Você pode utilizar o Botão de chave automático para animar Shift-clone. No entanto, há algumas restrições.
Quando o Botão de chave automático estiver ativado, o centro de transformação padroniza para o giro local, e o Utilizar menu desdobrável central na barra de ferramentas fica indisponível. Se você escolher um dos outros centros e ativar o botão de chave automático, o centro retorna para o giro local. Isso significa que você não pode diretamente animar sobre um centro de giro não local com Shift+Rotacionar e Shift+ Escala. Por exemplo, você não pode utilizar esse método para criar clones em um arco ou uma matriz circular ao redor de um centro comum.
Para utilizar um centro separado do objeto que você está clonando, você pode fazer qualquer um dos seguintes:
Nesse procedimento, use o tripé de eixos do objeto fictício como o centro para rotação ou escala.
Para usar um objeto fictício como centro:
Para obter detalhes sobre o uso do objeto fictício nas hierarquias, consulte Usando objetos fictícios.
Nesse procedimento, você move o ponto de giro do objeto para o centro da rotação ou escala. Isso funciona como usar um objeto fictício.
Para deslocar o ponto de giro local:
Shift+Rotacionar ou Shift+Escala agora anima em torno do centro de deslocamento. Isso funciona com a configuração padrão para o centro local.
Para alterar o padrão de eixo durante a animação:
Nesse procedimento, você define o 3ds Max para permitir a animação de transformações sobre qualquer centro no Utilizar menu desdobrável central.
Essa ação altera o padrão e torna todas as opções do centro de transformação disponíveis durante a animação. Agora você pode animar ao redor de uma seleção ou do centro de coordenadas de transformação, bem como o ponto de giro local.