O operador do Fluxo de nascimento funciona de forma muito parecida ao operador de Nascimento incluído com o sistema de Fluxo de partículas, com a capacidade adicional de definir as posições de criação das partículas (no ícone de operador) e a velocidade. Tem as seguintes propriedades adicionais para conseguir evitar que novas partículas colidam com partículas existentes, criando assim melhores condições para uma simulação do MassFX.
Para acelerar o teste de sobreposição de partículas, o operador não considera a forma ou a orientação das partículas. A condição de sobreposição é definida por uma distância mínima (separação) entre as partículas existentes. Se o operador determinar que uma nova partícula irá sobrepor uma existente, ele pode atrasar a criação da nova partícula.
Para usar o Fluxo de nascimento, adicione-o a um evento ou substitua um operador de criação existente no sistema de partículas. Quando você adiciona o operador de Fluxo de nascimento, ele cria um objeto auxiliar do Fluxo de nascimento na origem universal (0,0,0). Posicione este ícone no local onde você deseja que as partículas nasçam.
Para obter melhores resultados, se o evento contiver um operador do tipo de Posição, exclua-o. Além disso, como o operador tem uma configuração de velocidade incorporada, não é necessário um operador de tipo de velocidade no evento, a não ser que você queira substituir a velocidade transmitida pelo operador do Fluxo de nascimento.
Consulte também Grade de nascimento e Grupo de nascimento.
Quando ativado, o número total de partículas geradas será em paralelo com o número exibido no campo Total, mas algumas partículas podem ser geradas após o quadro indicado pelo parâmetro Interrupção da emissão. Quando desativado, todas as partículas são geradas antes do quadro de Interrupção da emissão, mas o número total de partículas geradas pode não coincidir com o valor no campo Total.
Para um vídeo que mostra os efeitos da opção Atrasar criação se houver sobreposição, consulte Atrasar criação se houver sobreposição.
Com essa configuração, um operador de velocidade separado não é necessário no evento de nascimento, mas você pode usar um operador de velocidade subsequente caso queira substituir o valor de Velocidade do Fluxo de nascimento. No entanto, tenha em mente que a velocidade é um fator importante que o Fluxo de nascimento utiliza para calcular/prever quantas partículas ele pode ajustar na superfície do ícone durante o quadro atual. O operador distribui as posições das novas partículas na dimensão "vertical" (a direção da seta do ícone) para ajustá-las melhor na seção transversal do ícone. Se o valor de Velocidade for muito pequeno, o operador terá menos espaço para operar e, portanto, menos propenso a produzir novas partículas. Se o valor for muito grande, o operador tende a gerar mais partículas do que o espaço realmente permite. Portanto, o valor de velocidade deve estar paralelo com o valor de velocidade do operador do tipo de velocidade subsequente.
A configuração de Exclusividade determina a posição aleatória das novas partículas na superfície do ícone. Se uma nova posição não satisfizer à condição de separação, o fluxo de partículas rejeitará o posicionamento e tentará outro.