Operador Arrastar mParticles

Arrastar mParticles é uma alternativa mais rápida para o operador Forçar mParticles para adicionar um fator de lentidão a uma simulação. Com o operador Arrastar mParticles não será necessário primeiro criar uma deformação espacial Arrastar e, em seguida, designá-la no operador Forçar mParticles. Além disso, o mParticles usa as propriedades MassFX nativas para simular o atrito. Por último, é possível utilizar o fator de redução para estabilizar a simulação (reduzir a tremulação) e torná-la mais natural, já que ele permite introduzir dissipação de energia devido ao atrito.

Os fatores de amortecimento angular e linear especificados em Arrastar mParticles são propriedades de partícula persistentes — depois que o operador os define, eles são "vinculados" às partículas e ficam com elas mesmo quando se movem de evento para evento. Portanto, para definir um fator de amortecimento constante durante a simulação, você precisa somente de um operador Arrastar mParticles definido no primeiro evento com as partículas.

Dica: Em geral, coloque todos os operadores mParticles acima do operador mParticles global em um evento, de forma que as propriedades MassFX definidas pelos operadores sejam conhecidas pelo mecanismo de simulação antes de o ciclo de simulação começar.

Interface

Ajustar
Define o modo de arraste. Esta opção é baseada no fato de que você pode animar os fatores de amortecimento linear e angular, de maneira que seja possível que eles sejam alterados enquanto as partículas estiverem no evento.
Os modos disponíveis são:
  • Contínuo Ajusta os fatores de amortecimento durante todo o tempo no qual as partículas estão presentes no evento com o operador Arrastar mParticles. Quando uma partícula deixar o evento, ela manterá os últimos fatores de amortecimento que foram definidos enquanto ela estava lá.
  • Uma vez no evento de entrada Define os fatores de amortecimento uma vez por partícula, no momento em que a partícula insere o evento, com base nos valores atuais.

Para um vídeo que mostra os efeitos da opção Ajustar, consulte Ajustar.

Grupo Fator de amortecimento

Alterna amortecimento linear e/ou angular e define um valor de amortecimento separado para cada um deles.

Para vídeos que mostram os efeitos do grupo do Fator de amortecimento, consulte grupo do Fator de amortecimento.

Linear
O fator de lentidão por movimento de partícula linear que afeta a velocidade da partícula.
Angular
O fator de lentidão por movimento da partícula angular que afeta o giro da partícula.
Sincronizar por
Ao usar a opção Contínuo, utilize a opção Sincronizar por para escolher o período de tempo no qual será aplicada a animação dos fatores de amortecimento: Tempo absoluto, Duração do evento ou Idade de partículas. Para obter detalhes, consulte o grupo de Deslocamento de animação com keying.
Multiplicador de fator de velocidade
Permite um ajuste do fator de amortecimento em relação à velocidade de partículas. É muito útil quando as partículas são movidas através de uma média cujo fator de lentidão é proporcional à velocidade de partículas: quanto maior a velocidade, maior o fator de lentidão.

Quando a opção Multiplicador de fator de velocidade estiver ativada, o parâmetro Unidade de velocidade e Unidade de giro fica disponível.

Unidade de velocidade
O valor da velocidade em unidades lineares por segundo no qual o Amortecimento linear é aplicado no valor especificado (consulte Fator de amortecimento, anterior). Se a velocidade real de uma partícula for duas vezes o valor da Unidade de velocidade, então o Fator de amortecimento linear aplicado será duas vezes o valor especificado; é uma proporção direta. O mesmo se aplica para diminuir as partículas: se a velocidade real de uma partícula for a metade do valor da Unidade de velocidade, então o fator de amortecimento aplicado será a metade do valor especificado.

Para um vídeo que mostra os efeitos do valor da Unidade de velocidade, consulte Unidade de velocidade.

Unidade de giro
Funciona da mesma maneira que a Unidade de velocidade, mas em relação à taxa de giro de partículas e a configuração do Fator de amortecimento angular. A unidade de giro é medida em graus de rotação por segundo.

Para um vídeo que mostra os efeitos do valor da Unidade de giro, consulte Unidade de giro.

Implementação de Fiação de canais de dados

Para acessar esta implementação, realce o operador Arrastar mParticles no evento, em seguida, clique com o botão direito nele e escolha Usar fiação de script no menu. Isto permite definir os valores do Fator de amortecimento linear e angular por partículas com um operador de Dados. A fiação define somente os valores do fator de amortecimento; quando o Multiplicador de fator de velocidade estiver ativado, o efeito do fator do multiplicador será aplicado na parte superior dele.

Fator de amortecimento linear/angular
Para definir um fator de amortecimento com um operador de Dados, ative-o, clique no botão e selecione um suboperador Nova saída que usa o tipo Real. O suboperador define valores do fator de amortecimento linear ou angular com base na partícula.