Configurar até mesmo uma pequena render farm pode exigir uma quantidade substancial de tempo. Como uma primeira etapa, verifique se sua rede proposta atende aos requisitos básicos. Você também deve estar familiarizado com o software necessário para renderizar pela rede.
Os servidores de renderização devem atender aos requisitos mínimos para executar o 3ds Max. Para melhorar o desempenho de renderização, use máquinas com processadores mais rápidos, memória adicional e mais espaço de troca. Um servidor de renderização não requer um monitor ao renderizar, ainda que seja útil ter um para configurar. Adaptadores de tela e Aceleradores não fazem diferença no desempenho de renderização.
Para requisitos do sistema operacional, consulte “requisitos do Sistema no Guia de Instalação da Autodesk Backburner em www.autodesk.com/backburner-documentation. Você também precisa estar conectado através de uma rede com o protocolo TCP/IP instalado corretamente. Consulte as instruções para configurar TCP/IP para renderização de rede.
Uma cópia autorizada do 3ds Max é o requisito mínimo. Com esta cópia, é possível configurar o 3ds Max em diversas máquinas para a finalidade de renderização de rede. Tópicos posteriores fornecem detalhes específicos para realizar uma configuração personalizada em cada máquina. Durante esta configuração, programas necessários para renderizar em uma rede são instalados e registrados.
Quatro programas diferentes interagem para realizar renderização de rede. As seguintes descrições identificam esses programas e fornecem uma visão geral de seu uso.
3ds Max é usado para iniciar as atribuições do trabalho. Enviar um trabalho de renderização de rede da caixa de diálogo Configuração de Renderização, Renderizar para Textura, ou Executar uma pós-produção do vídeo. O aplicativo também é usado pelos servidores de renderização para renderizar o trabalho.
Quando executado, este aplicativo define um computador como administrador de rede. Alternativamente, é possível executar Manager como um serviço ao instalar managersvc.exe. Consulte Instalar os serviços de rede.
O programa gerenciador gerencia a comunicação com os servidores de renderização durante um trabalho de renderização de rede. Isso pode ser definido em qualquer computador na rede. No entanto, se os arquivos grandes forem enviados e vários servidores de renderização forem usados, um computador rápido com uma grande quantidade de espaço em disco é a melhor opção. Em quase todos os cenários de renderização de rede, você somente tem um único Manager executando em toda a rede.
Quando executado, este aplicativo configura o computador onde é executado para ser usado como um servidor de renderização. Alternativamente, é possível executar Server como um serviço ao instalar serversvc.exe. Consulte Instalar os serviços de rede.
O programa do servidor envia seu endereço IP local para o programa Manager, que por sua vez registra o servidor, para que estejam disponíveis para renderização de rede da atribuição de um trabalho. Quando o servidor recebe um trabalho do gerenciador de rede, ele inicia uma cópia local do 3ds Max para efetuar a renderização. O servidor, envia o quadro completo para um diretório destino e começa a renderização do próximo quadro enviado para o Manager. O servidor desliga o processo do3dsmax.exe3dsviz.exe quando ele não for mais necessário.
Este programa independente, denominado Queue Monitor, fornece uma interface do Windows que permite que você monitore e agende renderização de rede. Já que o Queue Monitor é um programa independente, você poderá iniciá-lo a qualquer momento a partir de qualquer computador em sua rede. O único requisito é que você estabeleça uma conexão TCP/IP com o computador que esteja executando o manager.
Você pode carregar o Queue Monitor em cada servidor e usá-lo para monitorar o andamento da renderização localmente. Também é possível se conectar com o Queue Monitor remotamente usando o Acesso Remoto do Windows NTo.