Há dois métodos para armazenar alfa em um bitmap: pré-multiplicado e não pré-multiplicado.
Para compor uma imagem no formato não pré-multiplicado, o alfa deve ser multiplicado pelos canais R, G e B antes de adicioná-lo à cor da imagem do plano de fundo. Isto fornece o efeito de transparência correto, mas deve ser executado sempre que compor. Com o alfa pré-multiplicado, você armazena os componentes R, G e B com alfa já multiplicado, para que a composição seja mais eficiente.
Esta não o único motivo pelo qual o 3ds Max armazena as imagens no formato pré-multiplicado. Ao renderizar uma imagem, normalmente você pretende que as bordas dos objetos sejam suavizadas. Este efeito é obtido ao determinar a cobertura fracionária dos pixels na aresta do objeto e, em seguida, ajustar o alfa de pixel para refletir isto. Por exemplo, um pixel que é 30% coberto pelo objeto terá um alfa de 0.30.
Para suavizar as bordas, o alfa deve ser pré-multiplicado para escurecer estes pixels das bordas. (Isto é equivalente à composição da imagem sobre uma imagem negra). Nesse sentido, é natural que as imagens renderizadas tenham o alfa pré-multiplicado. Se você não efetuar a pré-multiplicação do alfa de uma imagem renderizada, então basta olhar para RGB e verá irregularidades nas bordas dos objetos. Você necessita de efetuar a composição em um fundo negro usando o canal alfa sempre que você deseja visualizá-lo.
Se a opção Usar Alfa de Ambiente estiver desativada (a predefinição), o plano de fundo recebe um valor alfa de 0 (completamente transparente). Se a opção Usar Alfa de Ambiente estiver ativada, o alfa da imagem resultante é uma combinação da cena com o canal alfa da imagem do plano de fundo. Além disso, quando você efetua a renderização para arquivos TGA com o Alfa Pré-multiplicado desativado, ative a opção Usar Alfa de Ambiente para evitar a criação de resultados incorretos.