Como fabricante de produtos usados no setor de AEC, pode ser conveniente para você produzir modelos compatíveis com os requisitos de BIM.

Os usuários de software de BIM, como o Autodesk Revit, esperam receber modelos simplificados.
O Autodesk Inventor e o Autodesk Configurator 360 (C360) trabalham juntos para criar conteúdo compatível com BIM e fornecer esse conteúdo por meio de uma interface da Web fácil de usar.
Use o Autodesk Inventor para criar o modelo detalhado e para preparar a representação de BIM usada para o modelo simplificado.
Use o C360 para publicar os modelos na Web, onde usuários de AEC poderão visualizar o modelo detalhado, configurá-lo conforme apropriado e efetuar o download do modelo simplificado em um formato que possa ser usado no Revit ou em outro software de BIM.
Preparar montagem do Inventor
- Crie um modelo de produto do Inventor configurável e totalmente detalhado.
Recomendações:
- Crie um modelo baseado em regras usando o iLogic. As regras de iLogic podem se basear em parâmetros, e os parâmetros podem ser limitados a valores ou intervalos específicos.
- Use uma 'forma' simples do iLogic para controlar os parâmetros visíveis para o usuário de AEC.
Para obter mais informações sobre o iLogic, consulte:
- Sobre a funcionalidade do iLogic
- Sobre regras e formas no iLogic
- Sobre funções para regras no iLogic
- Caixa de diálogo Editor de formas
- Simplifique o modelo criando um substituto de contorno simplificado que contenha somente o conteúdo que deve ficar visível no modelo de BIM exportado. Você deve excluir componentes que:
- Não estejam visíveis para o consumidor, isto é, o usuário do Revit, o arquiteto, etc.
- Representem propriedade intelectual
- Não contribuam significativamente para a apresentação visual, por exemplo, pequenas peças como fixadores e outras que não indicam necessariamente tamanho/função/etc.
- Opcionalmente, você pode simplificar os componentes restantes removendo operações e espaços vazios internos.
- Renomeie o substituto de contorno simplificado de nível superior como "BIM". O C360 exige que o substituto seja nomeado "BIM", pois ele o utiliza para exportação.
Nota: O DVR principal é exibido no C360. O substituto de BIM é usado para exportações para um formato de BIM. Isso permite que você apresente o modelo detalhado ao usuário de AEC, mas permite que o usuário de AEC exporte e use o modelo simplificado.
- Use as ferramentas do conector de MEP no ambiente de Conteúdo de BIM do Inventor para adicionar os conectores de BIM necessários. Para obter mais informações, consulte:
- Conector de bandeja de cabos
- Conector de Conduítes
- Conector Elétrico
- Conector de tubulação
- Conector de dutos
- Utilize Exportar componentes de construção para:
- Adicionar metadados de BIM ao seu produto. O Inventor fornece acesso a:
- Uma lista OmniClass pesquisável do Revit, para que você possa especificar seu produto nos termos do Revit.
- Propriedades do modelo que você deseje exportar.
-
Recomendado: Crie uma iProperty chamada "RevitFamilyTypeName". O valor será usado como nome do tipo de família no Revit. O valor dessa propriedade pode ser uma sequência de caracteres estática ou pode ser atribuído de forma programática usando uma regra de iLogic para torná-la única para os valores de parâmetro fornecidos.
- Especificar a orientação do modelo e o ponto de inserção.
- Clique em "Aplicar alterações" na parte inferior da caixa de diálogo Exportar componente de construção para salvar as alterações sem criar um novo arquivo de BIM.
O que é OmniClass?
"O Sistema de classificação de construções (conhecido como OmniClass™ ou OCCS) é um sistema de classificação para o setor de construção. O OmniClass é útil para vários aplicativos, desde organizar materiais de biblioteca, produzir literatura e projetar informações a fornecer uma estrutura de classificação para bancos de dados eletrônicos."
Para saber mais sobre o OmniClass, acesse www.omniclass.org