Uma aresta é uma linha que conecta dois vértices que formam o lado de um polígono. Uma aresta não pode ser compartilhada por mais de dois polígonos. Além disso, as normais de dois polígonos devem ser adjacentes. Se não forem, você acaba com duas arestas que compartilham vértices.
No nível de subobjeto Aresta do polígono editável, é possível selecionar uma ou várias arestas e transformá-las usando métodos padrão.
Ao extrudir um vértice ou uma aresta de forma interativa na viewport, defina a altura da extrusão movendo o mouse na vertical e a largura da base movendo o mouse na horizontal.
Extrudir uma aresta a move ao longo de uma normal e cria novos polígonos que formam os lados da extrusão, ligando a aresta ao objeto. A extrusão terá três ou quatro lados; três se a aresta estiver em uma borda ou quatro se ela for compartilhada por dois polígonos. À medida que você aumenta o comprimento da extrusão, a base aumenta em tamanho até a extensão dos vértices adjacentes até os pontos de extremidade da aresta de extrusão.
Veja a seguir aspectos importantes da extrusão de arestas:
Caixa Chanfro mostrando a aresta extrudida
Se você clicar no botão após executar uma extrusão manual, a mesma extrusão será feita na seleção atual como uma visualização e o caddy abrirá com a Altura de extrusão definida como a quantidade da última extrusão manual.
Para usar Chanfro de forma interativa, clique neste botão e arraste uma aresta no objeto ativo. Se você arrastar uma aresta selecionada, o chanfro será aplicado igualmente a todas as arestas selecionadas. Para chanfrar arestas numericamente, clique no botão Configurações de chanfro e altere o valor de Quantidade de chanfro.
Chanfrar arestas
Alternativamente, é possível criar espaço aberto entre as arestas chanfradas; para obter detalhes, consulte Chanfro.
Se você clicar neste botão com uma ou mais arestas selecionadas, o caddy Chanfro abrirá com uma Quantidade de chanfro definida como a quantidade do último chanfro e o chanfro especificado pela configuração será executado na seleção atual como uma visualização.
Você só poderá soldar arestas com um polígono anexado; ou seja, arestas em uma borda. Além disso, não é possível executar uma operação de solda que poderia resultar em geometria inválida (por exemplo, uma aresta compartilhada por mais de dois polígonos). Por exemplo, não é possível soldar arestas opostas na borda de uma caixa que tenha um lado removido.
Há duas formas de usar Ponte no modo Manipulação direta (isto é, sem abrir o caddy Arestas de ponte):
Os novos polígonos resultantes de uma operação de Ponte são automaticamente selecionados; isso pode ser visto por meio do acesso ao nível de subobjeto Polígono.
Uso de Ponte no nível Aresta
Remover uma aresta é como torná-la invisível. A malha é afetada somente quando todas ou todas menos uma das arestas dependentes de um vértice são removidas. Nesse ponto, o vértice é excluído e a superfície é retriangulada.
Para excluir os vértices associados ao remover as arestas, pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl ao executar uma operação Remover. Essa opção, denominada Remoção limpa, assegura que os outros polígonos sejam planos.
Esquerda: a seleção da aresta original
Centro: a operação Remoção padrão deixa vértices adicionais.
Direita: Remoção limpa com Ctrl+Remover exclui os vértices extras.
As arestas com o mesmo polígono em ambos os lados normalmente não podem ser removidas.
Isso não faz nada quando aplicado a uma única aresta no meio de uma malha. Os vértices no final de arestas afetadas devem ser separáveis para essa opção funcionar. Por exemplo, isso pode funcionar em uma única aresta que intersecta uma borda existente, uma vez que o vértice da borda pode ser dividido em dois. Além disso, duas arestas adjacentes podem ser divididas no meio de uma grade ou esfera, desde que o vértice compartilhado possa ser dividido.
Somente é possível soldar arestas que tenham um polígono anexado; isto é, as arestas em uma borda. Além disso, não é possível executar uma operação de solda que poderia resultar em geometria inválida (por exemplo, uma aresta compartilhada por mais de dois polígonos). Por exemplo, não é possível soldar arestas opostas na borda de uma caixa com um lado removido.
Gira a aresta ou arestas selecionadas no polígono, mudando a direção.
Selecione uma ou mais arestas e aplique Girar para mudar a forma como as arestas subdividem a malha. Normalmente, a aresta gira no sentido horário, mas se você mantiver pressionada a tecla Shift, as arestas girarão no sentido anti-horário.
Insere vértices nas arestas selecionadas.
Selecione arestas, defina o número de vértices a inserir em cada uma e clique em Inserir vértices. Os vértices inseridos são espaçados uniformemente ao longo de cada aresta selecionada. Além disso, o nível de subobjeto Vértice é ativado e os novos vértices são selecionados.
Uma seleção de aresta (superior); uma forma suave (centro); uma forma linear (inferior)
Aumentar o peso de uma aresta tende a afastar o resultado suavizado.
Para obter instruções sobre o uso do caddy, consulte A interface de caddy.
Alterna a disponibilidade do controle Peso na Interface de caddy quando Selecionar e manipular está ativado.
Em configurações baixas, a aresta será relativamente suave. Em configurações mais altas, a dobra se tornará cada vez mais visível. Em 1,0, o valor mais alto, a aresta se torna uma dobra acentuada.
Para obter instruções sobre o uso do caddy, consulte A interface de caddy.
Alterna a disponibilidade do controle Dobra na Interface de caddy quando Selecionar e manipular está ativado.