A caixa de diálogo Parâmetro de fiação lhe permite definir as relações para a Parâmetros de fiação. Nessa caixa de diálogo, é possível criar novas relações de controle de uma ou duas vias entre os parâmetros do objeto, editar as relações existentes e criar ou editar as expressões que definem as relações do parâmetro.
Somente os parâmetros que podem ser animados podem ser ligados. Os subobjetos, tais como os vértices, devem ser animados antes de serem ligados.
Os fios do parâmetro podem ser usados para estabelecer as conexões dos Manipuladores e dos Atributos personalizados com objetos, materiais e modificadores.
Exemplo: para usar uma expressão com parâmetros de fio:
Uma linha tracejada de banda elástica agora conecta a caixa ao cursor do mouse.
A posição da esfera e o comprimento da caixa estão agora ligados.
Observe que à medida que a esfera se move na viewport, o comprimento da caixa é alterado. Usar abs() assegura que a caixa nunca tenha um comprimento negativo.
Para controlar os diversos parâmetros escravos de um parâmetro mestre:
É possível repetir este ciclo para configurar tantos escravos quanto você desejar. O resultado é uma "convergência" das fiações do parâmetro, para que você possa controlar todos os parâmetros filhos em simultâneo à medida que altera o parâmetro mestre.
Para criar uma cadeia de parâmetros conectados:
É possível repetir este ciclo continuando a alternar entre parâmetros filho ou pai quantas vezes desejar. O resultado é uma "cadeia em série" das ligações do parâmetro, para que, quando você alterar o parâmetro mestre original, cada parâmetro escravo mantém uma relação constante com o parâmetro seguinte em uma linha de parâmetros.
Para editar os parâmetros conectados entre os nós da cena:
Se você criar ou herdar uma cena contendo parâmetros conectados e deseja editar uma determinada relação, é possível usar a opção Vista esquemática para localizar a relação e abrir a caixa de diálogo Fiação de parâmetro.
A caixa de diálogo Vista esquemática abre-se mostrando os nós da cena e a opção Exibir flutuador.
Qualquer fiação entre os nós aparece como linhas da mesma cor que o botão Fiação de parâmetro.
A relação conectada surge uma dica de ferramenta.
Isto abre a caixa de diálogo Fiação de parâmetro com os parâmetros conectados realçados e as configurações atuais ativas.
Para editar os parâmetros conectados em um único nó da cena:
Se os parâmetros estiverem conectados em um nó da cena, como a posição de um objeto em relação a um parâmetro de um modificador aplicado ao objeto, a fiação pode não estar imediatamente evidente na Vista esquemática. No entanto, é possível usar outras opções de exibição adicionais para exibir a fiação.
A caixa de diálogo Vista esquemática abre-se mostrando os nós da cena e a opção Exibir flutuador.
Não existe qualquer alteração porque a fiação de parâmetro está dentro do objeto. Sua estrutura interna necessita de ser expandida para ver a fiação.
Para a Vista esquemática mostrar esse arame, é necessário ativar esses interruptores Exibir flutuador, no grupo Entidades:
A ilustração seguinte representa um vínculo entre a posição e raio do objeto.
A caixa de diálogo apresenta duas vistas em árvore que exibem os parâmetros animados de todos os objetos visíveis na cena. Os nomes dos objetos atualmente selecionados aparecem na parte superior. As vistas em árvore exibem os objetos na cena e permitem-lhe selecionar e conectar todos os parâmetros animados dos objetos na cena e a própria cena.
As vistas em árvore são codificadas por cores para mostrar a fiação existente. Um parâmetro com um controlador de arame atribuído (como o membro de um par de duas vias ou como o parâmetro filho em um arame de via única) é exibida a vermelho. Quando um parâmetro controlado por arame é selecionado, todos os parâmetros conectados diretamente ao mesmo são exibidos a texto verde em outra Vista em árvore. Em ambos os casos, se o parâmetro estiver dentro de uma trilha que não está expandida, a trilha contenedora será exibida em vermelho ou verde para que seja possível expandir as trilhas para localizar os fios.
Os botões acima das vistas em árvore são:
Na Vista de trilha, o subcontrolador de animação aparece como uma trilha aninhada dentro da trilha do parâmetro mestre. Seus valores simulam e correspondem diretamente os valores do parâmetro mestre. Se o subcontrolador for passível de receber um quadro-chave (que é o padrão quando uma fiação bidirecional é estabelecida inicialmente), será possível aplicar quadros-chave ajustando qualquer um dos parâmetros ligados. Isso significa que se você aplicar um quadro-chave no par conectado ao ajustar o parâmetro filho, os valores do quadro-chave no subcontrolador de animação são derivados a partir da expressão de transferência do parâmetro mestre. Uma vez que o par conectado pode ser animado por meio de qualquer parâmetro, a escolha do parâmetro mestre é essencialmente uma convenção.
Entre as vistas em árvore existem três botões de controle da direção. É possível selecionar somente um deles por vez. Estes botões determinam a direção de controle, de via única ou de duas vias:
O botão Conectar/Atualizar altera sua etiqueta dependendo de se clicar nele adiciona um novo fio a parâmetros não ligados anteriormente (Conectar) ou altera as expressões ou a direção de um arame existente (Atualizar). As alterações aos arames existentes somente são aplicadas ao clicar em Atualizar.
O botão Desconectar será ativado quando você tiver selecionado os parâmetros com um fio existente entre eles. Ele removerá o(s) controlador(es) do arame e o(s) substituirá pela trilha de animação do parâmetro mestre (se tiver duas vias) ou por controladores padrão (se tiver uma via).
Sob as árvores do parâmetro estão as janelas de expressão da transferência. Essas expressões determinam a forma como as alterações feitas em um parâmetro afetam o outro. Normalmente, uma expressão é o inverso da outra. (É possível inserir expressões para os dois parâmetros que não são inversos entre si, mas isso não é recomendado porque o resultado da fiação será diferente consoante o parâmetro que você altere primeiro).
Quando você conecta os parâmetros em primeiro lugar, as expressões padrão são vínculos 1 para 1 simples entre os parâmetros. É possível editar as expressões nestas janelas. Uma expressão válida produz um resultado do tipo correto para seu parâmetro. Por exemplo, se você vincular um parâmetro como a altura (que contém um valor flutuante) em um parâmetro como a posição (que contém um valor point3), suas expressões devem incluir as conversões que produzem o mesmo tipo de valor de saída.
Para obter mais informações sobre a sintaxe da expressão, consulte o tópico "Controladores de script" em Ajuda de MAXScript.
Para os arames de via única, a janela de expressão para o controle do parâmetro não está disponível, já que não existe qualquer Controlador do arame atribuído à mesma.
Para os arames de duas vias, as janelas de expressão da transferência estão habilitadas.