O operador Velocidade por ícone permite que você use um ícone especial de não renderização para controlar a velocidade e a direção de partículas.
Ícone de operador de Velocidade por ícone
Quando você adiciona um operador de Velocidade por ícone ao sistema de partículas em Vista de partículas, a Velocidade por ícone ícone de operador ou Ajuda, aparece na cena da origem do mundo (0.0.0). Quando animado, o movimento do ícone de operador é transmitido para as partículas. Se você excluir o ícone, o fluxo de partículas também excluirá o operador.
Para utilizar o operador de Velocidade por ícone:
O ícone de operador de Velocidade por ícone aparece na origem do mundo (0.0.0).
O movimento das partículas está agora sob a influência do ícone animado.
Em geral, a configuração padrão Ícone de animação Sincronizar por, Duração do evento, funciona melhor. Ela faz com que o ícone de animação seja aplicado às partículas dentro do período de tempo do evento que contém o operador de velocidade por ícone.
Exemplo: para enviar as partículas ao longo de um caminho:
Isso servirá como o caminho da partícula.
Isto faz com que as partículas sejam emitidas em uma sequência fina.
O ícone de operador aparece na origem do mundo.
Quando você move o cursor do mouse na viewport, uma linha elástica une o cursor ao ícone.
O painel de comando alterna para a guia Movimento e os controles indicam que o 3ds Max aplicou um controlador da Lista de posições ao ícone, sendo que os controladores listados são uma Posição XYZ e uma Restrição de caminho. Você pode excluir a antiga, se quiser, mas isso não faz nenhuma diferença para fins deste procedimento.
As partículas seguem o caminho muito próximas, mas divergem visivelmente no final do caminho, onde as voltas são mais apertadas. A correção da divergência em voltas apertadas requer, geralmente, um aumento no limite de aceleração.
O fluxo de partículas diverge a partir do caminho em seu ponto final.
Isso permitirá que você veja os resultados da alteração dos parâmetros de Velocidade por ícone conforme as alterações são realizadas.
Os parâmetros de operador aparecem no painel Modificar. Este é o caso com qualquer ação que utiliza um ícone exclusivo e permite ajustar os parâmetros sem usar a Vista de partículas.
À medida que você abordar um valor de 150, o final do caminho de partículas ficará cada vez mais próximo da hélice. Não é provável que você veja uma alteração acima de 150.
Os pontos finais agora coincidem.
O caminho de partículas permanece similar ao da Hélice durante toda a animação. Com outras configurações, talvez seja preciso usar valores diferentes para a % de influência e, para caminhos com torções e voltas apertadas, também pode ser necessário aumentar o limite de aceleração.
Você deve estar se perguntando por que não substitui simplesmente o operador de velocidade padrão pelo operador de Velocidade por ícone. Para ver o porquê, tente isto:
Todo o caminho de partículas é deslocado da Hélice, portanto, é difícil saber o quão próximo ele segue as curvas da hélice.
Isso não é fácil. É possível obter resultados mais confiáveis usando o operador de velocidade para definir a velocidade inicial e, em seguida, a Velocidade por ícone para definir o caminho de partículas.
Para utilizar a opção Usar ícone de orientação:
A opção Usar ícone de orientação aplica um movimento em forma de arco às partículas com base na animação de rotação do ícone. Para melhor compreender como funciona, é necessário isolar sua influência removendo qualquer fator de conflito potencial.
Isto faz com que todas as partículas apareçam no quadro 0.
O ícone de operador de Velocidade por ícone aparece na origem do mundo.
As partículas não são afetadas pelo ícone de animação.
Como o ícone de operador de Velocidade por ícone é selecionado, os parâmetros do operador aparecem no painel Modificar.
Dessa vez, as partículas movem-se em harmonia com o ícone de rotação, como se tivessem sido coladas em um plano infinito coincidente com o ícone.
À medida que você arrastar para cima, as partículas se distanciarão do ícone.
Como você pode ver, as possibilidades são inúmeras com apenas estas simples configurações. Em combinação com muitas outras variáveis e opções no fluxo de partículas, elas são infinitas.
A interface do usuário é exibida no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Vista de partículas. Quando o ícone está selecionado, os parâmetros também aparecem no painel Modificar.
Se o ícone de operador alterar a velocidade ou a direção de forma rápida, aumente esse valor para permitir que as partículas o sigam mais de perto.
Com o valor padrão de 100, a velocidade é controlada apenas por aquela do ícone. Em 0, a velocidade do ícone não afeta a velocidade das partículas. Em valores intermediários, a proporção de mistura é determinada pela % de influência do valor.
O uso da variação de velocidade pode ajudar impedir o agrupamento das partículas em seu percurso ao longo do caminho de animação. Observe, no entanto, que cada velocidade da partícula individual não varia; ela viaja a uma velocidade constante.
% mín. % máx. Defina as porcentagens mínimas e máximas, respectivamente, da variação de velocidade da partícula. Padrão = 50.0 (% mín.), 100.0 (% máx.)
Por exemplo, se você definir % mín. em 50 e % máx. em 200, as partículas irão variar em velocidade entre a metade e duas vezes a velocidade do ícone.
Por padrão, a Velocidade por ícone controla o movimento de partículas somente pela animação da posição do ícone. Se você ativar Usar ícone de orientação, o fluxo de partículas também se aplicará à rotação do ícone para o movimento de partículas. Na essência, esse movimento é circular e sua extensão depende da distância entre cada partícula e o ícone. Padrão=desativado.
A melhor maneira de entender como isso funciona é usando essa função. Para experimentar Usar ícone de orientação, consulte este procedimento.
Distância Define a distância entre as partículas e o ícone de operador, além da qual a opção Guiar em direção à trajetória tem efeito. Defaut (Padrão)=10,0.
Se você animar as configurações do operador, o fluxo de partículas pode começar a aplicar esta animação a todas as partículas como do início do quadro de animação ou o primeiro quadro do evento atual, ou para cada partícula com base na idade. Por exemplo, se você definir Sincronizar por para a idade da partícula e definir as chaves de variação de velocidade em quadros de 0 e 30, o fluxo de partículas animará a variação de velocidade para cada partícula criada enquanto o evento estiver ativo entre sua criação e seu trigésimo quadro de existência. Alternativamente, se você definir Sincronizar por para tempo absoluto, a variação de velocidade será animada do quadro 0 ao quadro 30 da animação, mesmo se nenhuma partícula estiver no evento nesse momento. Ou se você definir Sincronizar por para a duração do evento, a animação da variação de velocidade será aplicada a cada partícula como a do momento em que for inserida no evento. Para obter mais informações, consulte Grupo Especificação de deslocamento da animação.
O fluxo de partículas pode começar a aplicação da animação do ícone de operador da Velocidade por ícone para todas as partículas como de início do quadro da animação ou o primeiro quadro do evento atual, ou para cada partícula com base na sua idade. Para obter mais explicações, consulte o Grupo Chave de deslocamento de animação.
Escolha o quadro de tempo para aplicar a animação do ícone nas partículas:
A configuração de exclusividade permite a randomização da faixa de variação de velocidade.