.
Para acessar os parâmetros de Restrição de vínculo pelo painel Movimento:
Após atribuir uma Restrição de vínculo, é possível acessar suas propriedades na implementação Parâmetros de vínculo no painel Movimento. Nessa implementação, é possível adicionar e excluir destinos e animar o tempo em que cada destino se torna o pai do objeto restringido.
Também é possível modificar a animação de quadros de vínculos ao manipular as chaves na barra de trilha e na Vista de trilha. No entanto, os métodos padrão para excluir chaves nesses contextos não se aplicam às chaves de vínculo. Você deve usar a função Excluir vínculo na implementação Parâmetros de vínculo.
Depois de clicar em Adicionar vínculo, defina o controle deslizante de tempo para o quadro no qual o vínculo será ativado e, em seguida, selecione o objeto ao qual deseja vincular. É possível continuar adicionando vínculos desde que Adicionar vínculo esteja ativado. Para sair desse modo, clique com o botão direito do mouse na viewport ativa ou em Adicionar vínculo novamente.
É recomendado que esse seja o primeiro destino na lista. Isso impede que o objeto retorne para sua criação independente ou transformações de animação se outros destinos forem excluídos da lista.
Ao realçar uma entrada de destino na lista, a Hora de início exibe o quadro no qual o objeto se torna um pai. Para alterar quando a transferência de vínculo ocorre, ajuste o valor.