No mundo real, a intensidade da luz diminui ao longo da distância. Os objetos que estão longe da fonte de luz parecem mais escuros do que objetos junto à fonte. Este efeito é conhecido como atenuação.
Imagem à direita renderizada com atenuação
Na realidade, a luz atenua em uma taxa de quadrado inverso, isto é, sua intensidade diminui proporcionalmente ao quadrado da distância a partir da fonte de luz. É comum que a atenuação seja superior quando a luz é obstruída por pequenas partículas na atmosfera, especialmente quando existem nuvens ou névoa presentes.
As luzes fotométricas atenuam sempre na taxa de quadrado inverso. Este é um dos motivos pelo qual é importante que as cenas com uma solução de radiosidade usem dimensões e unidades do mundo real.
Por predefinição, as luzes padrão não ficam atenuadas. Consequentemente, a distância de um objeto a partir da luz não importa, somente o ângulo da luz para a superfície tem efeito sobre a iluminação, a não ser que você ative a atenuação. É possível controlar manualmente a taxa de atenuação para luzes padrão. Você também pode usar a atenuação com o mapa RayTrace. Se sua cena usar luzes padrão, deve considerar a possibilidade de adicionar a atenuação sempre que possível, por dois motivos:
Para as luzes padrão, é possível definir explicitamente o início e final da atenuação. Isto é executado parcialmente para que não seja necessário preocupar-se sobre como configurar estritamente distâncias realistas entre objetos de luz e os objetos que iluminam. Mais importante ainda, este recurso permite a você ajustar o efeito de atenuação. Em cenas exteriores, a atenuação pode melhorar o efeito de distância. Em uma configuração interna, a atenuação é útil para fontes de luz de baixa intensidade, como velas.
Para as luzes padrão, é possível definir os parâmetros de atenuação na implementação de Intensidade/Cor/Atenuação da luz. Para o mapa RayTrace, você define os parâmetros na implementação de Atenuação do mapa.