O teste de Ir para rotação permite uma transição suave no componente de rotação de uma partícula, de modo que a partícula possa girar gradualmente para uma determinada orientação durante um período específico. Um exemplo de seu uso seria com queda de folhas, que giram de forma desordenada à medida que caem, mas caem sobre um lado plano, e não em uma aresta. O aspecto de teste permite direcionar a partícula para um novo evento quando o período de transição terminar.
Para definir uma orientação de destino, coloque o teste Ir para rotação antes de um operador do tipo de orientação (Rotação ou um operador de Script se definir o canal de rotação) no mesmo evento. Nesta situação, o teste de Ir para rotação pode capturar o componente rotacional da partícula antes que o operador do tipo de orientação o substitua. O operador Ir para rotação modifica a orientação de partículas e o giro no ciclo de pós-avaliação. Por exemplo, consulte o procedimento abaixo.
Aviso: O teste Ir para rotação não é compatível com os operadores de Giro, Forma frontal e Máscara de forma. Não utilize nenhum desses operadores no mesmo evento com um teste Ir para rotação.
Nota: Você pode definir o período de transição somente em termos de tempo. Não é possível definir o teste para chegar a uma rotação específica pelo tempo de outro teste, como um teste de colisão. Além disso, controle limitado é fornecido sobre o eixo de rotação quando uma partícula chega à rotação final.
Procedimentos
Exemplo: Para fazer com que as partículas caiam suavemente, volte para cima:
Este procedimento assume um conhecimento básico do uso do Fluxo de partículas.
- Na viewport em perspectiva, adicione um sistema de Fluxo de partículas e eleve seu ícone cerca de 80 unidades no eixo Z.
- No Evento 01, faça as seguintes alterações:
- Criação Quantidade=50
- Velocidade=100
- Forma=Cubo (ou use a Instância de forma com um objeto personalizado, como um cilindro em formato de moeda)
- Exibir Tipo=Geometria
Isso reduz o número de partículas e as diminua, facilitando ver o que está acontecendo.
- Adicione um operador de Giro ao Evento 01 e defina tanto a Taxa de giro quanto a Variação como 150.
Isso permite o comportamento de giro aleatório das partículas enquanto caem.
- Adicione um teste de Idade ao final do Evento 01 e defina o Valor do teste=15.
Isso permite que cada partícula caia e tombe por 15 quadros antes que Ir para rotação tenha efeito.
- No Depósito, arraste um teste de Ir para rotação para uma área vazia na Exibição de eventos. Defina a Duração=15 e mantenha todas as outras configurações padrão.
- Insira um operador de rotação imediatamente após o teste Ir para rotação. Escolha Randomizar na horizontal como a matriz de orientação. Mantenha as outras configurações padrão.
O teste Ir para rotação utilizará isso como a orientação final das partículas.
- Utilize um evento de velocidade para criar um terceiro evento. Defina Velocidade=0.0.
Isso para as partículas no fim da animação.
- Em ambos os eventos novos, defina a Exibição Tipo=Geometria.
- Ligue o Teste de idade no Evento 01 ao Evento 02 e, em seguida, ligue o teste Ir para rotação no Evento 02 ao Evento 03.
- Reproduzir a animação.
As partículas tombam de forma desordenada enquanto caem por cerca de 30 quadros, depois pararam suavemente, voltadas para cima.
Interface
A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.
Grupo Testar verdadeiro quando
- Extremidades do período de transição
- Quando ativado, as partículas testam como verdadeiro no final do período de transição especificado e se tornam elegíveis para redireção para o próximo evento. Quando desativado, as partículas não irão para o próximo evento, mesmo se conectadas. Desative para desabilitar o aspecto de teste de Ir para rotação. Padrão=ativado.
Transição por grupo
Determina como o fluxo de partículas aplica a sincronização especificada, definida pelos valores de Tempo e Variação. Padrão=Duração do evento.
