Criação de clusters para a pele de um personagem

Nesta lição, você usa o recurso Casca para configurar os clusters para roupas de uma pele de personagem, na preparação para aplicar uma textura.

Configurar a lição:

Abrir UVW tem recursos para nivelar as partes de um modelo para que elas sejam mapeadas com mais facilidade. No entanto, para modelos complexos, como personagens, as opções padrão normalmente são muito complexas. Por exemplo, este é o nivelamento padrão do modelo CMan:

Nivelamento do Ângulo de face da geometria CMan

Para modelos complexos, é melhor você mesmo criar clusters, seguindo contornos naturais. Esta lição mostra como usar o recurso Casca para fazer isso.

As junções ajudam Abrir UVW a nivelar clusters de uma maneira natural. Para um modelo com roupas, como nesta lição, quase sempre é mais fácil posicionar as junções onde elas estariam em uma roupa real.

Para as roupas do modelo CMan, nós usamos três clusters: o braço esquerdo ou a manga esquerda, o braço direito e as pernas e o torso como uma única unidade grande. Eles já estão salvos como seleções de subobjeto nomeadas.

Clusters de braço esquerdo, de braço direito e de pernas e torso

Nota: as meta-alças mostradas destinam-se à projeção de mapa padrão, que será alterada por Casca.

O modificador Abrir UVW nesta cena tem outras seleções de Polígono nomeadas, que não são usadas nesta lição.

Quando você abre uma seleção de Polígono, Abrir UVW cria automaticamente junções nas arestas. Por isso, só será preciso criar explicitamente junções dentro de cada um dos clusters.