Sobre os diagramas de remoção em massa

Utilize diagramas de remoção em massa para exibir volumes de terraplanagem ao longo de um alinhamento, com base no cálculo e volume seccional.

Um diagrama de remoção em massa apresenta uma vista gráfica do material movido no terreno do projeto proposto, exibindo o equilíbrio de pontos, regiões de remoção gratuita de sobre-remoção e os pontos de declividade.

O uso de diagramas de remoção em massa ajuda os projetistas e empreiteiros a compreender onde ocorrem os movimentos de material bruto e como indicadores chave usados para comparar a economia de projetos alternativos. Estes diagramas são normalmente apresentados ao longo com gráficos do perfil longitudinal para a revisão do projeto. Eles são usados para analisar os seguintes aspectos do projeto:

Para gerar diagramas de remoção em massa, você precisa de um alinhamento, um grupo de linhas de amostra e uma lista de materiais.

Os diagramas de remoção em massa tem seu gráfico criado com estacas (linhas de amostra) ao longo do eixo X e volume cumulativo de material (normalmente, terraplanagem) no eixo Y. A linha de centro do meio (volume cumulativo zero) é chamada de linha de equilíbrio. Quando a linha de remoção em massa se eleva, ela indica que um projeto está em uma região de corte e quando ela descende, está em uma região de aterro. Uma região do diagrama de massa é marcada com os pontos de equilíbrio e pontos de declividade.

Pontos de declividade (indicados por setas e círculos) em um diagrama de remoção em massa (acima) e em um gráfico do perfil longitudinal conectado por linhas

Tutorial: Trabalhar com diagramas de remoção em massa