O Criador de Superfície é uma caixa de diálogo que permite selecionar o método ideal de criação de superfície com base nos objetos selecionados em um modelo. Isso é ideal para que os novos usuários criem superfícies com rapidez e facilidade e criem superfícies simples automaticamente.
Todos os métodos possíveis de criação de superfície são listados em ordem de adequação. A melhor solução é pré-visualizada na caixa de diálogo e aplicada à seleção.
Para criar uma superfície utilizando o Criador de Superfície:
- Clique na guia Superfície > painel Criar > Criador de Superfície.
O diálogo Criador de Superfície é exibido.
- Selecione os itens a partir dos quais você deseja criar uma superfície.
A superfície é criada e pré-visualizada.
- Se a superfície criada satisfaz suas necessidades, clique em OK para concluir a criação da superfície.
- Se você deseja ver outros métodos de criação de superfície, clique nos botões Avançar
e Anterior
para circular pelas outras soluções.
- Caso você deseje forçar a criação de superfície utilizando outro método, clique na lista suspensa para exibir todos os métodos disponíveis de criação de superfície. Selecione um método para forçar a criação de superfície a partir da seleção. Caso criação de superfície não seja possível utilizando esse método, uma mensagem de erro é exibida.
- Se necessário, aprimore a criação de superfície, melhorando a seleção. Adicione ou remova itens do modelo de arames usando Shift+Clique.
- Clique em Avançado para especificar opções avançadas para o método de criação de superfície.
- Clique OK para concluir o Criador de Superfície.
Os seguintes métodos de criação de superfície são utilizados pelo Criador de Superfície:
- De rede de curvas — cria uma superfície diretamente a partir de uma rede de objetos em arame. O PowerShape ordena o modelo de arames em laterais e longitudinais, invertendo ou renumerando se necessário. A superfície é criada dentro da fronteira externa formada pelos objetos em arame:
- De curvas separadas — cria uma superfície a partir de um conjunto de curvas separadas. As curvas se tornam laterais na nova superfície e as longitudinais são adicionadas para unir as laterais:
Se as curvas selecionadas forem curvas B-spline, esse método criará uma superfície B-spline.
- Preenchimento — cria uma superfície que preenche a área delimitada pelo modelo de arames ou pontos selecionados ou uma combinação:
Quando o modelo de arames é selecionado, a superfície trimada é criada; o comando gera uma superfície maior e, a seguir, cria fronteiras de trimagem para trimar essa superfície de volta para a região solicitada. Portanto, esse método é adequado para preencher fronteiras de perfil complexo, como aquelas com muitos lados ou picos.
Dica: Isso também pode ser utilizado para preencher furos. Crie uma curva composta do furo e crie uma superfície a partir da curva.
- Curva diretriz — cria uma superfície mediante a especificação de uma curva diretriz
para definir o caminho de longitudinais. Você pode selecionar uma linha, um arco, uma curva ou uma curva composta no seu modelo para definir a curva diretriz:
A curva diretriz pode ser aberta ou fechada. Você pode utilizar uma única lateral ou qualquer número de laterais. Se a curva diretriz se estende além de onde as laterais estão, laterais extras são criadas na extremidade da curva diretriz.
Dica: Caso você deseje a mesma forma para as laterais ao longo de toda a superfície, utilize uma única lateral.
- Dois caminhos — cria uma superfície a partir de uma curva de seção
e duas curvas guia
. Cópias da seção são posicionadas em pontos adjacentes ao longo dos dois caminhos. Essas cópias são versões escaladas e rotacionadas da original. A superfície é criada a partir da rede.
Para criar uma superfície utilizando este método, a seção e os caminhos devem satisfazer o seguinte:
- A seção deve ser um objeto em modelo de arames aberto e único.
- Cada caminho deve ser um único objeto em modelo de arames.
- Os dois caminhos devem ter o mesmo número de pontos e devem ser abertos ou fechados.
- As extremidades da seção devem tocar as extremidades dos caminhos.
- Plano de Melhor Ajuste — cria um plano de melhor ajuste através de modelo de arames e pontos selecionados:
- Desenvolvível (atualmente em desenvolvimento)