As possíveis opções são:
- Tempo absoluto Tempo refere-se ao tempo geral do sistema. Cada partícula atingirá sua orientação alvo no número do quadro especificado por Tempo.
- Idade de partículas Tempo refere-se ao tempo decorrido desde o criação da partícula. Cada partícula atingirá sua orientação de destino quando sua idade atingir o valor especificado por Tempo.
- Duração do evento Tempo refere-se ao tempo decorrido desde que a partícula entrou no evento atual. Cada partícula atingirá sua orientação de destino quando tiver estado no atual pelo número de quadros especificados em Tempo.
- Duração
- O número de quadros que as partículas devem passar para atingir a orientação de destino. Padrão=30.
- Variação
- O número de quadros pelos quais a Duração pode variar aleatoriamente. Padrão=0.
Para obter o tempo real para a orientação de destino para cada partícula, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1.0 e 1.0 e depois adiciona o resultado ao valor da Duração. Por exemplo, se Duração=60 e Variação=20, então o tempo para a orientação de destino de cada partícula seria entre 40 e 80 quadros.
Grupo de rotação de destino
Quando você usa um operador do tipo de orientação com Ir para rotação, essa configuração permite determinar se o teste define a orientação de destino de forma única ou contínua.
- Constante (O padrão.) Define que o operador do tipo de orientação estabelece uma rotação variável para uma partícula.
Por exemplo, ao usar um operador de Rotação definido como uma matriz de orientação diferente de Seguir velocidade do espaço, o operador Ir para rotação adquire a orientação de destino somente uma vez e depois a usa como seu objetivo.
- Alterando A definição do operador do tipo de orientação estabelece uma rotação variável para uma partícula. Em cada quadro, a rotação final desejável pode ser diferente.
Por exemplo, se você usar o teste com um operador de Rotação definido como Seguir velocidade do espaço, o teste irá ajustar a rotação de partículas constantemente para mirar na rotação final variável.
Grupo de Girar rotação de destino
Define a velocidade angular para cada partícula quando atinge a orientação de destino.
- Corresponder giro inicial
- Define a velocidade angular no final do período de transição com a mesma velocidade angular de quando a partícula entra no evento.
Nota: O eixo de rotação ainda pode ser diferente, porque é calculado em tempo real para permitir que a partícula chegue à orientação de destino.
- Velocidade de giro
- Define a velocidade angular de cada partícula, em graus por segundo, quando alcança a orientação de destino. Somente disponível quando Corresponder giro inicial está desativado. Padrão=0,0.
Para uma transição suave para a orientação de destino, defina como 0.0.
- Variação
- Define uma variação aleatória no valor de taxa de giro quando uma partícula atinge a orientação de destino. Padrão=0,0.
Para obter a velocidade angular final para cada partícula, o sistema multiplica o valor da Variação por um número aleatório entre -1.0 e 1.0 e depois adiciona o resultado ao valor da taxa de giro. Por exemplo, se Taxa de giro=6.0 e Variação=1.0, então a velocidade angular final para cada partícula seria entre 5.0 e 7.0 graus por segundo.
- Facilidade em %
- Define uma curva para alcançar a taxa de giro final. Padrão=0.0
Quando definido como 0.0, o teste produz uma interpolação linear entre a taxa de giro inicial e final e, quando definido como 100.0, a taxa de giro é atingida antes. Para a abordagem mais suave para a orientação de destino, defina Taxa de giro e Variação como 0.0 e Facilidade como 100.0.
Grupo final da transição
- Parar giro
- Quando ativado, interrompe a rotação de partículas ao alcançar a orientação de destino. Padrão=ativado.
Mesmo com o girador da Taxa de giro definido como 0.0, recomendamos que você mantenha esta caixa de seleção ativada para evitar giro lento no final, devido a erros de média de cálculo e erros marginais.
Exclusividade grupo
A configuração de Exclusividade permite a randomização das opções de Variação.
- Semente
- Especifica um valor de randomization.
- Novo
- Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.