Clonar objetos ao dimensioná-los pode produzir uma variedade de objetos aninhados e matrizes, dependendo do centro que você escolher.
Shift+Escala cria uma clonagem de um tamanho diferente.
Para clonar com Shift+Escala:
As configurações de transformação determinam como o 3ds Max distribui clones de uma seleção durante Shift+Escala. Em todas as operações de escala, o centro de transformação age como o centro de escala:
A distância entre os objetos clonados é dimensionada como os próprios clones, com base na distância inicial do original até o primeiro clone. O espaçamento aumenta ou diminui proporcionalmente com relação ao centro de transformação.
Quando o centro de seleção é utilizado como o centro de transformação de um único objeto, ocorre a escala simetricamente ao redor desse centro, produzindo cópias aninhadas.
As variações são possíveis, dependendo do tipo de escala e das limitações do eixo. Por exemplo, você pode dimensionar uma caixa plana em uma pirâmide de degraus progressivamente usando Comprimir e a clonagem para dentro do eixo Z.
Para Shift+Escala, qualquer centro diferente do giro local tem o efeito de criar uma matriz de objetos dimensionados progressivamente. Mais uma vez, os objetos diminuem para o centro e aumentam se afastando. No entanto, esse efeito é limitado pela opção de escala específica e as restrições do eixo, conforme discutido a seguir.
A Escala uniforme não é afetada pelas restrições do eixo, que podem ser definidas com o Gizmo de transformação. As cópias sempre são organizadas dentro e fora do centro do sistema de coordenadas atual.
Para Escala não uniforme e compressão, o dimensionamento ocorre somente ao longo do eixo ou do conjunto de eixos com os eixos restritos.