O operador de exibição permite especificar como as partículas aparecem nas viewports.
O modo de exibição padrão é Tiques, que é o mais simples e, portanto, o mais rápido para exibir. É útil para animações que usam um grande número de partículas. No extremo oposto do espectro de complexidade, está a opção de geometria, que permite que o 3ds Max mostre as partículas como suas formas reais. Além disso, o operador de exibição oferece uma variedade de formas simples que fornecem feedback rápido nos testes de animação, além da capacidade de distinguir facilmente entre as partículas em diferentes eventos. Também permite definir a porcentagem de partículas visíveis.
Por padrão, o fluxo de partículas insere automaticamente um novo operador de exibição em cada evento local que você adiciona ao sistema. Alternativamente, você pode selecionar a Exibição de partículas menu Opções Exibição padrão Global. Com esta opção, o fluxo de partículas insere automaticamente um operador de exibição em novos eventos globais, mas não adiciona um nos novos eventos locais.
As partículas em qualquer evento local que não contenham um operador de exibição não aparecem nas viewports, a não ser que um evento global associado contenha um operador de exibição (ou seja, um operador de exibição global). Se uma partícula for afetada por múltiplos operadores de exibição (por exemplo, tanto operadores globais quanto locais) simultaneamente, o 3ds Max gerará todas as representações de partículas da viewport ao mesmo tempo.
A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.
Escolha como as partículas aparecem nas viewports. Os marcadores de partículas bidimensionais mostram apenas a posição. Geometria mostra como as partículas, de fato, serão renderizadas, em três dimensões; Linhas mostra a velocidade e direção do movimento; e Caixas delimitadoras reflete a escala e a orientação.
Na lista a seguir, a descrição de cada opção é precedida pelo número de dimensões utilizadas por cada representação de partículas:
Especifica a porcentagem de partículas visíveis nas viewports. Esta opção permite acelerar o redesenho da viewport, reduzindo o número de partículas visíveis.
Quando ativado, cada Particle exclusivo do número de índice é visível nas viewports. As partículas são numeradas na ordem de sua criação, começando com 1 para a primeira partícula criada.
Mostra a cor das partículas exibidas usando opções diferentes de Geometria, além dos IDs das partículas. O fluxo de partículas escolhe uma cor diferente aleatoriamente para cada operador de exibição adicionado ao sistema. Além das opções de Tipo, o uso de cores diferentes ajuda a distinguir entre as partículas em diferentes eventos.
Para alterar a cor, clique na amostra de cor e use a caixa de diálogo Seletor de cores para escolher uma nova cor. Você também pode alterar a cor sem abrir a implementação do operador, clicando na pequena amostra de cores circular no operador de exibição no evento.
Se um sistema tiver um operador de exibição global (ou seja, contido no evento de origem de PF) e você selecionar seu ícone de origem em uma viewport, então você poderá alterar a cor do operador de exibição global na amostra de cores no painel Modificar. No entanto, a alteração da cor do operador global de exibição na exibição de partículas não altera a cor da amostra no painel Modificar.
Escolha como as partículas selecionadas aparecem nas viewports. As opções são iguais para Tipo, acima.