Sobre a criação de símbolos de tolerância geométrica (AutoCAD Mechanical)

A tolerância geométrica é uma estrutura retangular que é dividida em duas ou mais seções.

Anatomia do símbolo

As seções contêm o símbolo das características que serão toleradas, o valor de tolerância e, se for necessário, a letra ou as letras que identificam a referência com respeito à que é especificada a tolerância. A tolerância geométrica é ligada com a operação da tolerância através de uma linha de chamada de detalhe que termina em uma seta.

Uma tolerância geométrica aplicada a uma operação define a zona de tolerância onde deve ser contida a operação. É possível complementar os símbolos da tolerância geométrica com notas. Caso necessário, é possível especificar mais de uma característica de tolerância para uma operação; as especificações de tolerância aparecerão nas estruturas de tolerâncias geométrica situadas uma embaixo da outra.

A aparência do símbolo depende da norma de desenho atual e revisão que você selecionou.

Linhas de chamada ortogonais

Quando você anexa uma tolerância geométrica a um objeto, o AutoCAD Mechanical força que o primeiro segmento da chamada de detalhe seja perpendicular ao objeto anexado. Os seguintes segmentos da chamada de detalhe são forçados para serem horizontais ou verticais. Se você deseja alterar este comportamento, pressione a tecla Liga/Desl modo ortogonal de chamada de detalhe de símbolo (Shift + F, por padrão) à medida que move a mira.

Linhas de extensão da superfície

Se você move o ponto inicial da chamada de detalhe para além do final de uma linha ou um arco, o AutoCAD Mechanical desenha automaticamente as linhas de extensão. Os valores padrão para o comprimento do prolongamento e o deslocamento a partir do final da chamada de detalhe são determinados pelas variáveis de sistema DIMEXE e DIMEXO, respectivamente. O AutoCAD Mechanical não cria linhas de extensão para splines.

Linhas de chamada que identificam referências

É possível desenhar símbolos que utilizem uma chamada de detalhe secundária para identificar a referência com respeito à qual é especificada a tolerância. No entanto, para criar um símbolo deste tipo, primeiro você deve criá-lo como um símbolo com uma chamada de detalhe única. A partir deste momento, é possível editar o símbolo e adicionar a chamada de detalhe secundária. Quando você seleciona a opção de linha de comando rota Automática, enquanto é adicionada a chamada de detalhe secundária, você tem que somente selecionar os pontos de vínculo. A chamada de detalhe desenhará automaticamente uma chamada de detalhe na qual o primeiro segmento é perpendicular ao objeto anexado e todas as chamadas de detalhe posteriores são horizontais ou verticais.

Nota:

Nem todos os padrões permitem linhas de chamadas secundárias para identificar as referências. Consulte a tabela na seção Resumo de normas de desenho compatíveis para obter detalhes.

Linhas de chamada de indicação da superfície

O AutoCAD Mechanical fornece as opções da linha de comando para criar linhas de chamada indicativa da superfície. Isso permite que as linhas de chamada de símbolos apontem para uma superfície em vez de uma aresta. Com as linhas de chamada de indicação da superfície, você pode indicar requisitos usando uma vista superior em vez de uma vista lateral.

Nota: Nem todas as normas permitem linhas de chamada de indicação da superfície. Consulte a tabela na seção Normas de desenho compatíveis para obter detalhes.

Anexar às cotas

O AutoCAD Mechanical fornece opções para anexar e alinhar símbolos com cotas, como exibido abaixo.

Exemplo Descrição
Anexar para uma cota linear e alinhar com a linha de cota (quando as setas de cota estão dentro das linhas de referência)
Anexar para uma cota linear e alinhar com a linha de cota (quando as setas de cota estão fora das linhas de referência)
Anexar para segmento de conexão horizontal de uma cota (suportado somente pela norma GOST)
Alinhar com uma cota do diâmetro
Anexar para texto de cota de cota do diâmetro

Normas de desenho compatíveis

Norma/Revisão Linhas de chamada ortogonais Linhas de extensão da superfície Linhas de chamada de identificação de referências Linhas de chamada de indicação da superfície
ANSI ASME Y14.5 M - 1994 Sim Sim Sim  
ASME Y14.5M - 1982 Sim Sim Sim  
BSI EN ISO 1101:2013 Sim Sim Sim  
BS 308 Parte 3 - 1990 Sim Sim Sim  
CSN EN ISO 1101:2013        
CSN 01 3138 - 1994 Sim Sim Sim  
DIN ISO 1101:2008 DIN EN ISO 5459:2008 Sim Sim   Sim
DIN ISO 1101:1983 DIN EN ISO 5459:1982 Sim Sim Sim  
GB/T 1182 - 2008 Sim Sim   Sim
GB/T 1182 -1996 Sim Sim   Sim
GOST 2.308-79 Sim Sim Sim  
ISO 1101:2012(E) Sim Sim   Sim
ISO 1101:2004 Sim Sim   Sim
ISO 1101:1983 Sim Sim Sim  
JIS B 0021 (1998) Sim Sim   Sim
JIS B 0021:1984 JIS B 0022:1984 Sim Sim Sim