Edição dos ângulos dos pontos de curva de tangência

Para editar as direções tangenciais e as magnitudes dos pontos de curva:

  1. Selecione uma curva ou os pontos em uma curva.
  2. Clique na guia Ferramentas de Curva> painel Modificar > Ajustar > Tangentes.
  3. Utilize a caixa de diálogo Editor de Tangente para editar as tangentes dos pontos selecionados:

    Nota: O número de curvas e pontos selecionados é exibido no diálogo.

    Definir tangentes Ao longo/Através da curva — (Somente para curvas de superfície) permite que as tangentes nos pontos selecionados sejam configuradas ao longo ou através da curva na direção de superfície atual. Para curvas que não sejam de superfície, o selecionador está fixo em Ao longo.

    Nota: Edição de tangente funciona com seleção múltipla de curva.

    Tangente — Edita as direções de tangente.

    Selecione um dos seguintes para indicar qual direção de tangente você deseja editar:

    • Antes e Depois
    • Antes
    • Depois

    Sete botões são fornecidos como auxílio na edição das direções da tangente:

    • — Para configurar a direção da tangente precisamente, clique nesse botão para exibir o diálogo Direção. Preencha esta caixa de diálogo com novos valores de direção e clique em OK.
    • — Torna retos segmentos antes ou depois dos pontos selecionados. Se uma curva inteira for selecionada, então todos os seus segmentos tornam-se retos. Curvas de superfície tornam-se retas apenas "ao longo" da superfície.
    • — Se você selecionar Tangente como Antes ou Depois, poderá editar a posição do ponto de controle para essa tangente. Para isso, clique neste botão para exibir o diálogo Posição. Preencha esse diálogo com novos dados de posição para o ponto de controle e clique em OK.
    • Liberar — Libera as direções da tangente (antes e depois) para ajustar uma curva suave através de cada ponto selecionado. Se magnitudes de tangente forem determinadas, apenas as direções de tangente serão recalculadas.
    • — (Somente laterais/longitudinais) para configurar o plano no qual a direção da tangente se encontra, clique neste botão para exibir a caixa de diálogo Direção. Preencha esse diálogo e clique em OK. Isso configura a normal do plano.
    • — (Somente laterais/longitudinais) para configurar os ângulos de inclinação e giro, clique neste botão para exibir a caixa de diálogo Inclinação/Giro.
    • — Para configurar os ângulos de azimute e elevação, clique neste botão para exibir a caixa de diálogo Azimute/Elevação.
    • — Alinha as tangentes antes e depois.

    Magnitude — Edita as magnitudes de tangente. Selecione uma das opções a seguir para indicar qual magnitude de tangente você deseja editar:

    • Antes e Depois
    • Antes
    • Depois

    Você pode inserir um valor para a magnitude na caixa de texto fornecida.

    Liberar — Libera as magnitudes para ajustar uma curva suave através de cada ponto selecionado.

    Escalar Magnitude — Edita as magnitudes de tangente escalando os valores por meio da barra deslizante. Quanto maior o valor, mais cheia é a curva.

    No exemplo abaixo, o valor da barra deslizante é 1:

    Quando aumentamos o valor para 2, a curva aumenta conforme as magnitudes aumentam:

    Quando diminuímos o valor para 0.5, a curva se contrai conforme as magnitudes diminuem:

    A exibição da escala sempre é restaurada para 1 quando as direções ou tipo de edição são alterados no diálogo. Isso não afeta as magnitudes da curva.

  4. Clique OK para salvar suas alterações e fechar o diálogo.