Como uma alternativa para reprojetar objetos existentes no programa, os dados de superfície podem ser transferidos de um outro sistema para o PowerShape. Vários padrões de interface são suportados, e superfícies lidas desta forma podem ser mantidas num novo modelo e editadas para corrigir erros e falhas de projeto.
Os tipos de superfície são:
Superfícies NURBS (Non-Uniform Rational B-Spline, ou B-Spline Racional Não Uniforme) são um método poderoso de representação de superfícies internamente em um programa CAD, mas usuários podem achar difícil entender e controlar superfícies utilizando o conjunto complexo de nós, pesos e assim por diante. Power surfaces são muito mais fáceis de controlar.
Superfícies NURBS podem ser carregadas de outros sistemas CAD. Também é possível criar superfícies NURBS em PowerShape ao usar as diferentes opções de criação de superfície disponíveis no Criador de Superfície.
Edições gerais e comandos de trimagem estão disponíveis para superfícies NURBS; no entanto, é possível convertê-las para Power Surfaces para ativar edição abrangente.
Superfícies BCP (Rational Bezier Control Point, ou Ponto de Controle de Bézier Racional) podem ser carregadas de outros sistemas CAD. Se você importar uma superfície BCP, deverá convertê-la em uma Power Surface para permitir a edição.