Use estes controles para criar e editar fluxos. É possível criar um fluxo em qualquer superfície; sua posição vertical é definida por onde o fluxo começa.
Se você mover um fluxo ou segmento de fluxo verticalmente para que ele se aproxime de outro fluxo, ele efetuará o snap no outro fluxo para criar uma interseção válida. Para que isso aconteça, o ângulo entre os dois fluxos deve ser entre 45 e 135 graus, e a interseção deve estar a uma distância razoável do ponto de fluxo (canto). O mesmo se aplica quando você cria ou edita uma rampa: se ela for válida, uma interseção é criada entre o patamar da rampa e um segmento transversal de outro fluxo.
Para dar continuidade a um fluxo, depois de criar o primeiro segmento, continue a mover o mouse e clicar em cada ponto de retorno. Conforme você move o mouse, o segmento que você está criando responde em tempo real. Se o ângulo entre o novo segmento e o anterior for muito pequeno, todos os segmentos no fluxo estarão em branco e contornos laranja aparecerão no fluxo. Isso indica um fluxo inválido, com o qual Preencher não funciona. Se o ângulo for permitido, linhas indicando trilhas de tráfego de pedestres aparecerão em todos os segmentos.
Esquerda: fluxo válido; direita: fluxo inválido
Para concluir a criação de um fluxo, execute um dos seguintes procedimentos:
Na interseção entre dois fluxos com ângulos entre 45 e 135 graus, aparece um símbolo de seta verde de quatro direções (três, se a interseção estiver próxima da extremidade de um fluxo), como na ilustração a seguir. O símbolo indica que os pedestres podem alterar aleatoriamente a direção na interseção.
Se a seta não aparecer, os pedestres poderão cruzar uns com os outros. Para solucionar isto, ajuste o ângulo entre os fluxos e verifique se a interseção está próxima de um ponto de fluxo. Além disso, a alteração da direção não pode ocorrer em rampas, mas sim em patamares de rampa.
Se ambos os fluxos forem unidirecionais (isto , Para frente ou Para trás), o ângulo poderá ser mais agudo do que quando encontra-se entre fluxos bidirecionais.
Criação da intersecção entre fluxos unidirecionais
Depois de criar um fluxo, é possível modificar propriedades como o número de pessoas e seu comportamento usando as configurações da implementação Fluxo.
Quando você cria um fluxo, pode conectar o novo segmento de fluxo a um fluxo existente. Posicione o cursor do mouse sobre o ponto de fluxo na extremidade de outro fluxo e um pequeno contorno verde e quadrado aparecerá em torno do ponto de fluxo. Clique para conectá-los e sair de Criar fluxo.
Para ver um exemplo deste recurso, reproduza o seguinte vídeo:
Preencher fluxos e pessoas não é compatível com as ferramentas de dimensionamento padrão do 3ds Max. Para alterar o tamanho de um fluxo, selecione-o e altere a configuração Largura na implementação Fluxo.
pop.realworldscale = N
onde n é um multiplicador com o valor padrão de 1,0. Observe que isso também afeta o número de pessoas, portanto, você tem mais pedestres com valores menores e menos com valores maiores.
Por exemplo, para diminuir as pessoas à metade do tamanho padrão, consequentemente criando mais pessoas, use:
pop.realworldscale = 0.5
Depois de inserir o comando MAXScript no Ouvinte, clique em Simular para que as alterações no tamanho e na quantidade de pedestres entrem em vigor. Você provavelmente também precisará ajustar as configurações Largura e o Espaçamento entre trilhas para ajustar as pessoas redimensionadas.
Para mover um ponto de fluxo, arraste-o. Para mover um segmento de fluxo, primeiro clique na linha de centro do segmento para selecioná-lo, solte o botão do mouse e arraste a linha de centro. Como alternativa, é possível selecionar o nível de subobjeto (Pontos de fluxo ou Segmentos de fluxo) na pilha modificadora.
Com efeito, mover um segmento de fluxo é o mesmo que mover ambos os seus pontos de fluxo.
Esquerda: ponto de fluxo selecionado; direita: segmento de fluxo selecionado
Para ver uma demonstração a edição dos pontos e segmentos de fluxo de forma interativa, reproduza o seguinte vídeo:
Você também pode excluir segmentos de fluxo no modo Editar fluxo. Selecione um ou mais segmentos ou pontos de fluxo e pressione Delete.
Para estender um fluxo, posicione o cursor do mouse sobre um ponto de fluxo em uma das extremidades do fluxo até que um pequeno contorno verde e quadrado apareça ao redor do ponto de fluxo. Clique para criar um novo segmento de fluxo que é anexado àquele no qual você clicou, mova o mouse para definir a extremidade do novo segmento e clique novamente. Para adicionar vários segmentos, continue a mover e clicar com o mouse.
Para subdividir um segmento, posicione o cursor sobre o segmento, próximo à linha de centro. Uma linha verde no segmento mostra onde a divisão ocorrerá. Mova o mouse se necessário e clique para realizar a subdivisão.
Estendendo um fluxo com Adicionar ao fluxo
Subdividindo um segmento de fluxo com Adicionar ao fluxo
Para criar uma rampa, selecione um ou mais segmentos de fluxo e clique em Criar rampa. Isso adiciona duas novas bordas ao segmento, subdividindo-o em três subsegmentos. O subsegmento central é a rampa, conforme indicado pelas setas em cada extremidade, enquanto que os dois subsegmentos adjacentes são os patamares.
Em seguida, selecione uma ou mais das bordas do subsegmento e mova-as ligeiramente para cima ou para baixo. Se você se movê-las demais, as trilhas de pedestres desaparecerão e o fluxo se tornará inválido.
Para visualizar um exemplo de criação de uma rampa, reproduza este vídeo: