Esta janela tem controles para:
Quando você escolhe o comando Visualizar arquivo de imagem no menu Renderização, o 3ds Max exibe imagens paradas e sequências de imagem em uma versão com poucos recursos da Janela do quadro de renderização. Quando você visualiza arquivos de imagem numerados sequencialmente ou imagens em um arquivo IFL, esta janela exibe setas de navegação que permitem a você percorrer as imagens.
A barra de título da Janela do quadro renderizado inclui estas informações:
Por exemplo, uma imagem em quatro cores com um canal alfa mostrará "16 Bits/Canal de Cor RGBA"; um bitmap com uma profundidade de cor limitada pode mostrar "8 Bits/Pixel de cor indexada" e assim por diante.
Estes controles dão acesso às configurações de renderização tais como predefinições e à viewport a renderizar, bem como ao comando Renderizar. Para alternar a exibição destes controles, clique no botão Alternar IU no canto inferior direito da barra de ferramentas Janela do quadro renderizado.
Ao usar Região, Recorte ou Ampliação, defina a região com o controle Editar Região (veja a seguir). Alternativamente, é possível definir a região automaticamente para a seleção atual com a opção Região Automática Selecionada (veja também o seguinte).
Se Área a renderizar estiver definida como Vista ou Selecionado, clicar em Editar Região alterna para o modo Região.
Quando Área a renderizar está definida como Recorte ou Ampliação, você pode editar a região somente na viewport ativa, pois nesses casos a Janela do quadro renderizado não reflete necessariamente a mesma área da viewport. Portanto, também nos modos Recorte e Ampliação, um ícone de aviso aparece à direita de Região automática selecionada. A dica da ferramenta do ícone sugere que edite a região na viewport. Também aparece um aviso no modo Região se a área da Janela do quadro renderizado não corresponder à viewport ativa.
Ativar Editar região ativa automaticamente a função Exibir os quadros seguros na viewport ativa.
Se Área a renderizar estiver definida como Vista ou Selecionado, clicar em Região Automática Selecionada alterna para o modo Região.
Esta opção difere da opção Área a renderizar Selecionado na medida em que considera todos os elementos da cena que afetem sua aparência. Isto inclui as sombras, reflexão, iluminação direta e indireta e assim por diante. Além disso, Selecionado substitui todo o conteúdo da Janela do quadro renderizado (exceto os objetos selecionados) pela cor de fundo, mas Pixels de Subconjunto substitui somente pixels usados pelos objetos selecionados renderizados de novo.
A renderização Pixels de Subconjunto é particularmente útil ao executar uma renderização interativa ao ajustar iluminação, sombras e outros elementos da cena para um objeto particular ou conjunto de objetos na cena. Ele permite repetir a renderização várias vezes para ver os resultados de alterações isoladas sem influenciar o resto da saída renderizada.
O controle da caixa de diálogo Configurações de Renderização equivalente é a configuração de suavização de serrilhado de Renderização do Pixel de Subconjunto.
A lista suspensa contém todas as viewports disponíveis em todos os layouts de viewport. Cada viewport é listada com o nome do layout primeiro, seguido por um hífen e, em seguida, o nome da viewport. Por exemplo: "Linha 1, Linha 2 - Frontal". Por este motivo, para identificar facilmente viewports, atribua nomes significativos aos seus layouts, tais como "Aproximações".
A ativação de uma outra viewport na interface principal atualizará automaticamente essa configuração se Bloquear viewport (consulte a seguir) estiver desativado.
Quando desativado, ativar uma viewport diferente na interface de usuário principal atualiza o valor da Viewport.
Use essa opção quando executar iterações rápidas na imagem, normalmente em partes; por exemplo, trabalhar em configurações de coleta final, reflexões ou objetos específicos, ou em áreas da cena.
Essa opção também está disponível em um menu suspenso no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo Configuração de renderização. E você pode renderizar em qualquer modo no submenu Renderizar na barra de ferramentas principal.
É possível deixar o Seletor de cores exibido enquanto clica com o botão direito do mouse em outros pixels na Janela do quadro renderizado (alterar o valor atual no Seletor de cores altera a amostra de cor na barra de ferramentas da Janela do quadro renderizado, mas não altera a cor dos pixels na imagem renderizada).
Na maioria dos arquivos, somente estão disponíveis canais RGC e alfa. Se você renderizar um arquivo RPF ou arquivo RLA, podem estar presentes canais adicionais.
A Janela do quadro renderizado exibe canais não visuais, tais como ID de material ou o G-Buffer, usando cores que atribui aleatoriamente a diversos valores.
Camada não mostra informações adicionais de outros canais. Isto é particularmente útil quando a cena contém objetos que obstruem outros e você ativou a alternância Renderizar objetos obstruídos para estes objetos Tenha em atenção que renderizar objetos obstruídos aumenta o tempo de renderização.
Ao visualizar arquivos numerados sequencialmente (tais como image0005.jpg) ou arquivos IFL, as setas exibem o próximo arquivo ou anterior na sequência. Para pular para a primeira imagem ou a última imagem na sequência, mantenha pressionado Ctrl e clique em uma seta.
Esta opção somente está disponível quando usa o comando Ver arquivo de imagem no menu Renderização.