A implementação de Opções avançadas contém principalmente opções adicionais que permitem modificar o comportamento padrão do plug-in. Na maioria dos casos, não é necessário modificar essas opções para ter êxito na exportação. A seção também contém configurações adicionais específicas para o tipo de arquivo Collada.
A implementação a seguir inclui configurações de unidades para os arquivos exportados.
Ative a opção Automático se desejar que o 3ds Max FBX plug-in identifique e defina automaticamente as unidades do arquivo de destino para coincidir com as unidades de aplicativo do host
Quando você ativa a opção Automático, as unidades de Cena convertidas para a opção são desativadas, ainda que ela mostre a unidade e o Fator de escala resolvidos. Quando você desativa a opção Automático, as unidades de Cena convertidas para a opção são disponibilizadas.
Quando a opção Automático estiver ativa, as Unidades de arquivo coincidirão com as unidades do sistema e o plug-in não aplicará conversão. O Fator de escala exibido é 1.0 nesse caso.
Exibe o valor da conversão ou Fator de escala que o plug-in aplica a toda a cena durante a exportação.
Por padrão, o 3ds Max FBX plug-in usa as unidades do sistema definidas no aplicativo host para determinar as unidades usadas para exportar o arquivo FBX. Isso significa que o Fator de escala de exportação padrão é sempre 1,0, e o plug-in não aplica conversão de escala de unidades durante o processo de exportação.
Você pode modificar as unidades usadas pelo 3ds Max FBX plug-in para exportar sua cena, se alterar as Unidades de cena convertidas para a opção. Se você alterar as Unidades de cena convertidas para a opção, alterará o valor de Fator de escala e unidades aplicadas aos dados exportados.
Para obter informações sobre problemas de dimensionamento incorreto ou indesejado, consulte Por que minha cena é dimensionada de forma diferente no 3ds Max?.
Use esse menu para especificar as unidades que você deseja converter para a cena exportada. Modificar essa configuração afeta diretamente o valor de Fator de escala aplicado aos dados exportados.
O plug-in determina as unidades padrão examinando a Escala de unidades do sistema na caixa de diálogo Configuração de unidade do sistema no 3ds Max.
Menu Personalizar do 3ds Max
Na exportação, o plug-in não aplica dimensionamento padrão, já que a exportação e as unidades do sistema coincidem. Isso resulta em um Fator de escala “1,0”.
Para obter informações sobre problemas de dimensionamento incorreto ou indesejado, consulte Por que minha cena é dimensionada de forma diferente no 3ds Max?.
Os plug-ins de exportação de FBX têm duas opções de Conversão de eixo: Y para cima ou Z para cima.
Quando você usa a predefinição Autodesk para mídia e entretenimento, o 3ds Max FBX plug-in exporta usando o eixo Y para cima.
Você pode exportar sua cena para um eixo Z para cima, se o aplicativo de destino não suportar o eixo universal Y para cima e não for possível converter o eixo universal Y para cima da sua cena.
Essas opções permitem definir as opções de exibição da IU, como mostrar ou ocultar o Gerenciador de avisos.
É possível personalizar essas opções de exibição, salvá-las como nova Predefinição e compartilhar esse arquivo de predefinição. Consulte a seção Editar/salvar predefinição para obter mais informações.
Essa opção permite desativar a caixa de diálogo Avisos e erros, que aparece durante o processo de exportação. O gerenciador de Avisos está ativo por padrão.
Desative a opção Gerar dados de registro se você não quiser a gravação de avisos e informações de erro no registro. No entanto, se você desativar essa opção, o Exportador/importador de FBX registrará o nome e a marcação de horário do arquivo no arquivo de registro, porém sem incluir informações de erros e de avisos.
O 3ds Max FBX plug-in armazena arquivos de registro em
Esta seção permite determinar o formato do arquivo FBX.
Salve o arquivo FBX como binário ou ASCII. Embora o tipo binário seja o formato normal para arquivos FBX, os arquivos ASCII fornecem uma versão de texto normal do formato do arquivo, o que permite pesquisar no arquivo para obter informações de recuperação.
Modo | Função |
---|---|
Binário | Ative essa opção para salvar o arquivo FBX no formato padrão. |
ASCII | Ative essa opção para salvar o arquivo FBX no formato ASCII. Nota: Se você exportar o arquivo no formato ASCII em versões do FBX 2010 e anteriores, não será possível incorporar mídia.
|
Expanda o menu Versão do FBX para selecionar uma versão do FBX.
A tabela a seguir lista as diferentes versões disponíveis para seleção no exportador do FBX.
Versão | Descrição |
---|---|
FBX 2015 | Selecione essa versão do FBX para exportar um arquivo compatível com aplicativos do Autodesk 2015 e com plug-ins FBX 2015. Essa é a versão FBX padrão. |
FBX 2014 | Selecione essa versão do FBX para exportar um arquivo compatível com aplicativos do Autodesk 2014 e com plug-ins FBX 2014. |
FBX 2013 | Selecione essa versão do FBX para exportar um arquivo compatível com aplicativos do Autodesk 2013 e com plug-ins FBX 2013. |
FBX 2012 | Selecione essa versão do FBX para exportar um arquivo compatível com aplicativos do Autodesk 2012 e com plug-ins FBX 2012. |
FBX 2011 | Selecione essa versão do FBX para exportar um arquivo compatível com aplicativos do Autodesk 2011 e com plug-ins FBX 2011. |
FBX 2010 | Selecione essa versão do FBX para exportar um arquivo compatível com aplicativos do Autodesk 2010, plug-ins FBX 2010 e com o MotionBuilder 2009. |
FBX 2009 | Selecione essa versão do FBX para exportar um arquivo compatível com aplicativos do Autodesk 2009 e com plug-ins FBX 2009. |
As opções Collada só aparecem quando você seleciona o tipo de arquivo Collada (.DAE) no navegador de arquivos ao exportar.
Opção | Descrição |
---|---|
Triangular | Essa opção triangula automaticamente a geometria do polígono exportado. |
Matriz única | Essa opção verifica se há somente uma matriz de animação para cada nó/objeto consolidando todas as matrizes de animação em uma. |
Taxa de quadros | Use esse campo para definir a taxa de quadros da cena na exportação. |