A maioria dos controles de configuração de faixa de opções está disponível no menu que você acessa clicando com o botão direito do mouse. Este tópico detalha esses controles, bem como outras outros destinados à personalização da configuração da faixa de opções.
Para retornar a faixa de opções à configuração padrão, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da faixa de opções, abra o submenu Configuração da faixa de opções e selecione Redefinir a faixa de opções usando o padrão.
Entretanto, pode ser conveniente salvar a configuração atual primeiro. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da faixa de opções, abra o submenu Configuração da faixa de opções e selecione Salvar a faixa de opções. Isso abre a caixa de diálogo Salvar a configuração da faixa de opções como. Insira um novo nome de arquivo e clique em Salvar. Posteriormente, utilize o comando Carregar para restaurar essa configuração salva.
Alternativamente, se a faixa de opções for flutuante, clique com o botão direito do mouse na barra de título e selecione o local de encaixe no submenu Encaixar. Se a faixa de opções estiver encaixada, clique com o botão direito do mouse na extremidade esquerda (horizontal) ou na extremidade superior (vertical) e selecione o local desejado no submenu Encaixar.
Alternativamente, clique com o botão direito do mouse na extremidade esquerda (horizontal) ou na extremidade superior (vertical) da faixa de opções e selecione o comando Flutuar.
Encaixe de um painel flutuante em outro
Agora, é possível mover o grupo de painéis como uma única unidade.
Faixa de opções vertical com barra de rolagem no lado esquerdo
Além das ferramentas de modelagem fornecidas pelos botões do painel e outros controles, a faixa de opções fornece funções de gerenciamento de interface, na forma de botões e menu sensível ao contexto, que pode ser acessado com um clique do botão direito do mouse.
Os controles do tipo botão da faixa de opções permitem expandir painéis, fixar as expansões etc. Tudo isso está descrito nesta seção.
A expansão de painel permanece aberta desde o cursor do mouse permaneça sobre ela. Para fechá-la, basta distanciar o mouse.
Esquerda: clique na barra de título do painel ...
Direita: ... para abrir a expansão de painel.
Na extremidade esquerda da barra de título de um painel expandido há um pequeno botão com um ícone de pino (veja a ilustração anterior). Para "fixar" a expansão de painel e então bloqueá-lo aberto, clique nesse botão. Para permitir que ele feche, "desafixe-o" clicando novamente no botão.
Restaura todos os painéis do grupo na faixa de opções. Cada painel volta para a guia e o local da faixa de opções em que estavam antes de se tornarem flutuantes. Disponível somente em painéis flutuantes.
Alterna o layout de grupo de painéis entre vertical e horizontal. Disponível somente em painéis flutuantes.
Superior: grupo de painéis flutuantes na orientação vertical
Inferior: grupo de painéis flutuantes na orientação horizontal
Clique nesse botão, que fica localizado na faixa de opções nas proximidades dos títulos de guias, para alternar entre maximizado e o minimizado ativo (seja a seguir).
Alternativamente, se a opção Navegar por todos estiver ativa (veja a seguir), a ação de clicar em Minimizar/maximizar ativará a próxima opção nesta sequência: maximizado, minimizado para botões de painel, minimizado para títulos de painéis e minimizado para guias.
Quando a faixa de opções é maximizada, a maioria de seus controles fica visível; o restante fica disponível na área de expansão de determinados painéis, e isso é indicado por uma pequena seta perto do título do painel. Clique no título para abrir a expansão.
Para definir a opção minimizar ativa, clique na pequena seta ao lado do botão Minimizar/maximizar e selecione uma opção na lista suspensa:
Nesse modo, os controles adicionais em alguns painéis ficam disponíveis na expansão do painel, o que é indicado por uma pequena seta ao lado do título de painel quando os painéis são expandidos. Clique no título para abrir a expansão.
Nesse modo, cada painel se expande para mostrar todos os controles automaticamente; não é possível expandir mais.
Quando você clica com o botão direito do mouse na faixa de opções ou em um grupo de painéis flutuantes, diferentes comandos e submenus aparecem, dependendo de onde você clica. Veja a seguir uma listagem abrangente de comandos disponíveis em menus de contexto.
Ativa ou desativa a visibilidade das guias da faixa de opções: Ferramentas de modelagem de grafite, Forma livre, Seleção e Pintura de objeto.
Lista todos os painéis disponíveis para a guia ativa. Os painéis visíveis têm marcas de seleção ao lado de seus nomes; os ocultos, não. Para ativar ou desativar a visibilidade de um painel, clique no respectivo nome, na lista.
Quando ativada, um título de painel aparece na parte inferior ou na lateral de cada painel (dependendo da orientação). Quando desativada, os títulos de painéis são substituídos por faixas finas horizontais, na faixa de opções horizontal. É possível arrastá-las para fora da faixa de opções, a fim de flutuar os painéis. Entretanto, na faixa de opções vertical, a ativação de Mostrar títulos de painel simplesmente remove as barras de títulos.
Fornece comandos para personalização da faixa de opções, conforme descrito na seção a seguir.
Esses comandos estão disponíveis no menu de contexto da faixa de opções submenu Configuração da faixa de opções, permitindo que essa configuração seja alterada para melhor se adequar ao seu fluxo de trabalho.
Abre uma caixa de diálogo para carregar um arquivo salvo de configuração da faixa de opções. Esses arquivos usam a extensão de nome de arquivo .ribbon e contêm todos os dados de configuração da faixa de opções, incluindo orientação, status de maximizar/minimizar, status de encaixe/flutuação/posição/tamanho, visibilidade de guias e painéis etc.
Em geral, a opção Carregar a faixa de opções é utilizada para carregar um arquivo de configuração personalizada, criado com o recurso Salvar a faixa de opções (veja a seguir).
Abre uma caixa de diálogo para salvar um arquivo de configuração da faixa de opções. Esses arquivos usam a extensão de nome de arquivo .ribbon e contêm todos os dados de configuração da faixa de opções, incluindo orientação, status de maximizar/minimizar, status de encaixe/flutuação/posição/tamanho, visibilidade de guias e painéis etc.
Se é comum você alterar a configuração de faixa de opções durante uma sessão ou para diferentes projetos, use Salvar a faixa de opções para armazenar cada configuração em um arquivo específico e, então, restaure uma configuração salva usando o recurso Carregar a faixa de opções (veja o tópico anterior).
Restaura as definições padrão da faixa de opções, tal como originalmente instalada, incluindo orientação horizontal, encaixada na parte superior da interface e minimizada para títulos de painéis. Além disso, qualquer elemento de faixa de opções que tenha sido adicionado, removido ou alterado com Personalizar a faixa de opções (veja tópico anterior) será perdido, portanto, lembre-se de salvar a faixa de opções em um arquivo personalizado antes de redefini-la.
Quando ativada, as dicas de ferramentas da faixa de opções funcionem normalmente. Quando desativada, as dicas de ferramentas da faixa de opções não ficam disponíveis.