Sobre como definir as folgas e caixas de materiais para uma lista de materiais

Em situações que o cálculo de volume não deve ocorrer, você pode definir intervalos em materiais.

Uma folga pode ser usada onde há uma folga no material, como uma localização de ponte. As folgas também podem ser utilizadas em múltiplas localizações, onde há caixas não contíguas de um material ao longo do comprimento de um corredor.

As folgas são definidas em Propriedades do grupo de linhas de amostra, guia Lista de materiais.

Executar e sair das distâncias dos intervalos

As folgas podem executar e sair das distâncias que agem como áreas de transição entre materiais. Por padrão, as folgas têm valores zero de execução e saída. Nenhum material é interpolado além das estacas do intervalo, como mostrado na ilustração a seguir.

Se material marsh está presente entre a estaca 2+00 e 3+00 com transições curtas antes e depois, é possível especificar executar e sair em vez de adicionar mais linhas de amostra, como mostrado na ilustração a seguir.

A execução do material é definida na primeira folga e a saída do material é definida na segunda folga. Portanto, o primeiro intervalo deve ter uma execução de 50 e a segunda folga seria uma saída de 75.

Caso deseje ter maior controle sobre as execuções e saídas, é possível definir valores menores ou manter o padrão de zero.

Definir intervalos para caixas de material

No exemplo a seguir, três materiais são definidos: material de corte, preenchimento e Marsh. O material Marsh existe apenas nas áreas hachuradas na ilustração. Todos os três materiais precisam ser adicionados em uma lista de materiais porque os cálculos acumulativos de corte/preenchimento devem incluir todos os três tipos.

Para este exemplo, você adicionaria 3 folgas (representadas pelos números 1, 2 e 3 na ilustração) com execução e saídas apropriadas para transições de material. Na lista de materiais, as folgas devem ser aplicadas somente ao material Marsh e não para os materiais nomeados como corte e preenchimento.