Controles comuns de subobjeto

Muitos controles são comuns para os diferentes tipos de subobjetos em modelos NURBS (com exceção de Importações). Este tópico apresenta os controles que são comuns à maioria dos subobjetos NURBS.

Transformar subobjetos

Uma forma de modificação de um modelo de NURBS é transformando seus subobjetos. A transformação permite alterar interativamente a curvatura e a forma do modelo. A transformação de pontos ou CVs é especialmente útil para ajustar a forma de uma curva ou superfície NURBS.

Também é possível apertar Shift+Clonar na maioria dos tipos de subobjetos, exceto CVs. Para curvas e superfícies, apertar Shift+Clonar exibe uma caixa de diálogo Opções para Clonar Subobjeto, que permite reduzir as dependências relacionais para melhorar o desempenho.

Controles de seleção

Há uma caixa do grupo de Seleção na implementação de todos os subobjetos de NURBS, exceto Importações. Os botões neste grupo permitem controlar quais subobjetos selecionar. Os botões de seleção permitem selecionar subobjetos individualmente, ou múltiplos subobjetos de uma só vez. Por exemplo, a seleção CV de Superfície fornece a opção de selecionar CVs individuais ou selecionar uma linha de CVs na superfície, e assim por diante.

Nota: Não há nenhum modificador para excluir curvas NURBS quando houver réguas flexíveis. Em vez disso, é possível utilizar o modificador Seleção de Superfície NURBS. Consulte NURBS e modificadores.

Os controles de seleção também incluem um nome de campo que permite personalizar o nome de subobjetos de NURBS diferente de CVs. (O campo Nome é apenas o controle de seleção para Importar subobjetos).

Visibilidade

É possível ocultar ou exibir subobjetos de NURBS do mesmo modo que é feito com outros objetos. Subobjetos ocultos são invisíveis em janelas de visão, mas permanecem para renderização. (Em nível de subobjeto, a ocultação não afeta o renderizador). Você não pode selecionar subobjetos ocultos. Ocultar e exibir por nome está disponível para os subojetos de curva e superfície.

Tornar independente

É possível criar um ponto dependente, curva ou subobjeto de superfície independente.

Aviso: Ao criar um objeto independente, você perderá os controladores de animação para todos os objetos que dependem de volta. Ao tornar os objetos de ponto independentes, você perderá os controladores de animação para todos os pontos na curva ou superfície. Também, se você fizer uma curva que recorta uma superfície independente, perderá o recorte da superfície.

Remover animação

Todas as distribuições de subobjeto têm um botão Excluir Animação. Isto remove controladores de animação entre os subobjetos.

Desanexar e copiar

É possível criar uma nova curva ou objeto de superfície ao desanexar um subobjeto de curva ou superfície de um modelo NURBS. Para fazer isso, selecione a curva ou superfície e clique em Desanexar. Uma caixa de diálogo é exibida, que permite que você insira um nome para o novo objeto NURBS. O novo objeto não é mais parte do objeto NURBS original.

Também é possível utilizar o botão Desanexar para criar um novo objeto NURBS que é uma cópia de um subobjeto de curva ou superfície. Para fazer isso, selecione a curva ou superfície e clique para ativar cópia antes de clicar em Desanexar. Uma caixa de diálogo é exibida, que permite que você insira um nome para o novo objeto. O subobjeto de curva ou superfície original continua parte do objeto NURBS enquanto você estiver editando, mas a curva ou superfície copiada agora é um objeto NURBS próprio.

Relacionais

Esta alternância afeta objetos dependentes. Quando desativada, a opção desanexar um subobjeto dependente o torna um objeto independente. Por exemplo, desanexar uma curva U a converte em uma superfície CV. Quando ativado, desanexar um subobjeto dependente também exclui os objetos dependentes, de forma que o objeto permaneça dependente. Por exemplo, desanexar uma curva em U também exclui as curvas que definem.