Operador de rotação

O operador de Rotação permite definir e animação das partículas de orientação durante um evento, com variação aleatória opcional. É possível aplicar a orientação em qualquer uma das cinco diferentes matrizes: duas aleatórias e três explícitas. Para algumas opções, você pode configurar um grau de variação aleatória ou divergência da orientação especificada.

Para fazer com que as partículas girem, utilize a opção Girar operador.

Interface

A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.

Grupo de orientação de matriz

Lista suspensa de orientação
A lista suspensa Orientação da matriz inclui opções que definem as orientações aleatórias das partículas ou permitem especificar a orientação em qualquer uma das três maneiras diferentes. Padrão=3D aleatório.
  • Aleatório 3D Atribui a cada partícula uma orientação 3D arbitrária e aleatória.
  • Aleatório horizontal Atribui a cada partícula uma orientação 3D arbitrária e aleatória somente sobre o eixo Z. A rotação em torno dos eixos X e Y não se altera (a não ser que a Divergência seja usada), de modo que as partículas permanecem na vertical.
  • Espaço do mundo A orientação é especificada no espaço de coordenadas universais.

    Use as configurações X/Y/Z para especificar a orientação para todas as partículas.

  • Espaço de velocidade O espaço de coordenadas para orientação de partículas é determinado pela direção das partículas ao inserir o evento.

    Por padrão, usando o operador Velocidade ao longo de um ícone de seta, as partículas são destinadas para baixo quando criadas.

    Use as configurações X/Y/Z para especificar a orientação para todas as partículas.

  • Seguir espaço de velocidade O espaço de coordenadas para orientação das partículas é determinada continuamente enquanto as partículas estão no evento. Portanto, por padrão, as partículas constantemente se reorientam para “meta” na direção em que estiverem se deslocando.

    Por exemplo, se você adicionar um teste Localizar alvo ao fim do evento 01, mover o destino lateralmente e definir a rotação para Seguir espaço de velocidade, as partículas começam apontando para baixo, como orientado pelo operador de velocidade e, a seguir, gradualmente se reorientam para apontar na direção que estiverem se deslocando: para o destino.

    Use as configurações X/Y/Z para especificar a orientação para todas as partículas. O configuração Divergência não está disponível ao usar Seguir espaço de velocidade.

X/Y/Z
Defina a orientação básica sobre os eixos locais das partículas. Indisponível com as opções Aleatório 3D e Aleatório horizontal.
Divergência
Define a faixa de variação (em graus) para a orientação de partículas. O desvio real é calculado aleatoriamente dentro desse intervalo. Disponível com a opção Aleatório 3D ou Seguir espaço de velocidade. Padrão=0,0.
Restringir Diverg [ência] para eixo
Quando ativado, permite que você utilize os controles do eixo Divergência para definir o eixo onde a divergência será aplicada. Quando desativado, o fluxo de partículas utiliza um eixo aleatório para cada partícula. Disponível com a opção Aleatório 3D ou Seguir espaço de velocidade. Padrão=desativado.
Eixo de divergência
Use as configurações X/Y/Z para definir o eixo onde a divergência será aplicada. padrão = 1,0,0. Intervalo=–1,0 a 1,0.

Para especificar um dos eixos universais, defina o parâmetro correspondente para qualquer valor diferente de zero e os outros para 0. Um valor negativo inverte o eixo. Os valores numéricos se reproduzem quando você desejar usar um eixo que não esteja alinhado com o eixo X, Y ou Z. Neste caso, é possível especificar vários valores diferentes de zero cujo efeito é relativo de um ao outro. Por exemplo, se você deseja que o eixo seja orientado na metade do trajeto entre os eixos positivos X e Y, defina X e Y para o mesmo valor positivo. O valor verdadeiro não é relevante. Da mesma forma, para definir o eixo para 30 graus (1/3 do ângulo) a partir do eixo X para o eixo Y, defina o valor Y para o dobro do valor X. Por exemplo, X=0,2 e Y=0,4 ou X=0,5 e Y=1,0.

Exclusividade grupo

A configuração Exclusividade afeta a aleatoriedade da orientação com as opções Aleatório 3D e Aleatório horizontal e também Divergência.

Semente
Especifica um valor de randomization.
Novo
Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.