Utilize a funcionalidade de volumes de material para extrair e reportar volumes de material seccionais, com base na linha de grupos de amostra.
Você pode criar tabelas e relatórios para:
Você pode exibir informações de volume e material, usando formatos de tabela padrão do AutoCAD Civil 3D ou visualizá-las e exportá-las em um arquivo de formato XML.
O relatório de volume de material usa configurações de critérios que são portáveis e extensíveis. Você pode criar critérios com base em dados existentes, incluindo superfícies e grupos de linhas de amostra ou em nomes de superfícies padrão.
Prepare-se para gerar as informações de volume de material ao criar uma lista de materiais e aplicar os critérios predefinidos para a mesma, mapeando superfícies existentes ou outros objetos para os nomes no critério. Depois que a lista de materiais for gerada, as configurações e os cálculos de volume são armazenadas com o grupo de linhas de amostra e pode ser utilizada para gerar as tabelas e relatórios.
Ao calcular os materiais para um grupo de linhas de amostra, você pode usar três diferentes métodos de cálculo de volume: área final média, prismoidal ou composto.
Você pode especificar qual método de volume a ser utilizado nas seguintes caixas de diálogo:
O método de área final média calcula os volumes adicionando a área de um tipo de material em uma estaca para a área do tipo de material na próxima estaca e divide a soma por dois, e então multiplica o resultado de acordo com a distância entre as seções (L).
O método prismoidal é similar ao método de área final média, mas utiliza uma seção transversal adicional no meio das duas estacas sucessivas.
O método composto é limitado para listas de materiais que têm apenas duas superfícies e não pode ser usado para listas de materiais que contêm as formas de corredor.
Para calcular volumes compostos, o AutoCAD Civil 3D cria polígonos entre as linhas de amostra e, a seguir, calcula os volumes compostos destes polígonos. Os polígonos são criados unindo os deslocamentos das linhas de amostra entre duas estacas sucessivas, como mostrado na ilustração a seguir.
O volume é gravado na segunda linha de amostra do polígono. A primeira linha de amostra no grupo de linhas de amostra, portanto não têm nenhum volume associada à mesma.