Utilize a caixa de diálogo Gerenciador de Reação para configurar e modificar os Controladores de reação. O Gerenciador de reação permite adicionar e excluir mestres e escravos, definir estados de reações, usar um gráfico para visualizar e modificar reações com curvas e mais.
Exemplo: para usar a caixa de diálogo Gerenciador de Reação:
A finalidade deste procedimento é mostrar diferentes formas de utilizar o Gerenciador de Reação. Antes de tentar isto, sugerimos que, primeiro, siga o procedimento de introdução no tópico Controladores de Reação: Exemplo: para fazer a posição de uma esfera reagir à posição de uma caixa.
A viewport deve parecer com a seguinte ilustração:
É possível utilizar o controle deslizante para controlar dois escravos separadamente: valores negativos para a posição X da caixa e valores positivos para o parâmetro Hemisfério da esfera.
O valor atual do controle deslizante é 0.
Neste ponto, a caixa de diálogo está vazia.
Na lista Reações, o valor Slider01 / da entrada mestre é exibido.
Na lista de Reações, a entrada escrava Box01 / Posição X aparece na entrada principal. Além disso, um novo é exibido na lista Estados para a trilha escrava recém-adicionada. Isso simplesmente indica que, quando o valor do controle deslizante é 0, a posição X da caixa deve manter o valor atual. No entanto, uma reação precisa de, pelo menos, dois estados para ser significativa. Você aprenderá a fazer isso em breve.
Em seguida, mostraremos uma maneira diferente de adicionar uma trilha escrava.
Isso faz com que o menu pop-up apareça no cursor do mouse.
A trilha Hemisfério da esfera é adicionada como escrava do controle deslizante, e um novo estado para os dois é adicionado à lista Estados.
Existem agora dois estados na lista Estados, mas, em ambos os casos, o valor de estado (isto é, o valor do controle deslizante) é o mesmo e, portanto, somente um deles é necessário. É possível solucionar isso adicionando a trilha escrava Hemisfério ao primeiro estado e depois eliminando o segundo estado.
Isto adiciona a trilha Hemisfério ao Estado01.
Agora, é possível excluir o segundo estado supérfluo.
O Estado02 desaparece.
No momento, a caixa se encontra no local em que foi criada, mas talvez você queira começar em um local diferente. No entanto, como a caixa é escrava do controle deslizante, não será possível movê-la livremente no eixo X. É possível utilizar o Gerenciador de reação para definir a posição X da caixa como um valor específico.
Talvez você ache difícil definir um valor exato ao arrastar, o que altera somente o valor em décimos (e intervalos maiores). É possível utilizar o teclado para especificar um valor exato.
O valor é realçado e se torna um campo editável pelo teclado.
O valor é agora exibido como – 50.000.
É possível utilizar o mesmo método com mouse e teclado para alterar também os valores de estado (principal).
Em seguida, vamos aprender a usar Criar Modo para criar novos estados livremente.
Primeiro, é possível definir um novo estado para mover a caixa para a esquerda para os valores negativos de controle deslizante.
Não é possível fazer isso, porque é escrava do valor do controle deslizante.
Quando Criar modo está ativado, é possível alterar as propriedades mestras e escravas e utilizar as propriedades atuais para criar novos estados.
Realçar a entrada escrava permite manipular o valor escravo de modo interativo na viewport enquanto Criar modo está ativado. Então, ao clicar em Criar Estado, um novo estado é criado somente para aquele escravo. Se, em vez disso, você realçar o mestre, poderá manipular todos os escravos livremente, mas, em seguida, clicar em Criar estado criará um novo estado para todos os escravos. O Gerenciador de Reação é uma ferramenta complexa, assim, no geral, é melhor manter os dados o mais simples possível.
O Gerenciador de Reação adiciona um novo estado, Estado02 , com o valor do estado (controle deslizante) a – 100.0 e a caixa em sua nova posição X.
Em seguida, você definirá um novo estado, de forma que a metade direita do intervalo do controle deslizante afete o valor de Hemisfério da esfera.
O parâmetro de Hemisfério não estará disponível, porque é escravo do valor do controle deslizante.
O parâmetro de Hemisfério agora está disponível.
O Gerenciador de Reação adiciona um novo estado com o valor do estado (controle deslizante) em 100.0, e o valor Esfera01 / hemisfério em 0.750.
Além disso, se você clicar em Slide01 / Valor na lista Reações, poderá ver no gráfico que mostra o valor do controle deslizante no eixo horizontal e as duas reações no eixo vertical. A escala entre os dois difere consideravelmente, portanto, a reação do Hemisfério no lado direito do gráfico se parece com uma linha reta, mas, ao clicar na entrada escrava de Esfera01 / Hemisfério na lista de Reações, o gráfico mostra um aumento estável de 0,0 a 0,75.
Na metade esquerda do intervalo do controle deslizante, a caixa se move ao longo do eixo X. Na metade direita do intervalo, o valor do Hemisfério da esfera muda.
Para concluir o procedimento, é possível tentar usar o gráfico para alterar uma reação.
Isto adiciona um novo ponto na curva e um novo estado na lista de Estados.
Conforme o controle deslizante se move de 0 a 100, o valor do Hemisfério aumenta tanto que a esfera desaparece e, em seguida, diminui para ser possível visualizar o quarto superior da esfera.
Este foi um breve tour por alguns dos recursos da caixa de diálogo Gerenciador de reação. Para obter mais informações, consulte a seção " Interface”, abaixo.
A interface da caixa de diálogo Gerenciador de Reação consiste de três partes: a lista de Reações, a lista de Estados e o gráfico. Cada um tem sua própria barra de ferramentas. Cada lista contém linhas e colunas; os cabeçalhos de coluna usam a funcionalidade padrão do Windows. Para redimensionar uma coluna, arraste o divisor para a direita do seu cabeçalho ou dimensionar automaticamente uma coluna para ajustar sua entrada mais ampla, clicando duas vezes no lado direito do cabeçalho divisor. Para alterar o tamanho vertical de uma seção de lista, arraste o divisor horizontal na parte inferior da lista e faça a escala de todas as três seções proporcionalmente, arraste a parte inferior da caixa de diálogo. Também é possível alterar o tamanho da caixa de diálogo arrastando um lado ou um canto.
É possível utilizar os métodos padrão para realçar os itens da lista para outras ações. Realce um único item ao clicar nele. Realce vários itens contíguos ao clicar no primeiro item e, a seguir, Shift+ clicar no último. Utilize a combinação de Ctrl+ clicar para realçar os itens não contíguos e para alternar o realce de um único item.
Na maioria dos casos, se uma célula na lista de Reações ou de Estados tiver um valor numérico único, é possível alterar o valor ao arrastar verticalmente na célula. Clique e mantenha pressionado o número na célula e, a seguir, mova o mouse para cima para aumentar o valor ou para baixo para diminuí-lo. A única exceção são os valores Inicial e Final para objetos mestre; é possível alterar os valores apenas modificando o escravo do valor Inicial ou Final. Também é possível modificar um campo de um valor ao clicar duas vezes e, a seguir, editar com o teclado. Se um campo tiver vários valores numéricos, é preciso manipular o objeto diretamente nas viewports ou na caixa de diálogo.
A caixa de diálogo também tem um menu de contexto para gerenciar reações e estados, disponível ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar na caixa de diálogo, exceto no gráfico da seção.
A lista de Reações exibe uma vista hierárquica das relações mestre-escravo de objetos com controladores de reação na cena. É possível usar seus controles para adicionar e excluir mestres e escravos, alterar quadros iniciais e finais e alternar o uso da curva de gráfico. Estes controles estão disponíveis na barra de ferramentas acima da lista e na própria lista.
Coloca-o no modo Adicionar Mestre. Clique em um objeto em uma viewport e, a seguir, use o menu suspenso para selecionar uma trilha de animação para utilizar como mestre. Como alternativa, selecione uma trilha na Vista de Trilha ou a partir do painel Movimento lista de implementação Atribuir Controlador.
Usando o menu pop-up, é possível escolher apenas uma trilha no final da hierarquia de menu; por exemplo, Transformação Posição
Posição X. Se você escolher o nome do objeto na parte superior do menu, o Gerenciador de reação o listará como Posição do espaço global, para que seja possível usar sua posição tridimensional no Sistema de coordenadas global para controlar seus escravos.
Para utilizar uma trilha de Rotação ou Posição para o mestre, clique em Adicionar Mestre e, a seguir, clique na trilha na Vista de Trilha ou no painel de Movimento lista de implementação de Atribuir Controlador. No último caso, o objeto já deve ser selecionado nas viewports antes de clicar em Adicionar Mestre para que seja exibido na lista de implementação Atribuir Controlador. Se estiver usando a Vista de Trilha, é possível abrir a caixa de diálogo da Vista de Trilha antes ou depois de clicar em Adicionar Mestre.
Coloca-o no modo Adicionar Escravo, permitindo atribuir uma trilha escrava ao mestre realçado no momento na lista de Reações. Realce um mestre e, a seguir, clique em Adicionar Escravos. Clique em um objeto em uma viewport e, a seguir, use o menu suspenso para selecionar uma trilha de animação para utilizar como escravo. Como alternativa, selecione uma trilha na Vista de Trilha ou a partir do painel Movimento lista de implementação Atribuir Controlador. Esta opção só está disponível quando um mestre é realçado na lista de Reações.
Para adicionar vários escravos, clique em Adicionar Escravos e, a seguir, pressione H para abrir a caixa de diálogo Selecionar Objeto. Realce os objetos para adicionar e, a seguir, clique em Selecionar. O menu pop-up então aparece, solicitando que seja selecionada uma trilha de animação para utilizar como escravo. A mesma trilha é utilizada a partir de cada objeto. Como alternativa, selecione os objetos e, a seguir, utilize Adicionar Selecionado (consulte a seguir).
Se vários mestres são realçados ao adicionar um escravo ou um conjunto de escravos, o escravo é adicionado ao primeiro mestre na lista.
Se qualquer estado for realçado na lista de Estados, o novo escravo é adicionado aos estados realçados. Se nenhum estado estiver realçado na lista de Estados, o Gerenciador de Reação cria um novo estado com o escravo adicionado.
Permite adicionar trilhas escravas até o mestre atual para qualquer objeto selecionado nas viewports. Abre um menu suspenso onde é possível escolher uma trilha. Quando são selecionados vários objetos, esta trilha é adicionada adicionado como um escravo para cada objeto selecionado. Esta opção só está disponível quando um mestre for realçado na lista de Reações, ao menos, um objeto é selecionado nas viewports.
Se vários mestres forem realçados, os escravos são adicionados ao primeiro mestre na lista.
Se qualquer estado for realçado na lista de Estados, o novo escravo é adicionado aos estados realçados. Se nenhum estado estiver realçado na lista de Estados, o Gerenciador de Reação cria um novo estado com o escravo adicionado.
Exclui todos os itens realçados na lista de Reações.
Se excluir um escravo, qualquer definição de estado relacionado é excluída da lista de Estados, embora os estados em si permaneçam. Se você excluir um mestre, todos os seus escravos e qualquer estado relacionado também são excluídos.
Quando ativado, exibe os dados na lista de Reações somente para os objetos selecionados nas viewports. Isso permite restringir as configurações de reação de exibição a objetos de interesse imediato, sem ter que navegar por longas listas de parâmetros.
Quando desativado, mostra todos os objetos e estados, independentemente do status da seleção da viewport.
Se o mestre estiver selecionado na viewport, Mostrar Selecionados exibe todos os escravos na lista de Reação, se estiverem selecionados ou não.
Atualiza os conteúdos da lista com base na seleção atual. Disponível somente quando Mostrar Selecionado estiver ativado e a seleção de viewport for alterada.
Essas colunas mostram o primeiro e último quadro da animação para que a relação mestre-escravo esteja em vigor. Estes padrões são para segmento de tempo ativo. Utilize métodos padrão para alterar esses valores.
Se vários escravos atribuído ao mesmo mestre tiverem valores diferentes de Início ou Fim, os campos de Início e Fim do mestre estão em branco.
Esta coluna amostra um X quando o curva de gráfico é utilizada para modificar a Força, Influência e Enfraquecimento. Para especificar numericamente na lista de Estados, clique no campo para alternar o X. Disponível somente para escravos.
Um estado descreve a interação entre um mestre e seus escravos. Em cada estado, especifique um valor ou conjunto de valores para a trilha mestre e os valores correspondentes para cada escravo. Em seguida, como um valor de trilha mestre muda na cena, os valores escravos seguem de acordo com as especificações de estados.
A lista Estados exibe todos os estados para a reação realçada na lista de Reações. Qualquer membro de uma reação (mestre e/ou escravos) pode ser realçado na lista Reações para que seus estados apareçam na lista de Estados. Se os membros de várias reações forem realçadas, a lista de Estados reflete os valores somente para a primeira reação realçada.
É possível usar as ferramentas na lista Estados para adicionar e modificar os estados e seus nomes. Para alterar um nome de estado, clique duas vezes no texto lentamente(não dê dois cliques seguidos). Ou, se o nome do estado já estiver realçado, clique nele uma vez. O texto é exibido realçado e aparece uma caixa em torno dele para mostrar que é possível ser editado. É possível renomear apenas nomes de estado, não as trilhas escravas memorizadas.
É possível alterar os valores para os escravos de valor numérico único nesta lista ao arrastar verticalmente sobre o valor.
As seguintes descrições são para alterar os valores de modo interativo nas viewports, utilizando os controles da lista de Estados.
A diferença entre criar um estado para dentro ou para fora de Criar Modo, é que, neste modo, é possível manipular as trilhas de reação para todos os objetos, mas com ele desativado, é possível manipular a trilha de reação somente para a mestre.
Quando se cria um estado, o 3ds Max atribui um nome padrão (Estado##) e exibe suas trilhas escravas sob o nome do estado.
O conteúdo do novo estado depende do que está realçado na lista de Reações. Se o mestre for realçado, um novo estado especifica os valores para o estado (por exemplo, trilha mestre) e de todos seus escravos. Se um ou mais escravos estiverem realçados na lista Reações, o novo estado especifica valores para o mestre e somente os escravos realçados.
Se realçar um nome escravo, é possível editar seu valor para o estado atual. Se realçar um nome de estado e, a seguir, clicar em Editar Modo, é possível editar qualquer uma das trilhas escravas. Para sair deste modo e testar os novos valores, clique novamente em Editar Modo.
Conforme se manipula o objeto, o valor é atualizado imediatamente e o novo valor é exibido na lista de Estados. Se os escravos em vários estados são realçados, os valores são atualizados apenas de acordo com o primeiro estado.
Os seguintes três parâmetros, que aparecem como colunas na lista de Estados, são aplicados aos escravos e normalmente são controlados pela curva de gráfico. Eles estão disponíveis somente se o escravo desativar a curva na lista Reações.
Estes parâmetros são baseados no fato de que estados podem influenciar uma a outra, para que se obtenha uma fusão entre eles.
O gráfico do Gerenciador de Reação exibe as curvas dos valores do mestre no eixo horizontal e os valores escravos no eixo vertical. Exibe dados de todos os estados para itens realçados na lista Reações. Se um principal for realçado, o gráfico mostra as curvas dos estados para todos os seus escravos. Se um ou mais escravos forem realçados, mas o mestre não, o gráfico mostra os dados somente para os escravos. É possível editar os dados utilizando o gráfico ao arrastar os pontos.
Os controles do gráfico são similares àqueles encontrados em outros desenhos no 3ds Max, como aimplementação e Saída do Editor de Material. A barra de ferramentas acima do gráfico oferece funções para mover e classificar os pontos no gráfico, bem como inserir novos (isto é, novos estados). As mesmas funções estão disponíveis ao clicar com o botão direito do mouse no gráfico, e se clicar sobre um gráfico de pontos, é possível definir para o Canto e dois diferentes tipos de Bezier. Se você selecionar um ponto Bezier, poderá reformatar a curva movendo suas alças. É possível arrastar uma região para selecionar vários pontos e, a seguir, editar de forma conjunta. Utilize a barra de ferramentas sob o gráfico para usar o modo panorâmico e zoom no gráfico.
O menu de contexto do botão direito do mouse do Gerenciador de Reação fornece acesso rápido a várias funções de uso comum. Também contém a função Substituir Mestre, que não está disponível em qualquer lugar na interface da caixa de diálogo. Para abrir o menu de contexto, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar na caixa de diálogo Gerenciador de Reação, exceto na seção do gráfico.
Coloca-o no modo Adicionar Mestre. Clique em um objeto em uma viewport e, a seguir, use o menu suspenso para selecionar uma trilha de animação para utilizar como mestre. Como alternativa, selecione uma trilha na Vista de Trilha ou a partir do painel Movimento lista de implementação Atribuir Controlador.
Para obter mais informações, consulte Adicionar Mestre.
Permite substituir o mestre atual. Utilize o método padrão para escolher outro mestre, conforme descrito em Adicionar Mestre.
Utilize esta função para especificar um mestre quando se abre o Gerenciador de Reação ao atribuir um Controlador de reação a um escravo.
Permite adicionar um escravo ao mestre atual. Para obter mais informações, consulte Adicionar Escravos.
Permite adicionar objetos selecionados como escravos ao mestre atual. Para obter mais informações, consulte Adicionar Selecionado.
Exclui todos os itens realçados na lista de Reações. Para obter mais informações, consulte Excluir Selecionados.
Permite que criar estados importantes ao manipular objetos nas viewports. Para obter mais informações, consulte Criar Modo.
Adiciona um novo estado para a lista de estados da reação atual. Para obter mais informações, consulte Criar Estado.
Adiciona um escravo a um estado no qual este não participa no momento. Para usar, realce o escravo na lista de Reações, realce um estado na lista Estados e, a seguir, selecione Anexar Selecionado.
Atualiza o estado realçado (trilha mestre) ao valor atual. Para obter detalhes, consulte Definir Estado.
Exclui os itens realçados na lista de estados.
Permite alterar os valores de escravos no estado atual. Para obter detalhes, consulte Editar Modo.
Abre a Vista de Trilha, exibindo as trilhas de reação somente para escravos e mestres realçados.
Abre a Vista Esquemática, com as trilhas de reação expandidas para os escravos e mestres realçados.