Teste de velocidade

O Teste de velocidade permite que o sistema de partículas verifique a velocidade, a aceleração ou a taxa de curso circular das partículas e ramifique da forma adequada. O teste fornece um número de variantes que permite testar a velocidade ou a aceleração em eixos específicos ou, simplesmente, se a partícula está acelerando ou desacelerando.

Interface

A interface do usuário é exibida no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Vista de partículas.

[lista suspensa]

O primeiro elemento de interface é uma lista suspensa que permite escolher o tipo de medida para teste:

  • Magnitude da velocidade Testa a velocidade das partículas, em unidades por segundo do sistema, sem considerar a direção. Este é o tipo de teste padrão.
  • Velocidade de X/Y/Z Testa a velocidade das partículas no eixo especificado, em unidades por segundo do sistema, usando o sistema de coordenadas do mundo.

    Um exemplo desta opção será com fogos de artifício: à medida que as partículas se movem para cima, a velocidade delas no eixo Z mundial é positivo. Quando atingir o topo da sua trajetória e começar a mover para baixo, sua velocidade no eixo Z mundial será reduzida para 0 e, em seguida, se tornará negativa. Se escolher Velocidade Z e É menor do que o valor de teste e definir Valor de teste como 0.0, você poderá enviar partículas para outro evento no momento em que elas começarem a se mover para baixo.

  • Magnitude da aceleração Testa a aceleração de partículas (alteração na velocidade), em unidades por segundo do sistema, sem respeitar a direção.
  • Aceleração X/Y/Z Testa a aceleração de partículas (alteração na velocidade) no eixo especificado, em unidades por segundo do sistema, usando o sistema de coordenadas do mundo.
  • Taxa de direção Testa o componente circular do curso de partículas em graus por segundo, sem levar em consideração a rotação ou o giro.

    Por exemplo, se uma partícula percorrer ao longo de um caminho parabólico, seu movimento terá componentes lineares e circulares. O componente circular é maior no topo da parábola. Se uma partícula percorre um círculo completo em um segundo, a velocidade é 360; se ela percorre em um meio círculo, a velocidade é de 180.

    Uso potencial: quando uma partícula é forçada a girar muito repentinamente, ela pode explodir ou alterar seu tipo de movimento. Por exemplo, os mísseis perseguem um combatente do fogo, que manobra para eludir os mísseis. Os mísseis são forçados a alterar seu curso rapidamente, mas a construção do míssil não pode ser a mudança rápida na direção, de modo que o míssil exploda ou se desintegre.

    Dica: É possível testar a velocidade de direção definindo a velocidade de partículas com o Ícone de aceleração por e vinculando o ícone de operador de Velocidade por ícone para um caminho circular.
  • Verdadeiro quando acelera Retorna um valor Verdadeiro quando a velocidade de partículas está aumentando em valor.
  • Verdadeiro quando desacelera Retorna um valor Verdadeiro quando a velocidade de partículas está diminuindo em valor.

Testar verdadeiro se o grupo Valor de partículas

Permite especificar se o teste passa partículas para o próximo evento se o teste de velocidade é bem-sucedido ou falha. Disponível para todos os testes, exceto Verdadeiro quando acelera/desacelera. Padrão = É maior do que o valor de teste.

Por padrão, o Teste de velocidade retorna Verdadeiro se o valor for testado para exceder a quantidade do Valor de quantidade, mas você também pode escolher É menor do que o valor de teste. Por exemplo, se você usar o tipo de teste Magnitude da velocidade e definir Valor de teste = 200 e Variação = 0, e escolher É menor do que o valor de teste, as partículas serão movidas para o próximo evento somente quando percorrerem mais rápido do que 200 unidades por segundo. As partículas que percorrem 200 unidades por segundo ou mais lento permanecem no evento atual, a não ser que elas excedam essa velocidade posteriormente ou que outro teste retorne Verdadeiro.

Valor de teste
A velocidade ou aceleração específica para testar. A unidade de medida depende do tipo de teste; consulte acima. Padrão = 300.0.
Variação
A quantidade pelo qual o valor testado pode variar aleatoriamente. Padrão=0,0.

Para obter o valor real de teste para cada partícula, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1.0 e 1.0 e, em seguida, adiciona o resultado à configuração de Valor de teste. Por exemplo, se Valor de teste = 300 e Variação = 10, o valor testado para cada partícula será entre 290 e 310.

Sincronizar por
Escolha o intervalo de tempo a ser usado ao animar Valor de teste e Variação. Para obter mais informações, consulte Grupo Especificação de deslocamento da animação.
  • Absoluto Time qualquer conjunto de chaves para parâmetros são aplicados à cada real de quadros para que eles são definidas.
  • Idade de partículasQuaisquer teclas definidas para parâmetros são aplicadas nos quadros correspondentes à existência de cada partícula.
  • Duração de evento qualquer conjunto de chaves para parâmetros são aplicados à cada partícula começando quando ele primeiro insere o evento.

Grupo Exclusividade

A configuração Exclusividade permite a aleatoriedade da variação do valor de teste.

Semente
Especifica um valor de randomization.
Novo
Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.