Distorção do espaço de vórtice

A distorção de espaço de vórtice aplica uma força a sistemas de partículas, girando através de um vórtice e, a seguir, movendo para baixo um fluxo muito fino ou vórtice. O vórtice é útil para criar buracos negros, redemoinhos, tornados e outros objetos similares a funil.

As configurações de distorção de espaço permitem controlar a forma de vórtice, além de características e taxa de partículas e faixa de captura. A forma de vórtice também é afetada pelas configurações do sistema de partículas, tais como a velocidade.

Fluxo de partículas detectadas em um vórtice

Procedimentos

Para criar um espaço de distorção de vórtice:

  1. No painel Criar, clique em (Distorções espaciais). Escolha as forças da lista e, a seguir, em Tipo de objeto, clique na implementação de vórtice.
  2. Determine o eixo que você deseja que o vórtice gire e, a seguir, arraste na janela adequada para criar a distorção de espaço. Por exemplo, se você deseja que o vórtice gire ao redor do eixo vertical do mundo, crie a distorção de espaço na janela gráfica superior. Você pode rotacionar o desvio superior para alterar a direção de vórtice e animar a orientação de distorção.

    O desvio de vórtice aparece como um ícone curvado no plano que você arrasta, com um segundo, uma seta perpendicular indica o eixo de rotação, bem como a direção da poço. Este segundo eixo é denominado soltar um eixo.

    Nota: A posição da distorção de espaço desempenha um papel importante nos resultados. A posição vertical de vórtice afeta a forma e a posição horizontal determina sua localização. Se você deseja que as partículas girem em torno do emissor de partículas, coloque ambos no mesmo local.

Interface

Grupo Sincronização

Tempo ativado/desativado
Os números de quadro no qual a distorção de espaço se torna ativa e desativa.

Grupo de forma vórtice

Longitude de conicidade
Controla o comprimento de vórtice, bem como sua forma. Os parâmetros fornecem um vórtice "maior", enquanto configurações maiores proporcionam um vórtice "mais separado". Padrão=100,0.
Curva de conicidade
Controla a forma do vórtice. Valores baixos criam um vórtice com uma abertura ampla e alargada, enquanto valores altos criam um vórtice com lados quase verticais. padrão = 1,0. Faixa = 1,0 a 4.0.

Grupo de captura e movimento

Este grupo contém configurações básicas de queda axial, velocidade orbital e extrações radiais, com uma faixa de modificadores de enfraquecimento e amortecimento para cada.

Limite de faixa
Quando ativado, o vórtice exerce resistência de amortecimento total sobre um limite de faixa. Quando desativado, as configurações de Faixa e Enfraquecimento entrarão em vigor.
Queda axial
Especifica a rapidez de movimento das partículas na direção da queda de eixo.
Intervalo
A distância do centro do ícone de vórtice, em unidades do sistema, no qual o amortecimento axial tem seu efeito total. Tem efeito somente quando um número ilimitado de intervalo for desativado.
Enfraquecimento
Especifica a distância para além da faixa axial onde o amortecimento axial é aplicado. O amortecimento axial é forte na distância Faixa, diminui linearmente fora do limite de Enfraquecimento axial, e não tem efeito além disso. Tem efeito somente quando um número ilimitado de intervalo for desativado.
Amortecimento
Controla o grau com a qual o movimento da partícula paralelo ao eixo de queda é restringido por quadro. Padrão = 5,0. Faixa = 0 a 100.

Para efeitos sutis, utilize os valores menores de 10%. Para mais efeitos mais visíveis, tente usar valores maiores que aumentam a 100% sobre o curso de alguns quadros.

Velocidade orbital
Especifica o quanto rápido as partículas giram.
Intervalo
A distância do centro do ícone de vórtice, em unidades do sistema, no qual o amortecimento orbital tem seu efeito total. Tem efeito somente quando um número ilimitado de intervalo for desativado.
Enfraquecimento
Especifica a distância para além da faixa orbital onde o amortecimento orbital é aplicado. O amortecimento orbital forte na distância Faixa, diminui linearmente fora do limite de Enfraquecimento orbital, e não tem efeito além disso. Tem efeito somente quando um número ilimitado de intervalo for desativado.
Amortecimento
Controla o grau de restrição por quadro da partícula orbital. Valores menores produzem uma ampla espiral, enquanto os valores maiores produzem um espiral fina. Padrão = 5,0. Faixa = 0 a 100.
Extração radial
Especifica a distância a partir da queda axial na qual as partículas giram.
Intervalo
A distância do centro do ícone de vórtice, em unidades do sistema, no qual o amortecimento radial tem seu efeito total. Tem efeito somente quando um número ilimitado de intervalo for desativado.
Enfraquecimento
Especifica a distância para além da faixa radial onde o amortecimento radial é aplicado. O amortecimento radial forte na distância Faixa, diminui linearmente fora do limite de Enfraquecimento radial, e não tem efeito além disso. Tem efeito somente quando um número ilimitado de intervalo for desativado.
Amortecimento
Controla o grau de restrição por quadro da extração radial. Padrão = 5,0. Faixa = 0 a 100.
Sentido horário/sentido anti-horário
Determina se as partículas giram no sentido horário ou no sentido anti-horário.

Grupo de exibição

Tamanho do ícone
Especifica o tamanho do ícone.